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Trocadores de calor casco e tubo (shell and tube) são equipamentos muito utilizados na indústria em geral para resfriamento ou aquecimento de substâncias em diversos processos industriais. O sucesso da aplicação depende muito da escolha do material mais adequado de acordo com o fluido de processo. Assinale a alternativa CORRETA que representa o material mais adequado para uma aplicação de trocadores de calor casco e tubo utilizando amônia anidra em temperatura de -50°C.

Amplificadores operacionais são dispositivos eletrônicos versáteis e utilizados em uma

infinidade de aplicações. A figura abaixo mostra um amplificador não-inversor. Sendo a tensão

Vin=12V, R1=60Ω e R2=120Ω, assinale a alternativa CORRETA com o valor de Vout.

A respeito do CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access/Colision Detected), assinale a alternativa CORRETA quanto ao conceito de transmissão utilizado na Ethernet TCP/IP.

A leitura que se visualiza no micrômetro a seguir corresponde a

Leia o TEXTO 02 e responda à questão 2.

TEXTO 02

INFÂNCIA

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras

lia a história de Robinson Crusoé,

comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

– Psiu... Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Infância. Antologia poética. 59ª ed., Rio de Janeiro: Record, 2007.)

Para uma leitura mais produtiva de um texto, faz-se necessária a análise dos elementos que

concorrem para sua construção e sentido. Partindo dessa ideia, analise as proposições a seguir

acerca do poema de Drummond.

I. Em “Meu pai montava a cavalo, ia para o campo", os verbos “montava" e “ia"

caracterizam a figura do pai como provedora.

II. Na contramão do tempo verbal pretérito imperfeito que apresenta a figura paterna como

provedora e sempre em movimento, a figura materna é apresentada de forma estática,

ratificada pelas expressões “ficava sentada" e “cosendo", denotando ausência de esforço

físico e de aventura.

III. Além da estrutura verbal, que contribui para a construção das lembranças, a escolha dos

substantivos (pai, cavalo, campo, mãe, irmão, mangueiras, história, Robinson Crusoé,

senzala, café, preta velha, berço, suspiro, mato, fazenda) diz muito da significação do tema.

IV. Na segunda estrofe, as ações apresentadas pelos verbos “aprendeu" e “esqueceu", no

pretérito perfeito do indicativo, assinalam algo que passou, que não durou.

V. O emprego dos advérbios “lá" e “longe", juntos, remete à idéia de distância. Essa pode ser

uma referência tanto à impossibilidade de o menino enxergar nitidamente o pai, devido à

extensão da fazenda, quanto à transição temporal: o menino abandona o passado e retorna

ao presente, já como homem.

Estão CORRETAS

Leia os TEXTOS 06 e 07 para responder à questão 7.

TEXTO 06

GAROTA DE IPANEMA

Olha que coisa mais linda

Mais cheia de graça

É ela menina

Que vem e que passa

Num doce balanço

A caminho do mar

Moça do corpo dourado

Do sol de Ipanema

O seu balançado é mais que um poema

É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, por que estou tão sozinho?

Ah, por que tudo é tão triste?

Ah, a beleza que existe

A beleza que não é só minha

Que também passa sozinha

Ah, se ela soubesse

Que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça

E fica mais lindo

Por causa do amor (3x)

Por causa do amor (2x)

Ah, se ela soubesse

Que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça

E fica mais lindo

Por causa do amor (3x)

Disponível em:.Acesso:08.out.2016.

A partir da leitura e análise dos TEXTOS 06 e 07, julgue as proposições a seguir.

I.A intertextualidade é garantida, sobretudo, pela paródia, no outdoor da Hortifruti, de um

trecho da música “Garota de Ipanema".

II.As imagens utilizadas no segundo plano quebram o caráter intertextual proposto no

anúncio publicitário.

III.O slogan “Entre no ritmo da Hortifruti" ganha sentido a partir do diálogo entre a campanha

e a composição musical.

IV.Não se pode afirmar que há uma intertextualidade explícita, pois não há uma

intencionalidade latente na referência à música de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

V.A intertextualidade com “Garota de Ipanema" não é encontrada na superfície textual do

outdoor, ocorre, portanto, o que se denomina de intertexto implícito.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Para construir uma bola de futebol, costura-se gomos de um material sintético mais resistente e

leve do que o couro, que era utilizado anteriormente. Para a Copa do Mundo de Futebol de

1970, a Adidas criou o formato que, atualmente, associamos ao de uma bola de futebol. Ele é

composto por gomos com forma de pentágonos e hexágonos regulares, com lados de mesma

medida. São utilizados 20 hexágonos e 12 pentágonos para construir uma bola.

Sabendo que são necessários 25cm de linha para unir dois gomos (um lado de um hexágono

com um lado de um pentágono ou outro hexágono), quantos metros de linha são necessários

para costurar a bola inteira?

Dado o circuito abaixo CC, marque a alternativa CORRETA que representa o valor da corrente.

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à perspectiva do desenho abaixo.

Sobre o termo FALHA, dentro do Planejamento e Controle da Manutenção, definido conforme a NBR 5462/1994, é CORRETO afirmar que

A figura a seguir representa um paquímetro no sistema métrico. A leitura que se visualiza no

instrumento é

Nos circuitos eletropneumáticos e eletro-hidráulicos, é muito comum o uso de sensores de proximidade, tais como: sensor capacitivo, sensor indutivo e sensor óptico. Sobre tais sensores, é CORRETO afirmar que

O instrumento, cuja simbologia mostrada a seguir obedece à Norma ISA S5, representa um

A respeito da pontuação empregada pelo autor, no TEXTO 01, analise as seguintes proposições.


I.Em “Afinal, na internet, em se tratando de tempo, menos é mais" (3º parágrafo), a expressão “na internet" está entre vírgula por se tratar de um adjunto adverbial deslocado.


II.Poderia ser utilizada, no segundo parágrafo, uma vírgula em vez do ponto que antecede “É utilizada principalmente em salas de bate-papos" sem que isso provocasse desvio às normas de pontuação.


III. No trecho “você terá da agilidade que o mundo online proporciona" (3º parágrafo), deveria existir uma vírgula antes da conjunção “que", pois ela antecede uma oração subordinada adjetiva restritiva.


IV.Em “Com o tempo você vai se acostumando e percebe que, pasmem, ainda é português!" (1º parágrafo), as vírgulas que isolam a forma verbal “pasmem" poderiam ser substituídas por dois travessões.


V.No período “E que raios é "kkk" e por que tem um rosto amarelo mostrando a língua para mim?" (1º parágrafo), poder-se-ia usar um ponto final no lugar do sinal de interrogação por se tratar de uma pergunta indireta.


Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Leia o TEXTO 05 para responder à questão 6.

TEXTO 05

ANDORINHA

Andorinha lá fora está dizendo:

-Passei o dia à toa, à toa.

Andorinha, andorinha, minha canção é mais triste:

-Passei a vida à toa, à toa.

BANDEIRA, M. Andorinha.José Olympio, Rio de Janeiro, 1966

No poema de Manuel Bandeira, foi utilizado um acento grave indicativo da crase entre a preposição “a" e o

artigo “a". Assinale, entre as alternativas a seguir, a única em que a utilização do acento grave seria

obrigatório na palavra sublinhada.

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