Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“A number of studies have supported the popular notion that children enjoy an advantage over adults in learning the pronunciation of a second language (Asher & Garcia, 1969; Scovel, 1969; Siegler, Krashen, & Ladefoged, 1975). Such studies, however, fail to prove that it is impossible for adults to acquire nativelike pronunciation, and several researchers have presented strong evidence to the contrary (Neufeld, 1980; Tarone, 1978). A widely cited study by Snow and Hoefnagel-Hohle (1977) found that adults were actually superior to children in the areas of pronunciation and sound discrimination, at least in the first stages of learning, and, although children excelled in later stages, the only subject in the study identified as acquiring nativelike pronunciation was the teenager. Flege (1987), in a review of the literature, notes that the results of many empirical studies are 'inconsistent with the expectations generated by the critical period hypothesis' (p. 174) and points out that the hypothesis itself is difficult to test, as it is hard to isolate speech learning from other factors associated with age." JONES, Rodney. Beyond 'Listen and Repeat': Pronunciation Teaching Materials and Theories of Second Language Acquisition. In: RICHARDS, J. C. & RENANDYA, W. A. Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p.179.

According to the text it is CORRECT to say that

Do ponto de vista da gramática normativa, existe uma falha de regência na sentença “Todo brasileiro tem direito à moradia e viver feliz", considerando o substantivo regente “direito" e o complemento regido. Abaixo se apresentam algumas alternativas de reescrita dessa construção. Assinale a CORRETA:

Analise os períodos abaixo, com atenção para o processo de combinação das orações

I- É tentador atribuir esse fenômeno a fatores específicos ao Brasil.

II- Não chega a surpreender que a confiança nas instituições investigadoras, e nos que conduzem a Lava Jato, esteja começando a cair.

Nesses períodos, a oração subordinada em destaque assume a função sintática de

O título de um texto anuncia o tema a ser abordado, marca o posicionamento do autor e também o tom (se crítico, irônico, humorístico, objetivo) do texto; sendo, portanto, um fator de coerência textual. Observe os títulos a seguir, de modo a avaliar a sua adequação ao conteúdo do texto:

A respeito da combinação das palavras, deduz-se que

I- o vocábulo “valores", em Homem de valores, produz o efeito de ambiguidade; ao fazer tal escolha, o autor não só se refere diretamente à quantia paga por votos pelo deputado Eduardo Cunha; como, sutilmente, alude à desqualificação de caráter desse deputado.

II- o mesmo efeito irônico provocado pela anteposição do adjetivo em “Poderoso Paulo Rabelo!" é reproduzido na expressão que dá título à nota jornalística Fina Ironia; desta vez, por meio da anteposição do adjetivo, o autor denuncia o tom crítico do texto.

III- tendo em vista a função denotativa do texto jornalístico, o título Saúde Frágil, ao contrário dos títulos 1 e 2, anuncia, sem qualquer nuance de dubiedade semântica, o tema da matéria – as implicações aos envolvidos em ilícitos, ou seja, os malefícios à sua saúde, sequela provocada em virtude das delações divulgadas.

É(são) falsa(s) apenas a(s) afirmação(ões):

Maria, Júlia e Clara fizeram o mesmo concurso, porém para cargos distintos (cargo A, cargo B e cargo C, não necessariamente nessa ordem). No dia da prova, elas foram com vestidos de cores diferentes (cinza, laranja e rosa) e cada uma levou uma bebida para tomar enquanto fazia a prova (água, refrigerante e suco).

Sabe-se que:

- A menina que fez o concurso para o cargo B levou suco.

- O vestido de Clara não é laranja.

- A garota do vestido cinza levou água.

- Maria, que prestou concurso para o cargo A, não levou refrigerante.

- Júlia não prestou concurso para o cargo C.

É CORRETO afirmar que:

Em uma sala de aula há 95 alunos. Dentre esses alunos, sabe-se que o dobro do número de mulheres é igual ao triplo do número de homens. Quantas mulheres há a mais do que homens nessa sala de aula?

Considering the article written by Dona Dovey, which of the following statements is CORRECT?

What voiced consonat has the same place of articulation as [ ]and the same manner of articulation as [ ]?

Indicate which of following definitions is TRUE.

"Grammar is not just concerned with syntax, however. the way words are formerd- and can change their form in order to express different meanings-is also at he heart of grammatical knowledge. Thus, form example, we cam modifiy the form arrive by adding-d to make arrived, so that the verb now refers to the part. if we replave e with- ing to make the form of arriving, the verb now indicates continuity. we call the study of this kind of word formation morphology. speakers of a language have a good knowledge of morphology, for if they did not, they would not be able to say I arrive, but then changes this to he arrives".

HARMER,J.the Practice of English Language Teaching(5th Edition).Harlow: Longman- Pearson,201.p.32.

Which of the fallowing statements IS NOT relatec to morphology?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282