Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Os povos ditos bárbaros viviam em meio a um modo de produção comunal primitivo, onde a propriedade da terra era desconhecida, e ano a ano os líderes de cada tribo faziam a redistribuição da terra para evitar que uns tivessem mais privilégios que outros. A riqueza era por isto determinada pela posse de rebanhos e não da terra.
Assinale a alternativa que define uma característica dos povos Bárbaros: a França do século VIII ao XI.

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.
Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram um tratado em 1494 . De acordo com este tratado, Portugal ficou com as terras recém-descobertas que estavam a leste da linha imaginária (370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde ), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.
Esse Tratado ficou conhecido como:

No estudo da sintaxe e das estruturas frasais, temos a frase, a oração e o período. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta a definição de frase.

Julgue As afirmativas: I- No Brasil, a partir da promulgação da Lei nº 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, foi estabelecido um marco legal, político e pedagógico de reconhecimento e valorização das influências africanas na formação da sociedade brasileira e do protagonismo da população afro-brasileira na formação social, política e econômica do país.
II- A partir de 2003, após a alteração da Lei n° 9.394/1996 pela sanção da Lei n° 10.639/2003 e sua posterior regulamentação por meio do Parecer CNE/CP n° 03/2004 e da Resolução CNE/CP n° 01/2004, foi estabelecida a obrigatoriedade do ensino de história afro-brasileira e africana nas escolas públicas e privadas da educação básica em todo Território Nacional.
III- O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Trata-se da Lei n° 10.639/2003, e foi a partir dela que o Conselho Nacional de Educação (CNE ) estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, dispostas no Parecer CNE/CP n° 03/2004 e na Resolução CNE/CP n° 01/2004, as quais deverão orientar iniciativas de formação inicial e continuada e processos de gestão escolar.
IV- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil explicitam em seu texto: “O combate ao racismo e às discriminações de gênero, socioeconômicas, étnico racial e religioso deve ser objeto de constante reflexão e intervenção no cotidiano da educação infantil” (BRASIL, 2009a, p.10).
São verdadeiras:

Denominamos de sociedade açucareira aquela referente ao Ciclo do Açúcar na História do Brasil. Esta sociedade se desenvolveu, principalmente, na área litorânea do Nordeste brasileiro (regiões produtoras de açúcar) entre os séculos XVI e XVII.
Principais características da sociedade açucareira:

Em relação à significação das palavras, elas podem ser divididas em três grupos: sinônimos, antônimos e parônimos. Sendo assim, indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta a definição de sinônimo.

Em relação à Gramática Descritiva, Bechara, 2009 afirma que ele é visto como unidade acústica que desempenha função linguística distintiva de unidades linguísticas superiores dotadas de significado. Indique abaixo a resposta CORRETA que aponta o elemento citado acima pelo Prof. Evanildo Bechara, 2009

Sistema colonial é o conjunto de relações de dominação e subordinação envolvendo metrópoles e colônias durante a época moderna.
Relações mantidas entre áreas metropolitanas e áreas periféricas eram diretas e exclusivas. Assinale a alternativa que indica o papel da colônia dentro desse sistema:

A História da América é subdividida, para fins didáticos, em: América Pré-Colombiana, Descobrimento e Conquista Montagem do Sistema Colonial, Processos de Independência e América Contemporânea.
Assinale a alternativa que identifica os países ibéricos que conquistaram a América a partir de 1492:

Em relação à acentuação temos como conceito o acento de intensidade – o que, de acordo com Bechara, 2009 significa que numa palavra nem todas as sílabas são proferidas com a mesma intensidade e clareza. Em sólida, barro, poderoso, material, há uma sílaba que se sobressai às demais por ser proferida com mais esforço muscular e mais nitidez e, por isso, se chama...
Indique abaixo a resposta CORRETA que completa a citação acima.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282