Considere a seguinte situação hipotética: um criador de peixes possui 320 peixes distribuídos em 20 aquários totalizando 10 m³ de água. Considerando a mesma proporção, é correto afirmar que para sua produção aumentar em uma quantia total de 800 peixes, em 20 aquários são necessários um total de:
Saber ler imagens é uma exigência da sociedade contemporânea, tendo em vista a grande quantidade de informações que nos são transmitidas por meio dessa linguagem. Por esse motivo Ana Mãe Barbosa defende a necessidade de ensinarmos nas escolas:
A indisciplina escolar é apontada, por muitos, como um dos grandes problemas educacionais contemporâneos. Algo normal, para alguns, e inadmissível, para outros, o tema da indisciplina escolar tem sido objeto de estudos e de discussão. A maioria dos educadores, contudo, concordam que ela ocupa uma boa parte do uso do tempo pelos professores em sala de aula. Estudos de 2016 apontam que 20% do tempo de uma aula é utilizado para acalmar a bagunça e resolver questões de indisciplina, outros 13% para lidar com questões burocráticas e o restante para as aulas propriamente ditas. De posse dessa informação podemos afirmar que:
Surgido em meio à Primeira Guerra Mundial, esse movimento buscou chocar a classe burguesa da época e foi encabeçado sobretudo por um grupo de artistas refugiados. Este movimento é o reflexo da perspectiva diante das consequências emocionais trazidas pela Primeira Guerra Mundial: o sentimento de revolta, de agressividade, de indignação, de instabilidade. Assinale abaixo à qual movimento o texto faz referência:
Com a popularização do rádio, na década de 1930, o governo resolve, por meio de incentivos financeiros, veicular suas propagandas por esse canal. Esse incentivo governamental não se dá apenas por meio da veiculação de propagandas, mas também com o incentivo de compositores e músicos. Qual das alternativas abaixo melhor ilustra esse momento de nossa história:
A questão do pós-modernismo em arte foi muito discutida por inúmeros teóricos. Em linhas gerais, pós-modernismo é o nome aplicado às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades desde 1960, quando o cotidiano é invadido pela tecnologia eletrônica, visando saturações de informações, diversões e serviços que produzem um mundo de simulação. Os meios de comunicação não informam sobre o mundo, eles o transformam num espetáculo de simulacros para satisfazer a ávida sociedade de consumo. A primeira escola de arte a ser rotulada de pós moderna foi:
“Segundo a Nasa (agência espacial dos EUA), não há motivo para pânico, porém: é extremamente improvável que haja qualquer dano ao nosso planeta com a passagem do Phaeton." (linhas 13 a 16). Analisando-se a partícula “que" destacada no trecho acima, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da afirmação:
A partícula “que" em destaque é classificada morfologicamente como:
No trecho do Texto “Uma rocha espacial de cerca de 5km de extensão passará "de raspão" na Terra, (...)" (linhas 1 e 2), podemos afirmar que nele não há termo algum classificado gramaticalmente como:
O ponto médio de um segmento de reta com extremos P 1(x1,y1) e P2(x2,y2) é dado pela fórmula do ponto médio. Com base nisso, assinale a alternativa correta.
Nos dias atuais é cada vez mais comum a utilização, por parte do professor, de materiais complementares para elaboração de suas aulas – fotografias, vídeos, música etc. Cenário muito diferente daquele vivido em décadas passadas, na qual utilizava-se apenas os ditos livros didáticos. Nos dias atuais, os livros didáticos deixam de assumir uma posição central na relação de ensino-aprendizagem, mas sem perder a sua relevância, pois continuam a auxiliar o professor na sua tarefa diária como uma espécie de instrumento auxiliar. Diante desse texto e de seus conhecimentos, é possível afirmar que:
Não são poucos os autores engajados em denunciar o abismo que vigora nas escolas entre a cultura preconizada em sala de aula e a cultura de referência dos alunos, sobretudo quando estes pertencem a grupos sociais, étnicos e culturais marginalizados. Há, dessa forma, uma distinção entre a alta cultura, aquela propagada pela escola, e baixa cultura, aquela que os alunos possuem acesso. Esse embate, pode-se afirmar:
Um dos conceitos mais importantes para a música surgiu na Grécia Antiga, estando presente no pensamento de Pitágoras, Heráclito, Nicômaco e Platão, dentre outros. Tal conceito dizia respeito, para os gregos, qualidade cósmica que daria ordem e sentido ao jogo entre o caos - as dissonâncias, e a ordem - as consonâncias, vencendo sempre e afirmando-se necessariamente, a ordem ou consonância. O conceito em questão é:
O Cavalo-Marinho é um folguedo muito popular. Sua apresentação ocorre ao som da orquestra conhecida como banco, composta de rabeca, ganzá, pandeiro, bage de taboca e zabumbas. O folguedo possui 76 personagens (figuras), sendo divididas em Três categorias humanas, fantásticas e animais. Entre as humanas estão o Capitão, Mateus, Bastião, Mestre Ambrosio, Soldado da Guarita, Mané do baile, Valentão, Pisa Pilão, Barre Rua. Nas fantásticas estão Caboclo de Urubá, Parece, mas não é, Morte, Diabo, Babau, Jaraguá. E os animais são Boi, Ema, Cavalo, Onça e Burra. Uma apresentação com todas as figuras pode ter duração de oito horas seguidas. Acontecem entre julho e janeiro, com destaque para os dias de natal, ano-novo e dia de reis. No decorrer da apresentação, os brincantes - tradicionalmente todos homens - assumem diferentes papéis, mediante a troca de roupa ou de máscara, com exceção dos negros Bastião e Mateus, que permanecem os mesmos durante todo o espetáculo. O auto reúne encenações, coreografias, improvisos e toadas, além de uma série de danças tradicionais, tais como o coco, o mergulhão e a dança de São Gonçalo. Assinale abaixo a alternativa que apresenta a região característica do Cavalo-Marinho:
“A extensão do objeto é o equivalente a quase duas vezes o tamanho da Avenida Paulista, no centro de São Paulo." (linhas 8 a 10). Com base nas regras de pontuação, é correto afirmar que as vírgulas empregadas no trecho do Texto são para:
Em um plano cartesiano tem-se os seguintes pontos: (-2,4) e (5,0). Com base nisso, é correto afirmar que a distância entre esses pontos é de: