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Leia o TEXTO 04 e responda às questões 4 e 5.

TEXTO 04

O GIGOLÔ DAS PALAVRAS

Quatro ou cinco grupos diferentes de alunos do Farroupilha estiveram lá em casa numa

mesma missão, designada por seu professor de Português: saber se eu considerava o estudo da

Gramática indispensável para aprender e usar a nossa ou qualquer outra língua. Cada grupo

portava seu gravador cassete, certamente o instrumento vital da pedagogia moderna, e andava

arrecadando opiniões. Suspeitei de saída que o tal professor lia esta coluna, se descabelava

diariamente com as suas afrontas às leis da língua, e aproveitava aquela oportunidade para me

desmascarar. Já estava até preparando, às pressas, minha defesa (“Culpa da revisão! Culpa da

revisão!"). Mas os alunos desfizeram o equívoco antes que ele se criasse. Eles mesmos tinham

escolhido os nomes a serem entrevistados. Vocês têm certeza que não pegaram o Veríssimo

errado? Não. Então vamos em frente.

Respondi que a linguagem, qualquer linguagem, é um meio de comunicação e que deve ser

julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar

os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis. A sintaxe é uma questão de uso, não de

princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer

“escrever claro" não é certo, mas é claro, certo? O importante é comunicar. (E quando possível

surpreender, iluminar, divertir, mover... Mas aí entramos na área do talento, que também não

tem nada a ver com Gramática.) A Gramática é o esqueleto da língua. Só predomina nas

línguas mortas, e aí é de interesse restrito a necrólogos e professores de Latim, gente em geral

pouco comunicativa. Aquela sombria gravidade que a gente nota nas fotografias em grupo dos

membros da Academia Brasileira de Letras é de reprovação pelo Português ainda estar vivo.

Eles só estão esperando, fardados, que o Português morra para poderem carregar o caixão e

escrever sua autópsia definitiva. É o esqueleto que nos traz de pé, certo, mas ele não informa

nada, como a Gramática é a estrutura da língua, mas sozinha não diz nada, não tem futuro. As

múmias conversam entre si em Gramática pura.

Claro que eu não disse tudo isso para meus entrevistadores. E adverti que minha

implicância com a Gramática na certa se devia à minha pouca intimidade com ela. Sempre fui

péssimo em Português. Mas – isso eu disse – vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão

indispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou

um gigolô das palavras. Vivo às suas custas.[...]

VERRÍSSIMO, Luis Fernando. O gigolô das palavras. In:____ . Para gostar de ler: Luis Fernando

Verissímo: o nariz e outras crônicas. 10 . ed. V. 14. São Paulo: Ática, 2002. P. 77-78.

Considere as proposições abaixo sobre o TEXTO 04.

I.Em O gigolô das palavras, ao tratar de modo peculiar a gramática, o autor defende o

ensino de gramática da língua materna.

II.Para o autor, o domínio gramatical não é essencial para que haja comunicação; apenas

serve para manter uma estrutura que sirva como padrão.

III.O autor questiona a “obediência cega" à gramática e a passividade do usuário diante de

suas regras.

IV.Em “Claro que eu não disse isso para meus entrevistadores" (3º parágrafo), o cronista

“confidencia" algo ao leitor como se este fosse seu amigo.

V.No que se refere ao Novo Acordo Ortográfico, o autor ironiza a Academia Brasileira de

Letras, um dos órgãos que regem a ortografia da Língua Portuguesa no Brasil, ao afirmar

que os membros da academia querem que a língua morra.

Está(ão) CORRETA( S) a(s) proposição(ões).

