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O Ministério da Saúde aponta que as pessoas comumente associam o termo sexualidade ao ato sexual e/ou aos órgãos genitais. Porém, enquanto o sexo ou a atividade sexual é apenas uma das dimensões importantes da sexualidade, a sexualidade é a identidade sexual do indivíduo, que integra o seu modo de ser, abrangendo aspectos biológicos, psíquicos, sociais, culturais e históricos, não limitando-se, portanto, à genitalidade ou a uma função biológica responsável pela reprodução (BRASIL, 2013).

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. 1. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

Partindo deste amplo significado da sexualidade, analise as asserções a seguir.

I – Para compreender a sexualidade infantil, é necessário ir além do conhecimento referente ao desenvolvimento sexual e reprodutivo, levando-se em conta o desenvolvimento emocional de cada sujeito.

Porque

II – Considerando que o desenvolvimento emocional depende do aprendizado obtido por meio das relações construídas a partir da infância é de grande importância para a consolidação da autoestima que as fases mais precoces do desenvolvimento humano sejam vivenciadas em um contexto de afetividade e estímulo as potencialidades.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

Leia o texto abaixo e responda à questão.

Considerando as versões abaixo para os dois trechos iniciais do texto 1, analise a ÚNICA alternativa que atende às regras da norma padrão:

Um estudante de pós-graduação de uma universidade pública brasileira submeteu por e-mail o resumo de seu artigo científico para apresentação oral em um importante evento acadêmico internacional, na sua área de atuação. Leia com atenção o texto 3 abaixo e responda à questão.

Selecione a opção que converte adequadamente o texto do e-mail ao Novo Acordo Ortográfico.

O termo currículo tem sido significado de diferentes formas, por diferentes estudiosos da área, contudo, ainda que diferentes, os significados trazem consigo a ideia de organização de experiências/situações de aprendizagem/conhecimentos, conteúdos a serem apreendidos. Sobre currículo, marque (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) Bobbit é um expoente do eficientismo que defende um currículo científico, baseado nos conceitos de eficácia, eficiência e economia. É um modelo explicitamente associado ao conceito de administração escolar.
( ) Para Ralph Tyler, “toda formulação dos objetivos da escola deve ser uma exposição das mudanças que devem operar-se nos alunos”.
( ) Currículo global, metodologia de projetos e currículo transversal podem ser entendidos como propostas de currículo integrado.
( ) O currículo como prática de significação reforça os conceitos de currículo formal, currículo vivido e currículo oculto. O currículo é um texto, seja escrito ou falado, que direciona o “leitor” ao conteúdo a ser apreendido.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

Em 1909, na Universidade de Manchester, no Reino Unido, sob a supervisão de Ernest Rutherford, Hans Geiger e Ernest Marsden executaram o experimento de Geiger–Marsden, também chamado de experimento da folha de ouro ou experimento de Rutherford. O experimento consistiu no bombardeamento de uma folha de ouro com 10-5 cm de espessura, envolvida por uma tela de sulfeto de zinco, com partículas alfa provenientes do elemento polônio, e a mensuração do espalhamento dessas partículas. Como resultado eles observaram que a maioria das partículas alfa atravessava a matéria (lâmina de ouro) sem desvios ou com desvios ínfimos; porém, uma em cada dez mil partículas alfa não atravessava a matéria, sendo defletida em um ângulo maior do que noventa graus.

A partir da análise do contexto acima, deduz-se que:

  1. Os resultados do experimento Geiger–Marsden inferem que a massa da matéria está localizada em pequenos pontos.
  2. Se o modelo Thomson estivesse correto as partículas teriam atravessado a folha de ouro sem qualquer deflexão das partículas.
  3. O experimento repetido com o uso de folhas de outros materiais com maior massa atômica que o ouro resulta em mais partículas defletidas.

