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Podemos definir a Revolução Industrial como:

I. Um conjunto de mudanças tecnológicas profundas que se iniciou no Século XVIII e se prolongou pelo Século XIX.

II. Processo em que a máquina suplantou o trabalho humano e surgiu uma nova relação entretrabalho e capital.

III. A transformação econômica que deu origem as fábricas e ao trabalho assalariado.

IV. Até o final do século XVII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira manufatureira o produtor dominava todo o processo produtivo.

Assinale as afirmativas Corretas:

Sobre a Crise de 1929 é Correto Afirmar, Exceto:

Com relação ao Governo de Fernando Henrique Cardoso:

I. No discurso de posse, em 1° de janeiro de 1995, destacou duas prioridades governamentais: consolidar a estabilidade da nova moeda e reverter o quadro de exclusão social que atingia grande parte da população.

II. No aspecto social, durante o Governo, acirraram-se os conflitos e as disputas na área rural, ganhando importância o movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terras (MST), surgido na década de 1980. Ao mesmo tempo latifundiários passaram a formar milícias para defender suas propriedades, muitas delas tidas como improdutivas. Sobre pressão popular e sobre o quadro de violência no campo, o governo implantou alguns mecanismos de desapropriação das terras improdutivas, na tentativa de baixar o elevado índice de concentração de terras nas mãos dos proprietários privados.

III. No segundo mandato, houve dificuldade para manter o valor da moeda estável, sem desvalorizá-la em relação ao Dólar, agravando-se o já crítico quadro social. Depois de um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o país teve acesso a um novo empréstimo no valor de quarenta e um bilhões de Dólares, no entanto, como forma e honrar tal empréstimo, tornaram-se necessários mais cortes os gastos públicos além do aumento dos impostos.

IV. Na política, merecesse destaque a aprovação presidencial da Lei complementar nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, pela qual foram estabelecidas normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, fixando os limites de gastos e as regras para o endividamento dos poderes executivos, legislativo judiciário e o então existente poder moderador, nos níveis estaduais e municipais.

Em Relação às afirmações anteriores é correto afirmar que:

O processo de atualização da Proposta Curricular orienta-se por três fios condutores que se colocam como desafios no campo educacional:

1) perspectiva de formação integral, referenciada numa concepção multidimensional de sujeito;

2) concepção de percurso formativo visando superar o etapismo escolar e a razão fragmentária que ainda predomina na organização curricular e

3) atenção à concepção de diversidade no reconhecimento das diferentes configurações identitárias e das novas modalidades da educação. Foi feita no ano:

Assinale a alternativa CORRETA.

A Secretaria de Educação Fundamental e a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação publicaram o documento Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares (Brasil, 1999), que trata especificamente das estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Com base no texto acima assinale a alternativa INCORRETA:

A incorporação da educação infantil à educação básica constituiu-se em medida de política pública, o que lhe permitiu passar a contar com o financiamento advindo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) desde 2007. Outra medida importante foi o estabelecimento da sua obrigatoriedade em conjunto com o ensino fundamental, o ensino médio (e as modalidades concernentes), fato que ocorreu com a aprovação da Emenda Constitucional nº 59/2009, que estendeu a educação obrigatória para a faixa etária de: Assinale a alternativa CORRETA:

Os profissionais da educação têm por função auxiliar os educandos em sua melhoria intelectual. Contudo, o estado, o Estado também tem o papel de responsabilidade quanto aos investimentos na educação. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:

I – O estado deve investir numa educação de qualidade para que a escola realize sua função, é preparar as crianças para a participação social.

II – As propostas educacionais oferecidas pelo governo devem garantir a formação de cidadãos competentes para resolverem os problemas da sociedade.

III – O docente deve ser o mediador deste movimento, proporcionando que o aluno exerça sua cidadania.

IV – Exercer a cidadania é algo apenas destinado e de responsabilidade dos agentes que representam a vida política do país.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua série de Adaptações Curriculares, Saberes e Práticas da Inclusão (Brasil, 2004), publicada pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, atribui traços como comuns aos:

Assinale a alternativa CORRETA:

Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas no País. Portanto, as metas são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência; as desigualdades educacionais em cada território com foco nas especificidades de sua população; a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais; e o exercício da cidadania. O PNE foi elaborado com esses compromissos, largamente debatidos e apontados como estratégicos pela sociedade na CONAE 2010, os quais foram aprimorados na interação com o Congresso Nacional. A elaboração de um plano de educação não pode: Assinale a alternativa CORRETA:

O movimento cultural europeu do século XVIII, que apresentou novas ideias políticas, sociais e econômicas, é conhecido como Iluminismo. Por isso, esse século ficou conhecido como o Século das Luzes ou da Ilustração (...). (IBEP, Caderno do Futuro, 2013, p. 78).

I. Os pensadores iluministas defendiam a razão como fonte do conhecimento humano. Buscavam explicações racionais para o Universo e para a sociedade. Desenvolveram teorias políticas e sociais que se opunham à sociedade da época. Combatiam os governos democráticos e os privilégios sociais, que oprimiam a burguesia e as camadas populares. Defendiam o respeito aos direitos do homem.

II. As ideias iluministas representavam os anseios da burguesia, que encontrou nelas as justificativas para criticar a velha ordem, a sociedade tradicional e os seus privilégios.

III. Apoiada a esses novos ideais, a burguesia promoveu em vários países revoluções liberais contra o absolutismo real e a velha ordem política, nos fins do século XVII.Destacaram-se a Revolução Francesa de 1789, e as lutas de libertação das colônias da América.

IV. Os pensadores iluministas defendiam à razão como fonte do conhecimento humano. Buscavam explicações irracionais para o universo e para a sociedade. Desenvolveram teorias políticas e sociais que se opunham à sociedade da época. Combatiam os governos

absolutistas e os privilégios sociais, que oprimiam a burguesia e as camadas populares.

Assinale as afirmativas Corretas:

Ao longo do século XIX, Inglaterra e França estiveram à frente do processo de conquista e colonização do continente africano. Foram seguidas por outras nações, o que originou disputas por territórios, criando um clima internacional de rivalidades. O temor de que essas lutas levassem a custosos e incontroláveis confrontos entre as nações industrializadas que motivou as grandes potências a se reunirem em 1884 e 1885, na Conferência de Berlim, para dividir entre si o continente africano. Referente ao texto acima, todas as afirmativas estão incorretas, Exceto:

É correto afirmar, Exceto:

Com relação aos tempos homéricos na Grécia é correto afirmar:

I. A denominação tempos homéricos para o início da história grega foi dada porque as principais fontes para o estudo desse período são as obras atribuídas ao poeta Homero, a Ilíada e a Odisseia.

II. Os relatos sobre a expansão sobre os Aqueus na Ásia Maior estão no poema a Ilíada.

III. A narrativa sobre a vida cotidiana dos Gregos e o retorno de grandes heróis, como Ulisses está no poema a Odisseia.

IV. Os tempos Homéricos tiveram início com a invasão dos romanos em 1.200 a.C. Assinale as afirmativas Corretas:

Todas as afirmativas estão corretas, Exceto:

Os parâmetros Curriculares – PCN – são documentos norteadores, que possibilitam ao professor criar a sua própria metodologia, respeitando a diversidade e o contexto no qual a criança está inserida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:

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