O estudo da língua portuguesa deve objetivar a amplidão de todas as competências que a atividade verbal prevê. Isso implica promover o desenvolvimento de capacidades para
I- ler e entender um texto, de qualquer dimensão, de qualquer gênero.
II- se expressar por escrito, conforme a solicitação do momento, de forma clara, precisa, coesa, coerente e relevante.
III- fazer uma prova, pontual, específica, limitada por um tempo e por uma série de outras determinações técnicas.
Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está (ão) CORRETA (s), apenas
“As leituras do professor são relevantes para a construção de sua identidade profissional, elemento constitutivo da profissão docente". (Kleiman, 2001 p. 119).
Do enunciado, pode-se depreender que
( ) as práticas e leitura do professor podem produzir efeitos significativos em seu desempenho profissional.
( ) a leitura é uma atividade dialógica intertextual que conduz à elaboração de redes de conhecimento que atuam no processo de constituição identitária do professor.
( ) o livro didático é importante e apenas ele preenche as necessidades de leitura do professor, atendendo os objetivos de seu plano de trabalho.
Analise as proposições e coloque V para Verdadeira e F para Falsa e marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.
É por meio da noção de produção de gêneros textuais que percebemos o papel dialógico e social da linguagem. Neste sentido, em relação ao gênero textual acima, analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para Falsa.
( ) Os gêneros textuais apresentam aspectos específicos que definem sua composição, esfera comunicativa e o contexto em que vai circular.
( ) O texto faz uma caracterização estereotipada e preconceituosa dos alunos que são falantes de variedades linguísticas estigmatizadas e diferentes da norma urbana de prestígio.
( ) O gênero textual humorístico (piada) não deve ser trabalhado em sala de aula, pois não propicia a interação verbal da linguagem.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Um dos recursos de coesão textual responsáveis por retomar termos ou expressões precedentes é o emprego de pronomes relativos, alguns deles vindo antecedidos de preposição necessária. Tendo isso em vista, estabeleça a conexão entre as informações no texto a seguir, utilizando esse recurso.
A sequência CORRETA de preenchimento das lacunas com os pronomes relativos é:
Nos períodos abaixo estão em destaque orações que contribuem para a sequenciação lógica das ideias, promovendo, pois, a coerência textual:
I- Apesar de todos os participantes do estudo se mostrarem inicialmente saudáveis, os que estavam obesos apresentaram um risco de 96% maior de desenvolver “falência" cardíaca, 50% maior de apresentar doença nas coronárias e 7% maior de ter um acidente vascular cerebral. [...]
II- Para muitos especialistas, não adianta apenas monitorar diabetes, colesterol e hipertensão arterial sem buscar reduzir o peso de quem está obeso.
III- Para tentar controlar a obesidade, ainda não se inventou nada melhor que a combinação de uma alimentação adequada com o aumento da prática de atividades físicas.
IV- O médico pode optar por tratamentos complementares, mas a mudança de estilo de vida é central nessa história.
Marque a alternativa que apresenta o tipo de relação lógico-semântica inferido da combinação das orações:
No período abaixo exposto, que é o subtítulo do ensaio “A LUTA NAS EMPRESAS", uma estrutura se apresenta na voz passiva analítica:
Elisa e Carol vão promover juntas um evento de moda. As peças que comporão o desfile serão de duas lojas, uma de Elisa e outra de Carol. Elas observam que há 5 vestidos da loja de Elisa para cada 3 vestidos da loja de Carol. Sabendo que há 18 vestidos a mais da loja de Elisa, a quantidade total de vestidos que irão ser expostos nesse evento é
Devido às fortes tempestades que atingem Nova York, a equipe de meteorologistas de um aeroporto da cidade determinou:
“Se a tempestade não parar, então todos os voos deverão ser cancelados."
Sabendo que os controladores de voos seguem rigorosamente esta regulamentação, é CORRETO afirmar que
Diz a norma gramatical, em relação à concordância entre verbo e sujeito, que o verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito da oração. Por outro lado, há usos variáveis da concordância, dentre os quais o do sujeito composto e o de expressões partitivas. Observe as regras abaixo e responda ao que se pede com relação aos exemplos que seguem:
- O sujeito composto leva o verbo para o plural, independentemente da posição em que apareça o sujeito; mas é possível a concordância com o núcleo mais próximo, se o sujeito vem após o verbo.
- Se o sujeito é representado por expressões partitivas, a concordância se dá com o núcleo, podendo também ser estabelecida com o substantivo que denota o conjunto.
I- A sustentação dos partidos, a exposição de suas ideias no rádio e na televisão e a atuação de seus parlamentares no Congresso vai/vão custar neste ano aos cofres públicos mais de 11 bilhões de reais. (Quanto custa a democracia -Veja, 04/10/17).
