O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal ajuda a entender:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão situados historicamente – não são princípios atemporais.
Sua validade depende de estarem em consonância com a realidade social, necessitando, portanto, de um processo periódico de avaliação e revisão, a ser coordenado:
De acordo com artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), os docentes incumbir-se-ão de:
1.participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
2.elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
3.zelar pela aprendizagem dos alunos.
4.estabelecer regras punitivas para os alunos indisciplinados.
5.ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
6.colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Consta no artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases:
A carga horária mínima anual será de ____________________ horas para ____________________ e para ____________________ , distribuídas por um mínimo de ______________ dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ) com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais.
( ) Os PCNs constituem o primeiro nível de concretização curricular.
( ) São uma referência nacional para o ensino fundamental.
( ) Estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional.
( ) São referências que precisam ser avaliadas a cada cinco anos.
( ) Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O propósito do Ministério da Educação e do Desporto, ao consolidar os Parâmetros Curriculares Nacionais, é apontar metas de qualidade que ajudem o estudante a:
Vigotski defende o pressuposto de que no processo de aprendizagem o princípio da atividade mediadora ocorre por meio do emprego de: