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A leitura de imagens, propostas para crianças surdas, se considerada de forma ampla, pode ser entendida como uma atividade de:

Leia a descrição a seguir: “Mãos em A horizontal, palma para frente, polegar tocando o canto direito da boca. Girar a mão pelo pulso, para baixo e para trás”. A opção que se refere à palavra cujo sinal foi descrito neste enunciado é:

“Mão direita vertical aberta, palma para a esquerda. Passar a ponta do dedo médio no lado direito da testa e mover a mão para cima e para a direita, curvando o dedo médio”. A classe gramatical do sinal cuja execução acaba de ser feita neste enunciado é:

Leia o texto abaixo e responda às questões

propostas.

Segurança

1 O ponto de venda mais forte do condomínio

era a sua segurança. Havia as mais belas casas, os

jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia,

acima de tudo, segurança. Toda a área era cercada

por um muro alto. Havia um portão principal com

muitos guardas que controlavam tudo por um

circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio

os proprietários e visitantes devidamente

identificados e crachados.

2 Mas os assaltos começaram assim mesmo.

Ladrões pulavam os muros e assaltavam as casas.

3 Os condôminos decidiram colocar torres

com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro

lados. As inspeções tornaram-se mais rigorosas no

portão de entrada. Agora não só os visitantes eram

obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus

familiares também. Não passava ninguém pelo

portão sem se identificar para a guarda. Nem as

babás. Nem os bebês.

4 Mas os assaltos continuaram.

5 Decidiram eletrificar os muros. Houve

protestos, mas no fim todos concordaram. O mais

importante era a segurança. Quem tocasse no fio

de alta tensão em cima do muro morreria

eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local

um batalhão de guardas com ordens de atirar para

matar.

6 Mas os assaltos continuaram.

7 Grades nas janelas de todas as casas. Era

o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os

altos muros, e o fio de alta-ensão, e as patrulhas, e

os cachorros, e a segunda cerca, de arame farpado,

erguida dentro do perímetro, não conseguiriam

entrar nas casas. Todas as janelas foram

engradadas.

8 Mas os assaltos continuaram.

9 Foi feito um apelo para que as pessoas

saíssem de casa o mínimo possível. Dois

assaltantes tinham entrado no condomínio no banco

de trás do carro de um proprietário, com um

revólver apontado para a sua nuca. Assaltaram a

casa, depois saíram no carro roubado, com crachás

roubados. Além do controle das entradas, passou a

ser feito um rigoroso controle das saídas. Para sair,

só com um exame demorado do crachá e com

autorização expressa da guarda, que não queria

conversa nem aceitava suborno.

10 Mas os assaltos continuaram.

11 Foi reforçada a guarda. Construíram uma

terceira cerca. As famílias de mais posses, com

mais coisas para serem roubadas, mudaram-se

para uma chamada área de segurança máxima. E

foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode

entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num

local predeterminado pela guarda, sob sua severa

vigilância e por curtos períodos.

12 E ninguém pode sair.

13 Agora, a segurança é completa. Não tem

havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo

seu patrimônio. Os ladrões que passam pela

calçada só conseguem espiar através do grande

portão de ferro e talvez avistar um ou outro

condômino agarrado às grades da sua casa,

olhando melancolicamente para a rua.

14 Mas surgiu outro problema.

15 As tentativas de fuga. E há motins

constantes de condôminos que tentam de qualquer

maneira atingir a liberdade.

16 A guarda tem sido obrigada a agir com

energia.

(VERÍSSIMO, Luiz Fernando. http://www.passeiweb.com/estudos

/livros/comedias_para_se_ler_na_escola)

Pode-se depreender da leitura do 11º

parágrafo em diante do texto que, após serem

tomadas as medidas para impedir a entrada e a

saída de pessoas do condomínio, acabando com os

assaltos, alguns condôminos se amotinavam e

tentavam fugir por se sentirem:

“e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa” (13º §) Feitas as alterações na redação do fragmento acima, pode-se afirmar que houve erro no emprego do acento indicativo da crase em:

A Portaria 087/2011, que estabelece a proposta pedagógica para a Rede Municipal de Ensino de Niterói, no capítulo IV – Da Educação Especial – afirma que será considerado como aluno com necessidades educacionais especiais aquele que apresente:

Segundo Zabala, as concepções que entendem a educação como formação integral criticam o uso dos conteúdos disciplinares como única forma de definir os objetivos educacionais; para tais concepções, serão conteúdos de aprendizagem todos aqueles que:

A ação disciplinar ulterior à absolvição no juízo da pena:

Fernandes (2005) explica que as propostas para o ensino de português como segunda língua para crianças surdas devem priorizar certos níveis de abordagem da língua. Os níveis em que o professor deve inicialmente centrar-se para garantir uma maior efetividade do ensino são:

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Considerando-se a estruturação de sentido opositivo do texto até o 10º parágrafo, pode-se depreender que está em DESACORDO com o texto a seguinte afirmação:

“Não tem havido mais assaltos.” (13º §) Das alterações feitas na oração acima transcrita, aquela que está INCORRETA em relação às normas da língua padrão é:

Para Vygotsky, o curso do desenvolvimento do conceito científico na criança, nas ciências sociais, transcorre sob as condições do processo educacional, forma de colaboração, dentro de um sistema, entre o professor e o aluno. A essa colaboração original entre a criança e o adulto deve-se:

Segundo Gandin, a educação libertadora e capaz de promover a transformação social é aquela que:

Nos Referenciais Curriculares para a Rede Municipal de Educação de Niterói (Referenciais Curriculares 2010: Uma Construção Coletiva – Ensino Fundamental), a organização curricular tem uma dimensão específica por ciclos e Eixos Temáticos. Tais eixos são:

De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Niterói, para que um servidor aposentado, do sexo masculino, possa retornar ao serviço público através de reversão, além de ser julgado apto para o retorno, em inspeção médica, é necessário que ele NÃO tenha completado:

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