Em uma escola foi feita uma pesquisa relacionando as notas dos alunos em cinco matérias: Português, História, Matemática, Filosofia e Física. Depois da pesquisa, foi concluído que I.todo aluno bom em Física é bom em Matemática. II.nenhum aluno bom em Português é bom em Física. III.alguns alunos bons em Português são bons em Matemática. IV.todo aluno bom em História é bom em Português. V.todo aluno bom em Filosofia é bom em Matemática e Português. VI.alguns alunos bons em História são bons em Matemática. Sabendo que todas as proposições acima são verdadeiras, é possível afirmar que a alternativa CORRETA é:

Um barco a motor se desloca, num rio, a uma velocidade constante. O rio possui uma correnteza de velocidade também constante e sempre no mesmo sentido. O barco leva 2 horas para sair de um ponto X para um ponto Y, a favor da correnteza, e 3 horas para voltar do ponto Y ao X, contra a corrente. Se soltarmos um graveto no rio no ponto X, quantas horas ele levará para chegar em Y apenas sob ação da correnteza?

Analise a perspectiva representada abaixo e assinale a alternativa CORRETA que representa as

vistas ortográficas correspondentes.


Dada uma instalação elétrica com esquema de aterramento TT onde será utilizado um DR(diferencial residual) com sensibilidade de 30mA e tensão de contato limite de 25V (condição molhada NBR5410), assinale a alternativa CORRETA com o valor da resistência do eletrodo de aterramento das massas. (Desconsidere as casas decimais)

Sobre o processo de usinagem por eletroerosão, analise as proposições abaixo. I.A eletroerosão por penetração é mais utilizada que a fio devido ao uso intensivo de eletrodos de diamante. II. A eletroerosão a fio se torna mais atrativa quando há a necessidade de se usinar cavidades passantes em perfis complexos. III. Uma das limitações da eletroerosão é a geração de calor intenso e tensões altas na superfície da peça limitando seu uso para peças que não requeiram alta qualidade e alterações microestruturais. IV. Na operação por eletroerosão, a peça e o eletrodo são mergulhados em um fluido dielétrico, o mais utilizado é a água. V. No processo de eletroerosão, a erosão ocorre de forma simultânea na peça e no eletrodo. Estão CORRETAS as afirmações presentes nas alternativas

A respeito das topologias típicas de redes de comunicação, assinale a alternativa CORRETA

que representa a nomenclatura utilizada.

Sobre sistemas automáticos de manobra para proteção de equipamentos e operadores, é correto afirmar que: I. Uma sobretensão é definida como uma tensão cujo valor de crista é maior do que o valor de crista correspondente à tensão máxima de um sistema ou equipamento elétrico. II. Um surto é uma onda transitória somente de tensão, caracterizada por elevada taxa de variação e que se propaga ao longo do sistema elétrico. III. Corrente de curto-circuito é a sobrecorrente que resulta de uma falta direta entre condutores vivos sob potenciais diferentes em funcionamento normal. IV. A capacidade de condução de corrente de um condutor é a corrente máxima que pode ser conduzida continuamente sem que sua temperatura em regime permanente ultrapasse um valor predeterminado. V. A corrente diferencial-residual de um circuito é a média ponderada dos valores instantâneos das correntes que percorrem todos os condutores vivos do circuito, em um dado ponto. Estão CORRETAS as afirmações presentes nas alternativas

Leia o TEXTO 03 para responder à questão 3.

A charge é um gênero textual sincrético, ou seja, em que se combinam a linguagem verbal e a não verbal. Partindo desse pressuposto, julgue as proposições abaixo sobre a análise da charge constituinte do TEXTO 03. I.O humor da tirinha reside unicamente no fato de os guardas não demonstrarem o menor jeito para cuidar de crianças. II.O texto apresenta caráter ambíguo, o que é provocado pela junção da linguagem verbal e não verbal. III.O caráter polissêmico, na charge, da palavra “limpos” é um dos responsáveis pelo humor do texto. IV. Se fosse analisado, isoladamente, o texto verbal, ou seja, sem a leitura da imagem, o texto não adquiriria o tom jocoso que tem. V.O título da charge não tem importância alguma na compreensão global do texto, por isso, inclusive, deveria ser retirado. Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Um casal, normalmente, vai trabalhar junto e leva, aproximadamente, 30 minutos de caminhada para chegar ao trabalho. Certo dia, o marido se atrasou e disse para a mulher seguir na frente que ele a alcançaria. Sabendo que o marido saiu 6 minutos depois da esposa e andou com uma velocidade 50% maior do que ela, em quanto tempo ele a alcançou?

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