II- Na conta está / estão o fundo partidário, a renúncia de impostos para as emissoras que exibem as propagandas obrigatórias e os orçamentos da Câmara e do Senado. (Idem)
III- [...] Até os 5, 6 anos, a criança aprende em ritmo espantoso, e isso será valioso para toda a vida. Infelizmente, é uma fase que costuma ser negligenciada – famílias pobres não recebem orientação básica sobre como enfrentar o desafio de criar um bebê, falta/ faltam boas creches e pré-escolas e, sobretudo, o empurrão certo na hora certa. (Entrevista “Primeiro empurrão", Veja, 27/09/17).
IV- Cerca de 50% dos produtos oncológicos do mundo atualmente são consumidos pelos Estados Unidos. E metade deles especificamente pelo Medicare, o seguro de saúde gerido pelo governo para pessoas idosas. Quando há um novo produto para câncer no mundo, portanto, sabe-se de antemão que boa parte das vendas será / serão feita(s) para o governo dos Estados Unidos. (Entrev. “O médico que vale ouro", Veja, 04/10/17).
Após analisar como se concretizam as regras de concordância nos exemplos acima, NÃO admite (m) a variação da forma verbal apenas
Nos períodos abaixo listados, todas as orações em destaque são subordinadas. Mas em apenas um deles consta uma oração subordinada adjetiva, a saber:
A charge a seguir, publicada no período em que foi divulgado o preço cobrado nas clínicas particulares pela vacina da dengue, denuncia, através do diálogo entre os personagens, a dificuldade de quem precisa de tratamento, mas não tem condição de custeá-lo.
Com base na análise do segundo enunciado presente na charge, deduzimos que
I- existe uma falha estrutural no segundo enunciado, em virtude de a vírgula ter sido usada para separar o sujeito do predicado.
II- a vírgula presente no segundo enunciado é usada para marcar a supressão da forma verbal.
III- a opção pelo uso do verbo “cobrar" no subjuntivo sinaliza a possibilidade da existência de clínicas em que a vacina é vendida por um valor inferior a 300 reais, mesmo que ela não seja encontrada.
IV- o uso do verbo “cobrar" no presente do indicativo seria também adequado ao contexto, dada a existência de uma só clínica em que a vacina é vendida por um valor inferior a 300 reais.
Dentre as proposições acima podemos afirmar que está(ão) CORRETAS apenas as proposições:
Gabriel, Pedro e Marina são médicos e atendem ao todo 48 pacientes por dia. A quantidade de pacientes atendidos por Gabriel é a quarta parte da quantidade de pacientes atendidos por Marina. A partir dessas informações, classifique, logicamente, cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira V ou falsa F.
( ) Gabriel atende menos de 10 pacientes por dia.
( ) Pedro atende pelo menos 2 pacientes por dia.
( ) Marina pode não atender pacientes.
( ) Pedro pode atender todos os pacientes.
( ) Gabriel e Pedro podem atender ao todo 15 pacientes por dia.
A sequência CORRETA dessa classificação, feita de cima para baixo, é
Em uma festa de casamento, o buffet era composto por entrada, prato principal e sobremesa. Após a festa, percebeu-se que todos os convidados comeram pelo menos um prato. Observou-se que 200 convidados comeram a entrada, 184 convidados comeram o prato principal e 192 comeram a sobremesa. Sabe-se ainda que 98 convidados comeram os três pratos, 119 convidados comeram entrada e prato principal, 152 convidados comeram entrada e sobremesa e 5 convidados comeram exclusivamente a sobremesa. Quantos convidados havia na festa?
Considerando a linguagem e sua articulação com as práticas interativas sociais no ensino, é possível asseverar que
I- a função social do ensino de língua deve ser pautada numa perspectiva de educação linguística que tenha como escopo a transmissão de conteúdos gramaticais, privilegiando o nível culto da linguagem.
II- o caráter social, político, histórico e ideológico da linguagem coloca a enunciação como construção social, resultante da interação humana que se realiza por meio do dialogismo.
III- a língua é um sistema estável e imutável, sem valores ideológicos.
Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está (ão) CORRETA (s), apenas
Irandé Antunes (2007, p.104) afirma que “Tem-se em mente o mito de uma língua uniforme, sem variação, sem adequação à situação em que é usada e, lá no fundo, o outro mito de que a norma culta é inerentemente melhor que as outras. No entanto, a ciência linguística defende que o bom uso de língua é aquele que é adequado às condições de uso".
Compreende-se, pois, que
( ) existem variações linguísticas porque as línguas são fatos sociais, situados num tempo e num espaço concretos, com funções definidas.
( ) a norma culta deve ser endeusada, absolutizada como um recurso suficiente ao sucesso da interação.
( ) a linguagem padrão deve ser ensinada e usada, adequadamente, quando a situação comunicativa assim o exigir.
Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa. Marque a alternativa CORRETA.