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A Constituição Federal estabeleceu um elenco de competências ao controle externo que abrange a sustação de contratos. Nos termos do que dispõem tais normas constitucionais, o ato de sustação de contrato

Na condução de auditorias, devem ser observados os princípios éticos estruturais do código de Ética do International Organization of Supreme Audit Institutios − INTOSAI, recomendado às Entidades Fiscalizadoras Superiores − EFS, tais como os princípios de integridade, da independência, do conflito de interesse, da objetividade, da imparcialidade, da aparência, da neutralidade política, da confidencialidade e do profissionalismo. O princípio ético que requer que o auditor observe a forma e a finalidade dos padrões de auditoria e de ética, considere os princípios de independência e objetividade, seja absolutamente honesto na realização de seu trabalho e na utilização dos recursos da EFS, mantenha impecáveis padrões de conduta profissional e tome decisões de acordo com o interesse público, é o princípio

As Entidades Fiscalizadoras Superiores − EFS do setor público, nas quais incluem-se os Tribunais de Contas, devem observar as normas emitidas pela International Organization of Supreme Audit Institutios − INTOSAI, que em sua norma ISSAI 100 aponta três tipos de auditoria. A auditoria que objetiva examinar a economicidade, eficiência, eficácia, efetividade e qualidade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública, segundo o manual de auditoria do TCU adaptado às normas internacionais, é a Auditoria

Nos trabalhos de fiscalização sobre as contas de gestão de um administrador público, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás − TCM/GO obteve evidências de que ocorreu a prática de ato ilegal. Nos termos da Lei Orgânica do TCM/GO, essas contas serão julgadas neste caso, observando o valor máximo de R$ 50.000,00. de R$ 55.000,00.

A dívida e o endividamento público são temas de grande relevância nas atribuições do controle externo, e é na Lei de Responsabilidade Fiscal − LRF que se encontra uma extensa regulação dos vários aspectos a eles relacionados. No tocante à composição da dívida e do endividamento, a LRF estabelece que

Os resultados da etapa de análise e avaliação de riscos permitem criar perfis de riscos dos programas, projetos e processos da

organização, os quais NÃO

Os Tribunais elaboram seus Planejamentos Estratégicos de Tecnologia da Informação − PETIs como o primeiro desdobramento

dos planejamentos estratégicos institucionais, o que demonstra o reconhecimento de que a tecnologia é um dos meios capazes

de contribuir fortemente para a melhoria dos serviços prestados pelos Tribunais brasileiros. Estes PETIs devem

Os procedimentos de auditoria incluem as seguintes etapas: planejamento, avaliação do sistema de controle interno, elaboração de papéis de trabalho, avaliação dos riscos de auditoria, elaboração dos programas de trabalho, aplicação de testes de controle e procedimentos substantivos, elaboração de relatórios e emissão do relatório ou certificado. Um achado passa de indício à evidência, quando atender aos requisitos de suficiente e completo, pertinente ao tema e diretamente relacionados com o achado, sendo a evidência precedida dos atributos de

A responsabilidade pelas decisões relativas a TI em uma organização podem seguir modelos de acordo com quem as toma ou

influencia estas decisões. O tipo de modelo e os responsáveis pelas decisões, está corretamente descrito em:

Segundo o Guia PMBoK 4a edição, para se estimar a duração das atividades de um projeto de software pode-se utilizar uma

técnica que considera as incertezas das estimativas e os riscos. Esta técnica usa três estimativas para definir uma faixa

aproximada para a duração de uma atividade: tempo mais provável (tM ), tempo otimista (tO ) e tempo pessimista (tP ). Trata-se da

Técnica de

Uma área de processo é um conjunto de práticas relacionadas a uma área que, quando implementadas, satisfazem a um

conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas naquela área. O modelo CMMI-DEV versão

1.2 é composto por 22 áreas de processo organizadas nas categorias Gestão de Processo, Gestão de Projeto, Engenharia e

Suporte. As áreas de processo da categoria Gestão de Projeto tratam das atividades de gestão relacionadas a planejamento,

monitoramento e controle de projeto. Dentre as áreas de processo de Gestão de Projeto estão Planejamento de Projeto,

Monitoramento e Controle de Projeto, Gestão Quantitativa de Projeto,

Segundo os procedimentos em processos de tomadas e prestação de contas do TCM/GO, as contas dos gestores, quando apresentarem omissão no dever de prestação de contas (accountability), prática de ato ilegal, ilegítimo, antieconômico, infração a ato regulamentar, em especial de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, injustificado dano ao erário, serão consideradas

A terceirização pode fazer parte das políticas relativas ao alinhamento estratégico entre a área de TI e negócios. Para a

terceirização a análise financeira é importante, pois as soluções técnicas (interna e externa) são semelhantes. O fator crítico de

sucesso é o gerenciamento. Considerando que as soluções interna e externa (terceirizada) adotam um único critério, como

24 × 7 × 365, em relação ao custo do gerenciamento da disponibilidade da infraestrutura de TI, a solução terceirizada oferece

Com relação às atribuições de um Gerente de Projetos e de um escritório de projetos, considere:

I.O Gerente de Projetos concentra-se nos objetivos especificados do projeto, enquanto o escritório de projetos gerencia as

principais mudanças do escopo do programa que podem ser vistas como possíveis oportunidades para melhor alcançar

os objetivos de negócios.

II.O Gerente de Projetos tem como função principal dar suporte ao escritório de projetos por meio do gerenciamento de

recursos compartilhados entre todos os projetos, enquanto o escritório de projetos atua no treinamento e supervisão da

equipe do projeto, incluindo o gerente.

III.O Gerente de Projetos controla os recursos atribuídos ao projeto para atender da melhor forma possível aos objetivos do

projeto, enquanto o escritório de projetos otimiza o uso dos recursos organizacionais compartilhados entre todos os

projetos.

IV.O Gerente de Projetos gerencia as restrições (escopo, cronograma, custo, qualidade etc.) dos projetos individuais,

enquanto o escritório de projetos gerencia as metodologias, padrões, o risco/oportunidade global e as interdependências

entre os projetos no nível da empresa.

Segundo o Guia PMBoK 4a edição, as diferenças entre o papel do gerente de projetos e de um escritório de projetos incluem o

que consta APENAS em

O Auditor de Controle Externo do TCM/GO da Área de TI decidiu utilizar a representação contínua do CMMI-DEV versão 1.2

para a melhoria dos processos de desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços do Tribunal. Para justificar sua

decisão, elencou um conjunto de características das formas de representação do CMMI-DEV:

I.Se os processos da organização que precisam ser melhorados são conhecidos e se as dependências entre as áreas de

processo descritas no CMMI são bem compreendidas, esta forma de representação é uma boa escolha para essa

organização.

II.Esta forma de representação prescreve uma ordem de implementação das áreas de processo de acordo com níveis de

maturidade, definindo um caminho de melhoria para a organização, do nível “inicial" ao nível “em otimização".

III.Esta forma de representação permite livre escolha da sequência de melhorias, de forma a melhor satisfazer aos objetivos

estratégicos e mitigar as áreas de risco da organização.

IV.Se não se sabe por onde começar e quais processos escolher para serem melhorados, esta forma de representação é

uma boa opção, pois fornece um conjunto específico de processos para melhorar em cada etapa.

Dentre as características elencadas, referem-se à representação contínua APENAS os itens

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