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Teleconferência, sistemas de videocomunicação, comunicação eletrônica em tempo real, sistemas de votação por meio de teclados ligados a uma central, software de administração de projetos de grupo e diversos dispositivos de comunicação sem cabeamento são tecnologias que apoiam o trabalho de equipes

É importante distinguir análise da atividade e análise ergonômica do trabalho. A análise da atividade é um método para a abordagem do comportamento humano, visando conhecê-lo e produzir conhecimentos sobre

Um gerente encoraja a aprendizagem organizacional, estabelecendo sistemas de informações que permitam às pessoas compartilhar conhecimento e aprender de novas maneiras, se coloca como exemplo, ouvindo os outros, lendo bastante, refletindo sobre o que observa e se pergunta periodicamente “O que podemos aprender dessa experiência?”. Todo esse processo estimula na equipe a

O desenvolvimento organizacional visa melhorar a eficiência da organização e de seus membros por meio de um programa

Processo diagnóstico é a forma resultante de determinada organização e estruturação dos elementos de um estudo de caso, realizado segundo uma certa concepção diagnóstica, que ocorre em uma sequência de passos, para a consecução dos objetivos diagnósticos, orientados em função de determinados embasamentos teóricos e práticos, sendo classificado de conformidade com os tipos existentes. No processo compreensivo busca-se

Os testes projetivos proporcionam obter informações sobre diferentes níveis de funcionamento da personalidade e, para isso, são oferecidos ao examinando estímulos

O advento de equipes de gerenciamento de projetos é uma importante tendência no local de trabalho de hoje. As pessoas que estavam acostumadas a trabalhar sozinhas no chão de fábrica, no departamento de publicidade ou na gerência média estão agora alocadas em equipes e obtêm sucesso como parte de um grupo. Nesse modelo de trabalho, cada membro da equipe age como

Equipes de produção, de serviços, de gerência, de projetos e consultivas podem ser diferenciadas pelo tipo de trabalho que realizam e pelo propósito que buscam. Essas equipes são exemplos de equipes

Considere as definições abaixo. I. Significado afetivo da ligação do indivíduo com seu contexto de trabalho. II. Conjunto das percepções compartilhadas pelos empregados acerca de aspectos da vida organizacional. As definições I e II são, respectivamente,

O líder de um grupo apresenta uma ideia ruim em uma reunião. Cada membro da equipe inicialmente pode suspeitar de que a ideia é ruim, mas reluta em dizer isso, ou seja, ninguém quer questionar a decisão do líder. À medida que cada indivíduo olha ao redor e percebe que todos estão em silêncio, cada elemento começa a duvidar de seu julgamento inicial. Afinal, se todo mundo parece estar concordando, talvez a ideia não seja tão ruim. Conforme o processo continua, qualquer crítica é descartada, e os membros são pressionados individualmente a concordar com o ponto de vista do grupo. Esse fenômeno é denominado

A Teoria de Desenvolvimento do grupo de Bion (1961) afirma que os grupos funcionam em dois níveis, o nível da manifestação e o nível

Beck preconiza que o indivíduo adito terá, entre outras, as seguintes crenças aditivas sobre o comportamento ou a droga: I. Trará prazer e excitação; fornecerá força e poder; é necessária para manter o equilíbrio psicológico ou emocional. II. Terá efeito calmante; melhorará o funcionamento social e intelectual; trará alívio para a monotonia, a ansiedade, a tensão e a depressão. III. A fissura faz parte do prazer; o apoio da família é opcional; pensamentos opositivos trazem força e expectativa de cura. IV. Pensamentos fantasiosos trazem esperança e equilíbrio; a fissura faz parte da excitação; a presença de alívio gera conforto interpsíquico. Está correto o que consta APENAS de

Entre as técnicas utilizadas na psicoterapia de grupo psicodinâmica (de orientação psicanalítica) encontra-se uma técnica central, que corresponde a encorajar os pacientes a serem espontâneos na comunicação de seus pensamentos e sentimentos, especialmente em relação aos outros membros e que ocorre, no grupo, em dois planos: o individual e o grupal. Trata-se de

Em muitas empresas, especialmente aquelas que confiam mais na informação, criatividade no conhecimento e nos serviços dos colaboradores, mais do que na produção das máquinas, o sucesso de muitas empresas depende da capacidade de administrar o capital humano. O capital humano refere-se

O conceito de caminho-objetivo para liderança concentra-se em vários tipos de comportamento do líder e de fatores situacionais. Colaboradores que possuem forte necessidade de segurança provavelmente estarão mais satisfeitos com um líder

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