É CORRETO o que se afirma em:

No ano passado, a mídia internacional divulgou que o cientista chinês He Jiankui, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China, manipulou o DNA de embriões humanos utilizando a técnica de edição genética chamada Crispr. O objetivo foi a edição do gene CCR5, que forma uma porta proteica que permite a infecção da célula pelo vírus que causa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Os embriões humanos com os DNAs editados foram implantados em mulheres, a fim de dar prosseguimento à gestação de bebês que nasceram em novembro de 2018.

De acordo com a Lei Nº 11.105, que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, o experimento descrito, se fosse proposto no Brasil, seria

Uma pesquisa recente avaliou o efeito do uso de anabolizantes associado ao treinamento físico em ratos Wistar machos. Para avaliar os efeitos, foram formados 4 grupos de cobaias, tratadas duas vezes por semana:

  1. sedentário tratado com veículo (propilenoglicol).
  2. treinado tratado com veículo (propilenoglicol).
  3. sedentário tratado com decanoato de nandrolona (N = 5 mg/Kg).
  4. treinado tratado com decanoato de nandrolona (N = 5 mg/Kg).

O tratamento com o anabolizante (decanoato de nandrolona) induziu aumento na concentração tecidual de colágeno nos corações dos ratos sedentários e treinados conforme os dados abaixo:

  • Sedentários tratados com anabolizante 10,32±0,75 > Sedentários tratados com veículo 2,93±0,22)
  • Treinados tratados com anabolizante 34,34±2,78 > Treinados tratados com veículo 6,45±1,02 m2).

Além do colágeno, as evidências apontam para o fato de que a utilização de anabolizantes em altas doses acentua o aumento do coração. O experimento evidenciou ainda que o uso de anabolizantes provoca uma diminuição das cavidades cardíacas, uma vez que, além do aumento do músculo, ocorre também o aumento de fibras de colágeno. Este aumento acarreta a diminuição da capacidade de bombeamento do sangue durante a contração.

Fonte dos dados: Giordano, F.C.L.; Cunha, T. S.; Tanno, A.P.; Marcondes, F.K. Associação entre exercício físico de alta intensidade e esteróide anabolizante induz hipertrofia e aumento de colágeno no tecido cardíaco. IN: Caderno de resumos do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP, 27 e 28 de setembro de 2006, pp 70. Campinas, SP: UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2006. Disponível em: https://www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xivcongresso/cdrom/pdfN/1027.pdf>. Acessado em: 20 de outubro de 2019.

A partir da análise desse contexto infere-se:

  1. Os casos de parada cardíaca e morte súbita em atletas usuários de anabolizantes podem estar relacionados às alterações fisiológicas no coração, provocadas pelo uso do anabolizante.
  2. O uso de anabolizantes sem exercício físico não traz prejuízos à saúde.
  3. Anabolizantes associados a exercícios físicos causam mais prejuízos do que quando utilizados por sedentários.

É CORRETO o que se afirma em:

O Ministério da Saúde não recomenda o consumo de álcool por motivos nutricionais e sociais (BRASIL, 2008). Além disso, afirma que:

– É considerado grupo de risco aquelas pessoas que consomem álcool em doses diárias superiores a: duas para homens e uma para mulheres;
– A dependência se caracteriza com o consumo de doses diárias que variam de: 6 ou mais para homens; 4 ou mais para mulheres;
– Para calcular a quantidade de álcool consumida, é necessário considerar o teor alcoólico, o volume e a densidade do álcool.

– Além desses dados, considere que:

Copo de uísque = 80ml.
Copo de cachaça = 40ml.
Copo de vodka = 120ml.
Lata de cerveja = 350ml.
Garrafa de cerveja = 700ml.
Garrafa de vinho tinto = 750ml.
Taça de vinho tinto = 150ml.

Considerando os dados do contexto para a tomada de decisões baseadas em evidências na formulação das ações em saúde, assinale dentre os grupos relacionados a seguir, aquele que representa o grupo prioritário para programação relativa a cuidados com o consumo.de álcool.

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