Existem diferentes concepções de avaliação. A avaliação onde o professor como mediador refletirá sobre o processo e tomada de decisões para re-planejar suas ações para intervir e adequar suas práticas em sala de aula com o objetivo do aluno aprender e não simplesmente melhorar sua nota é a:
Um Professor de Geografia pode promover atividades com seus alunos sobre indicadores sociais de diversos países do mundo. Observe os indicadores sociais abaixo:
Analisando os indicadores sociais acima podemos corretamente associá-los ao seguinte país:
No ensino de Geografia, ao se trabalhar o tema “patrimônios ambientais do território brasileiro” com os alunos do Ensino Fundamental, espera-se que os mesmos desenvolvam a seguinte habilidade:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a natureza, as atividades econômicas e os problemas ambientais" espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “saneamento básico” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia, que lhes permitam ser capazes de:
O Professor de Geografia pode estabelecer junto aos seus alunos do Ensino Fundamental comparações sociais e econômicas nas diversas regiões do globo. Observe os indicadores sociais abaixo:
Analisando os indicadores sociais acima podemos corretamente associá-los ao seguinte país:
Com relação ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, marque a alternativa incorreta.
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a cartografia e a representação do espaço geográfico” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de:
Em uma aula do Ensino Fundamental, o Professor pode apresentar aos seus alunos a charge a seguir:
Esta charge representa oportunidade de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos a respeito da seguinte temática:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado observar as interações entre a sociedade e a natureza, que se manifestam na paisagem, retratadas em pinturas ou fotografias. Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador: