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Acerca das linguagens documentárias, utilizadas na organização da informação arquivística, é INCORRETO afirmar que:

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De acordo com os princípios da descrição de documentos de arquivo, considerando a área de identificação, o elemento que se refere ao registro do local de produção de um documento, diz respeito à:

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Com relação à NOBRADE, assinale V para a alternativa Verdadeira e F para a Falsa. ( ) A Nobrade é a tradução das normas ISAD (G ) e ISAAR (CPF );
( ) Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição nas fases corrente e intermediária;
( ) Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos,
porém, não é compatível com as normas internacionais em vigor ISAD(G ) e ISAAR(CPF );
( ) A Nobrade prevê a existência de oito áreas, compreendendo 26 elementos de descrição;
( ) A Nobrade é preferencialmente usada para a descrição de documentos no suporte papel.

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Podemos afirmar que o objetivo da descrição arquivística é

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Com relação ao método de desinfestação por anóxia, é CORRETO afirmar:

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Relatório de Atividades, Ata, Minuta e Papel são respectivamente:

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Ao considerar o percurso epistemológico da Arquivologia como campo científico, as ações que constituíram as atividades desenvolvidas no paradigma custodial, patrimonialista e tecnicista, tinham como características:
I. A sobrevalorização da guarda, conservação e restauro do suporte, como função basilar da atividade profissional dos arquivistas.
II. A prioridade máxima dada ao acesso à informação por todos, em condições bem definidas e transparentes, uma vez que só o acesso público justifica e legitima a custódia e a preservação dos documentos.
III. Alteração do quadro teórico-funcional da atividade disciplinar e profissional por uma postura diferente, sintonizada com o universo dinâmico das Ciências Sociais empenhada na compreensão dos fenômenos sociais e culturais que envolvem a produção de documentos.
IV. A importância crescente do acesso ao conteúdo, através de instrumentos de pesquisa (guias, inventários, catálogos e índices) e do aprofundamento dos modelos de classificação e indexação de documentos
V. A eficiência e eficácia administrativa, pelo uso da informação de alta qualidade como instrumento de apoio à tomada de decisões na instituição.
Está INCORRETO o que se afirma em:

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Acerca da Tabela de Temporalidade, analise as proposições a seguir.
I. A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de classificação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem.
II. A metodologia de elaboração da tabela de temporalidade fundamenta-se nas funções e atividades desempenhadas pelos órgãos públicos, tomando-se por base o conteúdo da informação contida nos documentos.
III. Os órgãos, ao adotar a tabela, devem designar uma Comissão Provisória de Avaliação que terá a responsabilidade de proceder às adaptações, orientar sua aplicação, orientar o processo de seleção dos documentos e proceder à revisão periódica no que se refere aos documentos relativos às atividades-meio.
Está CORRETO o que se afirma em

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Com relação à gestão de documentos, assinale a afirmativa CORRETA.

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Acerca da Tabela de Temporalidade, é INCORRETO afirmar que se trata de um instrumento que:

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“Configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo” é o conceito de

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De modo geral, no contexto arquivístico, o fundo documental, quanto ao seu desenvolvimento,

pode ser caracterizado como

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Na identificação diplomática do documento deve-se estabelecer e/ou reconhecer, sequencialmente:

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Segundo Schellenberg, a Revolução Francesa foi um marco histórico importante para a Arquivologia, pois
I. Criou uma administração Nacional e independente dos arquivos.
II. Foram destruídos muitos documentos sem relevância, diminuindo a massa documental.
III. Reconheceu a responsabilidade do Estado pela conservação dos documentos.
IV. Estabeleceu a teoria das três idades.
V. Proclamou o princípio de acesso do público aos arquivos.
Está INCORRETO o que se afirma em

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Em relação à profissão do arquivista, considere as afirmações a seguir. I. É responsável por identificar, organizar, avaliar, preservar e restaurar documentos.
II. Promove a difusão educativa e cultural, na orientação do público, na consulta e manuseio de documentos em qualquer unidade de informação.
III. A legislação brasileira obriga que governos municipais, estaduais e federal preservem documentos da gestão em curso, abrindo espaço para o arquivista na administração pública.
IV. Em sua formação, estuda, somente, disciplinas específicas de classificação, higienização, preservação e gestão de documentos.
V. Há formação desse profissional em nível superior em todas as regiões do Brasil.
Está CORRETO o que se afirma em

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) D
  • 12) E
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) C
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