Trocadores de calor casco e tubo (shell and tube) são equipamentos muito utilizados na indústria em geral para resfriamento ou aquecimento de substâncias em diversos processos industriais. O sucesso da aplicação depende muito da escolha do material mais adequado de acordo com o fluido de processo. Assinale a alternativa CORRETA que representa o material mais adequado para uma aplicação de trocadores de calor casco e tubo utilizando amônia anidra em temperatura de -50°C.
Amplificadores operacionais são dispositivos eletrônicos versáteis e utilizados em uma
infinidade de aplicações. A figura abaixo mostra um amplificador não-inversor. Sendo a tensão
Vin=12V, R1=60Ω e R2=120Ω, assinale a alternativa CORRETA com o valor de Vout.
A respeito do CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access/Colision Detected), assinale a alternativa CORRETA quanto ao conceito de transmissão utilizado na Ethernet TCP/IP.
A leitura que se visualiza no micrômetro a seguir corresponde a
Leia o TEXTO 02 e responda à questão 2.
TEXTO 02
INFÂNCIA
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
– Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Infância. Antologia poética. 59ª ed., Rio de Janeiro: Record, 2007.)
Para uma leitura mais produtiva de um texto, faz-se necessária a análise dos elementos que
concorrem para sua construção e sentido. Partindo dessa ideia, analise as proposições a seguir
acerca do poema de Drummond.
I. Em “Meu pai montava a cavalo, ia para o campo", os verbos “montava" e “ia"
caracterizam a figura do pai como provedora.
II. Na contramão do tempo verbal pretérito imperfeito que apresenta a figura paterna como
provedora e sempre em movimento, a figura materna é apresentada de forma estática,
ratificada pelas expressões “ficava sentada" e “cosendo", denotando ausência de esforço
físico e de aventura.
III. Além da estrutura verbal, que contribui para a construção das lembranças, a escolha dos
substantivos (pai, cavalo, campo, mãe, irmão, mangueiras, história, Robinson Crusoé,
senzala, café, preta velha, berço, suspiro, mato, fazenda) diz muito da significação do tema.
IV. Na segunda estrofe, as ações apresentadas pelos verbos “aprendeu" e “esqueceu", no
pretérito perfeito do indicativo, assinalam algo que passou, que não durou.
V. O emprego dos advérbios “lá" e “longe", juntos, remete à idéia de distância. Essa pode ser
uma referência tanto à impossibilidade de o menino enxergar nitidamente o pai, devido à
extensão da fazenda, quanto à transição temporal: o menino abandona o passado e retorna
ao presente, já como homem.
Estão CORRETAS
Leia os TEXTOS 06 e 07 para responder à questão 7.
TEXTO 06
GAROTA DE IPANEMA
Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
A caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
Ah, por que estou tão sozinho?
Ah, por que tudo é tão triste?
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor (3x)
Por causa do amor (2x)
Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor (3x)
Disponível em:
A partir da leitura e análise dos TEXTOS 06 e 07, julgue as proposições a seguir.
I.A intertextualidade é garantida, sobretudo, pela paródia, no outdoor da Hortifruti, de um
trecho da música “Garota de Ipanema".
II.As imagens utilizadas no segundo plano quebram o caráter intertextual proposto no
anúncio publicitário.
III.O slogan “Entre no ritmo da Hortifruti" ganha sentido a partir do diálogo entre a campanha
e a composição musical.
IV.Não se pode afirmar que há uma intertextualidade explícita, pois não há uma
intencionalidade latente na referência à música de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
V.A intertextualidade com “Garota de Ipanema" não é encontrada na superfície textual do
outdoor, ocorre, portanto, o que se denomina de intertexto implícito.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
Para construir uma bola de futebol, costura-se gomos de um material sintético mais resistente e
leve do que o couro, que era utilizado anteriormente. Para a Copa do Mundo de Futebol de
1970, a Adidas criou o formato que, atualmente, associamos ao de uma bola de futebol. Ele é
composto por gomos com forma de pentágonos e hexágonos regulares, com lados de mesma
medida. São utilizados 20 hexágonos e 12 pentágonos para construir uma bola.
Sabendo que são necessários 25cm de linha para unir dois gomos (um lado de um hexágono
com um lado de um pentágono ou outro hexágono), quantos metros de linha são necessários
para costurar a bola inteira?
Dado o circuito abaixo CC, marque a alternativa CORRETA que representa o valor da corrente.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à perspectiva do desenho abaixo.
Sobre o termo FALHA, dentro do Planejamento e Controle da Manutenção, definido conforme a NBR 5462/1994, é CORRETO afirmar que
A figura a seguir representa um paquímetro no sistema métrico. A leitura que se visualiza no
instrumento é
Nos circuitos eletropneumáticos e eletro-hidráulicos, é muito comum o uso de sensores de proximidade, tais como: sensor capacitivo, sensor indutivo e sensor óptico. Sobre tais sensores, é CORRETO afirmar que
O instrumento, cuja simbologia mostrada a seguir obedece à Norma ISA S5, representa um
A respeito da pontuação empregada pelo autor, no TEXTO 01, analise as seguintes proposições.
I.Em “Afinal, na internet, em se tratando de tempo, menos é mais" (3º parágrafo), a expressão “na internet" está entre vírgula por se tratar de um adjunto adverbial deslocado.
II.Poderia ser utilizada, no segundo parágrafo, uma vírgula em vez do ponto que antecede “É utilizada principalmente em salas de bate-papos" sem que isso provocasse desvio às normas de pontuação.
III. No trecho “você terá da agilidade que o mundo online proporciona" (3º parágrafo), deveria existir uma vírgula antes da conjunção “que", pois ela antecede uma oração subordinada adjetiva restritiva.
IV.Em “Com o tempo você vai se acostumando e percebe que, pasmem, ainda é português!" (1º parágrafo), as vírgulas que isolam a forma verbal “pasmem" poderiam ser substituídas por dois travessões.
V.No período “E que raios é "kkk" e por que tem um rosto amarelo mostrando a língua para mim?" (1º parágrafo), poder-se-ia usar um ponto final no lugar do sinal de interrogação por se tratar de uma pergunta indireta.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
Leia o TEXTO 05 para responder à questão 6.
TEXTO 05
ANDORINHA
Andorinha lá fora está dizendo:
-Passei o dia à toa, à toa.
Andorinha, andorinha, minha canção é mais triste:
-Passei a vida à toa, à toa.
BANDEIRA, M. Andorinha.José Olympio, Rio de Janeiro, 1966
No poema de Manuel Bandeira, foi utilizado um acento grave indicativo da crase entre a preposição “a" e o
artigo “a". Assinale, entre as alternativas a seguir, a única em que a utilização do acento grave seria
obrigatório na palavra sublinhada.