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As tecnologias de informação e comunicação e seus usos são considerados elementos facilitadores para uma educação bilíngue. A alternativa que justifica essa visão é o(a):

A alternativa que caracteriza o papel que o educador desempenha na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem dos alunos surdos é:

O modelo oralista de educação de surdos pautava-se na ideologia reabilitatória. A língua de sinais era considerada por esse modelo como:

“Mão direita vertical aberta, palma para a esquerda, indicador e polegar unidos pelas pontas; mão esquerda horizontal aberta, palma para a direita, indicador e polegar unidos pelas pontas, entrelaçados nos dedos direitos. Mover as mãos para a direita, alternando suas posições (mão direita horizontal, mão esquerda vertical)”. Essa é a descrição sobre a forma de executar um sinal em Libras que se refere a:

A prática da inclusão se baseia em princípios que diferem daqueles tradicionalmente consagrados pelas sociedades contemporâneas, competitivas e não inclusivas. O princípio que NÃO se coaduna com a constituição de uma sociedade inclusiva é:

Em relação à aquisição e ao desenvolvimento da linguagem, é possível afirmar que o momento mais adequado para apresentar as crianças surdas à língua de sinais é:

No que diz respeito à proposta de educação bilíngue como parte da implementação de políticas linguísticas, podem ser consideradas metas para atingimento em nível pessoal as abaixo apresentadas, EXCETO:

As escolas ou classes em que a LIBRAS e a modalidade escrita da língua portuguesa são as línguas de instrução, utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo, são as Escolas ou Classes:

Dos fragmentos do texto abaixo, com os verbos expressos na voz passiva, aquele em que NÃO foi feita a alteração para a voz ativa é:

Para Luckesi, “o erro, como manifestação de uma conduta não aprendida, decorre do fato de que há um padrão já produzido e ordenado que dá a direção do avanço da aprendizagem do aluno”. Portanto, para que o erro seja utilizado como fonte de crescimento, o professor deve:

Na ausência de iniciativa da autoridade responsável pelo processo de avaliação do estágio probatório para a homologação ou não, o estagiário, com o transcurso do prazo de três anos:

O direito de pleitear na esfera administrativa prescreverá em:

“Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados.” (1º §) Redigindo-se o fragmento acima em um único período, a redação que mantém o sentido original do texto é:

“Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado.” (5º §) Abaixo foram feitas alterações na redação do período transcrito acima. Aquela em que a correlação entre os tempos verbais está gramaticalmente INADEQUADA é:

Segundo Gadotti, o pensamento pedagógico brasileiro tem sido definido por duas tendências gerais: a liberal e a progressista. Os educadores e teóricos da educação liberal caracterizam-se por não reconhecerem o conflito de classes na sociedade e também por defenderem:

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