De acordo com o disposto na Lei Federal nº 9394/96 Art. 38, referente à Educação de Jovens e Adultos, determina que os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular, no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de:
Na Educação Infantil, o Professor pode promover a seguinte brincadeira:
No contexto do desenvolvimento infantil, esta brincadeira é indicada para estimular especificamente:
Na rotina da Educação Infantil, o Professor pode incentivar seus alunos a Brincadeira de roda com música e gestos corporais, como na imagem a seguir:
No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade proposta possibilita:
É importante que os profissionais em educação organizem periodicamente espaços, brincadeiras e materiais que promovem oportunidades de interação entre crianças de faixas etárias diferentes. No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação, que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:
Na Educação Infantil, o Professor pode promover a seguinte brincadeira:
No contexto do desenvolvimento infantil, esta brincadeira é indicada para estimular especificamente:
Em relação as Diretrizes Curriculares Nacionais, é INCORRETO afirmar que:
Na educação infantil diz-se que uma criança construiu saberes e conhecimentos acerca da Arte e à linguagem musical quando há:
Para desenvolvimento da escola é importante que a equipe escolar e os pais dos alunos se reúnam para discutir as necessidades materiais da escola e as maneiras de atendê-las. No contexto do “pais e comunidade” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
Para desenvolvimento da escola é importante que o diretor e os professores tomem decisões conjuntas relativas ao horário escolar, aos livros-texto e demais recursos utilizados. No contexto da “gestão de processos” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
O Professor de Educação Infantil poderá promover atividade educativa onde os alunos possam observar o apodrecimento de frutos e deterioração de alimentos. Esta experiência contribui para o desenvolvimento infantil no seguinte campo da formação humana:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394/96), os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de:
Para desenvolvimento da escola é importante que os alunos percebam e confirmem que os professores estão comprometidos com o ensino e se preocupam com eles. No contexto do “clima escolar” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
Na rotina da Educação Infantil, o Professor pode incentivar seus alunos a colarem bolinhas de algodão na ovelhinha (papel contact) – como na imagem a seguir. No plano vertical, esta atividade ajuda no fortalecimento da cintura escapular e o movimento extensão do punho do lado dominante para a escrita.
No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade proposta possibilita:
Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagens (I e II) e a descrição a seguir:
E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:
Que experiência um Professor de Educação Infantil deverá escolher para que a criança seja estimulada no desenvolvimento relacionado à música e à linguagem musical?