Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 38 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Considere as afirmações abaixo relativas à Lei n° 12.527/2011, que regula o acesso a informações previsto na Constituição da República Federativa do Brasil.

I - Os procedimentos previstos na Lei destinados a assegurar o direito fundamental de acesso à informação têm como uma de suas diretrizes o desenvolvimento do controle social da administração pública.

II - Para os efeitos da Lei, informação sigilosa é aquela submetida de forma permanente e indeterminada à vedação de acesso público em razão da segurança do Estado.

III- Não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais.

IV - O tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais.

Quais estão corretas?

Carregando...

Considere as afirmações abaixo, segundo a Lei nº 8.112/1990 - Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

I - Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

II - Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

III- É vedada a recondução do servidor estável a cargo anteriormente ocupado.

IV - O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

Quais estão corretas?

Carregando...

A questão refere-se ao texto abaixo.

Considere as seguintes afirmações acerca de algumas ideias do texto.

I - O texto afirma que os empréstimos linguísticos não são algo incomum nas línguas; ao contrário, fazem parte da história da língua.

II - O texto afirma que o uso do empréstimo linguístico é um tipo danoso e eficaz de preconceito linguístico.

III- O texto afirma que a linguagem é usada, de maneira corriqueira, como um meio de exclusão e demarcação de espaços entre os interlocutores.

Quais das afirmações acima estão corretas?

Carregando...

A empresa Investida S/A, subsidiária da empresa ABC Ltda, distribui lucros proporcionais à participação de seus acionistas. É correto afirmar que, quando do registro do recebimento de lucros, haverá

Carregando...

Qual dos itens abaixo NÃO representa um grupo de natureza da despesa orçamentária?

Carregando...

Com relação aos objetivos do auditor na condução da auditoria de demonstrações contábeis, considere as afirmações abaixo.

I - Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando, assim, que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

II - Apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBCs TA, em conformidade com as constatações do auditor.

III- Apresentar opinião com ressalva no Relatório de Auditoria Independente quando não for possível obter segurança razoável das informações ou informações insuficientes para atender aos usuários previstos das demonstrações contábeis.

Quais estão corretas?

Carregando...

Considere as afirmações abaixo, segundo a Constituição da República Federativa do Brasil. I - A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, típica do federalismo dual, compreende a União, como ente primário e hierarquicamente superior, e os Estados, como entes secundários e vinculados à União, nos termos da Constituição. II - Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar. III- Os Estados são unitários e lhes é vedada a incorporação, subdivisão ou desmembramento a qualquer título, dada a natureza federal da República Federativa do Brasil. IV - Os Municípios, que não integram a federação, somente podem ser criados por decreto presidencial, ouvidas a Assembleia Legislativa do Estado em que estejam localizados. Quais estão corretas?

Carregando...

Considere que uma determinada empresa apresentou as seguintes informações do seu desempenho econômico e financeiro: I - Retorno sobre o Patrimônio Líquido: 0,30 II - Retorno sobre o Ativo: 0,20 III- Grau de alavancagem operacional: 1,50 IV - Grau de alavancagem financeira: 1,20 Qual é o Grau de Alavancagem Total da empresa?

Carregando...

Segundo a Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, assinale a alternativa correta.

Carregando...

A questão refere-se ao texto abaixo.

Assinale a alternativa que apresenta sinônimos das palavras matizes (l. 03), insidiosamente (l. 11-12) e deliberada (l. 18), tais como foram empregadas no texto.

Carregando...

A empresa XYZ S/A adquiriu um imóvel e o classificou como propriedade para investimento mensurado pelo valor justo. O valor de aquisição (custo), em 01.07.X1, foi de R$ 1.000.000 e, no final do mesmo exercício social (31.12.X1), o valor de mercado dessa propriedade era de R$ 1.120.000. Considerando que a vida útil do imóvel é de 20 anos e que seu valor residual está estimado em 10% do custo de aquisição, o montante da despesa com depreciação referente a esse imóvel, no exercício de X1 será de:

Carregando...

Qual, dentre os princípios orçamentários listados abaixo, estabelece que todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa, denominado de Lei Orçamentária Anual (LOA)?

Carregando...

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, a União intervirá no Estado que

Carregando...

Considere as afirmações abaixo, segundo a Constituição da República Federativa do Brasil. I - São considerados brasileiros natos apenas os nascidos na República Federativa do Brasil. II - São considerados brasileiros naturalizados os portugueses que requerem cidadania brasileira até os dezoito anos de idade. III- O cargo de Ministro de Estado da Defesa é privativo de brasileiro nato. IV - O cargo de Vereador é privativo de brasileiro nato. Quais estão corretas?

Carregando...

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando as modalidades de licitação às suas respectivas definições. (1) Concorrência. (2) Tomada de Preços. (3) Convite. (4) Leilão. ( ) É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no Art. 19, da Lei nº 8.666/1993, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. ( ) É a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de três (3) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas. ( ) É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. ( ) É a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282