Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Com relação ao Governo de Fernando Henrique Cardoso:

I. No discurso de posse, em 1° de janeiro de 1995, destacou duas prioridades governamentais: consolidar a estabilidade da nova moeda e reverter o quadro de exclusão social que atingia grande parte da população.

II. No aspecto social, durante o Governo, acirraram-se os conflitos e as disputas na área rural, ganhando importância o movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terras (MST), surgido na década de 1980. Ao mesmo tempo latifundiários passaram a formar milícias para defender suas propriedades, muitas delas tidas como improdutivas. Sobre pressão popular e sobre o quadro de violência no campo, o governo implantou alguns mecanismos de desapropriação das terras improdutivas, na tentativa de baixar o elevado índice de concentração de terras nas mãos dos proprietários privados.

III. No segundo mandato, houve dificuldade para manter o valor da moeda estável, sem desvalorizá-la em relação ao Dólar, agravando-se o já crítico quadro social. Depois de um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o país teve acesso a um novo empréstimo no valor de quarenta e um bilhões de Dólares, no entanto, como forma e honrar tal empréstimo, tornaram-se necessários mais cortes os gastos públicos além do aumento dos impostos.

IV. Na política, merecesse destaque a aprovação presidencial da Lei complementar nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, pela qual foram estabelecidas normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, fixando os limites de gastos e as regras para o endividamento dos poderes executivos, legislativo judiciário e o então existente poder moderador, nos níveis estaduais e municipais.

Em Relação às afirmações anteriores é correto afirmar que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282