Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 28 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em relação ao Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente. ( ) A educação superior poderá ser ofertada a distância, abrangendo cursos e programas sequenciais, de graduação, de especialização, impedida a oferta de programas de mestrado e de doutorado. ( ) O decreto caracteriza a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. ( ) A duração dos cursos na modalidade a distância segue a regramento específico de acordo com os níveis de ensino. ( ) A avaliação do desempenho do estudante na modalidade a distância, para fins de conclusão de estudos, promoção e obtenção de diplomas, levará em consideração o cumprimento das atividades programadas e a realização de exames presenciais. ( ) Os convênios e os acordos de cooperação celebrados para fins de oferta de cursos ou programas a distância entre instituições de ensino brasileiras, devidamente credenciadas, e suas similares estrangeiras, independem de análise e homologação prévia pelo órgão normativo do respectivo sistema de ensino, para que os diplomas e certificados emitidos tenham validade nacional.

A respeito dos conceitos de Cultura e Comportamento Organizacional, julgue as afirmativas em V para verdadeiras e em F para falsas e em seguida marque a opção que representa sua escolha. ( ) A abordagem da cultura organizacional foca o aspecto externo das organizações. As organizações, entendidas como culturas, são consideradas unidades sociais. ( ) A cultura se reflete no comportamento organizacional à medida que se estabelece como um conjunto de relações entre pessoas, ou grupos, que se sedimentam. ( ) Os valores, normas e modos de funcionamento compartilhados em organizações formais e informais caracterizam a cultura. ( ) Os líderes personificam os valores culturais, o modelo tangível para os funcionários seguirem, além de condensarem os problemas da organização. ( ) A cultura organizacional possui uma relação entre os valores e as crenças do grupo. As crenças sustentam os valores na medida em que aquilo que as pessoas assumem como verdadeiro influencia o que valorizam.

A respeito da Formação Continuada de Profissionais da Educação, assinale a opção incorreta.

Sobre o financiamento da educação brasileira, podemos

afirmar ser correto, exceto que:

A implantação da Educação Integral nas escolas requer

a construção de um Projeto Pedagógico que considere

a organização do trabalho pedagógico em tempos e

ambiências apropriadas às aprendizagens, a formação

dos agentes envolvidos no processo de formação, além

de infraestrutura e meios para sua viabilização. Acerca da

Educação Integral, é incorreto afirmar:

Partindo do conceito de Gestão Participativa assinale as alternativas em V para verdadeiro e F para falso e em seguida marque o item que representa sua análise. ( ) A gestão escolar participativa é fundamental para melhorar a qualidade pedagógica do processo educacional das escolas e garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade. ( ) A participação dos professores é processo dificultado pela atividade solitária do desenvolvimento das atividades pedagógicas, que intervêm no fazer desta categoria e causam confusão no entendimento do que seja participação. ( ) Aos gestores cabe a tarefa de criar um ambiente estimulador da participação, promovendo um clima de confiança, estabelecendo demanda de trabalho centrado em ideias e desenvolvendo a prática de assumir responsabilidades em conjunto. ( ) A teoria das relações humanas ou modelo afetivo, estabelece que os ganhos de produtividade são resultado da identificação do funcionário com o seu gestor, de tal forma que a melhoria se relaciona com a liderança. ( ) A teoria administrativa ou modelo cognitivo propõe que a participação aumenta a produtividade a disponibilizar, para a tomada de decisões, estratégias e informações mais qualificadas.

A respeito da Qualidade na Educação, assinale a opção incorreta.

A respeito do conceito de Liderança, assinale o item incorreto.

A respeito da Avaliação da Educação Superior, assinale a opção incorreta.

O desenvolvimento social e econômico do país requer a viabilização de projetos educacionais eficazes e eficientes, sobretudo na área de ciência e tecnologia, atualmente um dos principais instrumentos para superação das desigualdades sociais. Nessa perspectiva, julgue como verdadeiras (V ) ou falsas (F ) as opções a seguir. ( ) O processo de inclusão digital democratiza o acesso às tecnologias da informação, possibilitando a inserção de todos na sociedade da informação. ( ) A inclusão digital possibilita também ao cidadão exercer participação política na sociedade do conhecimento. ( ) O uso das tecnologias da informação e comunicação restringe as possibilidades de desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos. ( ) A exclusão digital acentua a exclusão social, pois as principais atividades econômicas e parte da produção cultural da sociedade estão migrando para a rede mundial de computadores. Assinale a sequência correta:

O conceito de qualidade da educação está condicionado ao contexto sociocultural em que se insere a escola, não havendo um padrão, sobretudo, em um país tão diverso quanto o Brasil. Nessa perspectiva, qualidade é um conceito dinâmico em constante processo de construção e ressignifi cação. Coordenadas pela Ação Educativa, Unicef, Pnud, Inep e MEC, equipes técnicas elaboraram Indicadores da Qualidade na Educação, para auxiliar o processo de avaliação e melhoria da qualidade na escola:

 

1.Ambiente educativo.

2.Prática pedagógica e avaliação.

3.Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

4.Gestão escolar democrática.

5.Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola. 

 

( ) Ações articuladas que favorecem a alfabetização inicial e ampliação da capacidade de leitura e escrita.

( ) Ações planejadas e refletidas da atuação dos docentes com vistas a promoção da aprendizagem.

( ) Compartilhamento de decisões e informações, envolvendo todos os atores envolvidos no processo educativo da escola.

( ) Ações que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos.

( ) Ações que possibilitem a formação continuada dos profissionais da educação, assim como, as condições de trabalho necessárias para o bom desenvolvimento das atividades.

Associe os Indicadores da Qualidade na Educação aos conceitos que melhor representam as dimensões avaliadas na escola e a seguir, assinale a sequência correta:

A educação a distância apresenta-se como uma modalidade

de ensino-aprendizagem na qual a comunicação e

construção de conhecimentos podem desenvolver-se com

a participação dos indivíduos em diferentes tempos e locais.

Acerca da educação a distância é incorreto afirmar:

A respeito da relação entre Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, assinale a opção incorreta.

A respeito da Avaliação da Educação Básica, assinale a

opção incorreta.

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), tendo como objetivo ampliar o acesso e a permanência na Educação Superior. Destacamos a seguir algumas dimensões do Reuni, exceto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282