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Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Segundo Clifford Geertz, assinale a alternativa que apresenta o conceito de cultura.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Sobre os autores que se debruçaram sobre o tema das relações raciais e da formação da identidade brasileira, analise as afirmativas a seguir. I. Na década de 1930, na Bahia, o sociólogo americano Donald Pierson estudou as relações raciais no Brasil, concluindo que, assim como nos Estados Unidos, o racismo e as barreiras de classe impediam a ascensão social dos negros e mulatos. II. Na década de 1960, Florestan Fernandes retomou a tese de Gilberto Freyre a respeito da harmonia racial brasileira, negou a existência do racismo na história do Brasil e afirmou que as desigualdades eram econômico-estruturais, e não raciais. III. Na década de 2000, o antropólogo Kabengele Munanga afirmou que o racismo ainda permeia a sociedade brasileira, como crença na existência das raças naturalmente hierarquizadas pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto, o físico e o cultural. Assinale:

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Em 1962, Thomas Kuhn publicou A Estrutura das Revoluções Científicas, obra em que refuta a concepção tradicional da ciência como acumulação progressiva de novas descobertas e propõe os conceitos de “paradigma” e de “revolução científica”. Com relação a esta conceituação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(   ) Um paradigma entra em crise quando uma teoria é invalidada mediante o seu confronto direto com fatos e observações que conduzem ao seu abandono, resultando na ampliação do conhecimento científico.
(   ) Uma revolução científica implica tanto a mudança de problemas a serem propostos para a investigação científica, quanto de critérios com os quais se estabelece o que se considera um problema admissível.
(   ) O paradigma é um modelo que determina quais são os problemas e os métodos legítimos, portanto, fornece origem e tradição para a pesquisa científica.
As afirmativas são, respectivamente,

As alternativas a seguir apresentam aspectos do conceito durkheimiano de fato social, à excecão de uma. Assinale-a:

No final do século XIX, o sociólogo francês Émile Durkheim demonstrou, em sua obra O suicídio (1897), que os suicídios são fortemente influenciados por forças sociais, tendo motivações de natureza coletiva, e não estritamente individuais.


A partir do gráfico, assinale a alternativa que indica corretamente uma assertiva deste estudo sociológico pioneiro.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Max Weber

Max Weber identificou o processo de racionalização da sociedade como o aspecto que melhor qualifica a experiência da modernidade. Este processo consiste em uma transformação radical, mediante a qual os métodos de produção, as relações sociais e as estruturas culturais tradicionais são substituídos por procedimentos sistemáticos, precisos e calculados racionalmente. A burocracia, fenômeno tipicamente moderno, resulta deste processo de racionalização.
Assinale a alternativa que indica corretamente os elementos constitutivos do tipo ideal de burocracia formalizado por Weber.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Analise a tabela a seguir.


Com relação aos dados da tabela sobre as atividades de estudo e trabalho dos jovens no Brasil, analise as afirmativas abaixo.

I. Menos de um quinto dos jovens brasileiros se mantém na condição de apenas estudante após os 17 anos, acarretando uma inserção precária no mercado de trabalho, com pouca qualificação e baixa remuneração.

II. Apesar de as mulheres representarem o carro-chefe da elevação das taxas de escolarização do segmento juvenil, o percentual de jovens do sexo feminino que não estuda e nem trabalha é maior do que o do sexo masculino.

III. À medida que cresce a faixa etária, a sociedade concede aos jovens uma espécie de "moratória social", isto é, os libera do trabalho para poderem se dedicar aos estudos e ao lazer.

Assinale:

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

A charge a seguir populariza um tema caro ao debate sociológico: o dilema da modernidade e do atraso na sociedade brasileira.


Assinale a alternativa que identifica corretamente a interpretação teórica da brasilidade ilustrada na charge.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

“É uma técnica qualitativa, não-diretiva, cujo resultado visa o controle da discussão de um grupo de pessoas. Foi inspirada em técnicas de entrevista não-direcionada e técnicas grupais usadas na psiquiatria. Os participantes não se conhecem, mas possuem características comuns. Nesta técnica o mais importante é a interação que se estabelece entre os participantes. O facilitador da discussão deve estabelecer e facilitar a discussão e não realizar uma entrevista em grupo”.
(Michael T. Kaufman. New York Times, 24 /02/2003)
A descrição acima se refere à metodologia conhecida como

Augusto Comte usa o termo "sociologia" para denominar o estudo positivo do conjunto das leis fundamentais próprias dos fenômenos sociais. As alternativas a seguir caracterizam a concepção comtiana de Sociologia, à excecão de uma.
Assinale-a.

O quadro a seguir apresenta as características de três correntes teóricas da Sociologia.


Os números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, seguintes teorias sociológicas.

Leia os fragmentos a seguir nos quais autores clássicos da sociologia refletem sobre a relação indivíduo e sociedade.  
1- “A estrutura social e o Estado resultam constantemente do processo vital de indivíduos determinados; mas não resultam daquilo que esses indivíduos aparentam perante si mesmo ou perante outros, e sim daquilo que são na realidade, isto é, tal como trabalham e produzem materialmente”.
2- “O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar as dívidas (...) as práticas seguidas na profissão, etc., funcionam independentemente do uso que delas faço (...). Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais”.
3- “Para a sociologia, em geral, conceitos como os de ‘estado’, ‘corporação’, ‘feudalismo’ e similares designam categorias de determinados tipos de agir humano coletivo e é, portanto, sua tarefa reconduzi-las a um agir ‘inteligível’ – o que quer dizer, sem exceção, ao agir dos indivíduos que delas participam”.
Os autores dos fragmentos 1, 2 e 3 são, respectivamente,

O quadro abaixo apresenta as variáveis da sociabilidade moderna (diferenciação social, secularização e separação público-privado), identificadas pela teoria sociológica contemporânea, indicando os diferentes caminhos para a modernidade percorridos pelas sociedades.


As alternativas a seguir exemplificam corretamente as possíveis combinações que foram experimentadas por várias sociedades modernas em suas trajetórias históricas, à excecão de uma.

Assinale-a.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia


As duas imagens tratam do tema do consumismo na sociedade contemporânea. Assinale a alternativa que indica corretamente os aspectos do consumismo contemporâneo abordados nas duas imagens.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Um dos elementos do processo de construção do Estado é o monopólio legítimo e a centralização dos meios de coerção e violência, eliminando outras autoridades e identidades, dentro e fora do Estado. Com relação às contribuições teóricas sobre este processo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(...) Hermann Heller, em A teoria do Estado, identifica como característica do Estado moderno,a concentração dos instrumentos de mando, militares, burocráticos e econômicos, que se fixam em uma forma de poder centralizada,
(...) Charles Tilly, em Coerção, capital e Estados europeus, afirma que o Estado moderno resulta da combinação entre a guerra, para pacificação interna, e a criação de uma burocracia, para maximizar o empreendimento militar.
(...) Michel Foucault, em Vigiar e Punir, analisa a instituição da administração burocrática e militar do Estado moderno, que lhe garante o controle e a instrumentalização exclusiva da soberania, da violência e da legalidade. As afirmações são, respectivamente,

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