Segundo entendimento de Moreira e Candau (2007), o currículo não está limitado ao conjunto de disciplinas desenvolvidas pela instituição escolar. Nesse contexto, dadas as respeito do currículo escolar,
I. O currículo deve ser entendido como a síntese do programa de formação estudantil, concebido e projetado pelas secretarias e colegiados municipais, a fim de construir padrões de qualidade em torno de comportamentos e desenvolvimento intelectual desejados para cada nível de formação.
II. O currículo representa um conjunto de práticas que propiciam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidade sociais e culturais.
III. O currículo pode indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar.
verifica-se que está/ão correta/s
Vivemos em uma sociedade diversificada, a escola, por sua vez, abriga grupos de pessoas que derivam de diferentes estruturasfamiliares e culturais. Dadas as afirmativas a respeito das atitudes da escola inclusiva,
I. Assegurar a todos os alunos o pleno desenvolvimento, garantindo em todas as etapas de sua existência, as condições para uma vida digna de qualidade física, psicológica, social e econômica.
II. Valorizar todas as pessoas, oferecendo oportunidades para que cada indivíduo se desenvolva em suas diversidades.
III. A escola acolhe os indivíduos em sua heterogeneidade, o que é positivo para o ambiente escolar, favorecendo, assim, um aprendizado de desigualdade de oportunidades.
verifica-se que está/ão correta/s
A equipe multiprofissional é uma necessidade da escola. É essa equipe que elabora e realiza projetos em parceria, devendo responder às demandas de cada situação e à normativa dos sistemas de ensino. A respeito da equipe multiprofissional, assinale a alternativa correta.
No espaço escolar, é comum a ocorrência de acidentes com alunos. Portanto, é importante que o profissional da educação tenha conhecimento sobre os procedimentos de primeiros socorros. A/s medida/s que deve/m ser adotada/s no caso de uma convulsão é/são:
I. retirar os objetos de perto da vítima
II. colocar a vítima de bruços;
III. segurar a vítima movimentando o seu rosto, buscando reanimá-la.
verifica-se que está/ão correta/s
Dadas as afirmativas sobre a charge,
I. Há, na imagem, um processo intertextual que obriga o interlocutor a fazer inferências e a construir analogias, elementos sem os quais a compreensão textual ficaria comprometida.
II. Na charge, há uma crítica social apresentada na fala do menino: o discurso, não concretizado, de que a escola é o futuro para as crianças.
III. Por meio de elementos visuais e verbais, o gênero textual em questão tem o objetivo de estabelecer uma opinião crítica e de persuadir o leitor, influenciando-o criticamente.
IV. Nas entrelinhas da charge, não se pode afirmar que exista qualquer tipo de comentário crítico, pois essa tem apenas a função de entreter o leitor.
V. O quadrinho constitui um gênero textual que apresenta, em primeiro plano, uma imagem do que seria a escola e uma faixa escrito “GREVE! ”.
verifica-se que estão corretas apenas
Um professor de práticas esportivas decidiu anotar a altura e o peso de seus alunos, montando a seguinte tabela.
Com base nesses dados, e considerando corretamente os conceitos estatísticos de média, moda e mediana, assinale a alternativa correta.
Segundo a Lei nº 9.784/1999 e suas alterações, no processo administrativo, são deveres do administrado perante a administração, sem prejuízo de outros:
I. proceder com lealdade, com urbanidade e com boa-fé;
II. agir de modo temerário;
III. prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.
Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s
Acerca da administração pública, é correto afirmar:
O prazo máximo de restrição de acesso à informação ultrassecreta, conforme a classificação prevista na Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011, é de
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Este, por sua vez, oferece condições para que a escola se organize e coloque em prática as estratégias, a fim de alcançar os seus objetivos. O princípio que norteia o Projeto Político-Pedagógico é denominado de princípio
A Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece que a educação tem por finalidade:
Na vida profissional, o indivíduo desenvolve um relacionamento com os colegas de trabalho em diferentes níveis hierárquicos. Independentemente da afinidade, deve-se priorizar a realização de um bom trabalho. Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. A ética é oposta à justiça, que é indispensável.
II. A cordialidade atua como barreira para uma boa relação no trabalho. III. Para uma relação saudável, é necessário se fazer ouvir, sem troca. IV. A empatia amplia nossa percepção da realidade. Para praticá-la, saber ouvir é fundamental.
verifica-se que está/ão correta/s
A comunicação na escola é essencial para a troca de conhecimentos, para a promoção de melhorias e de mudanças e para o desenvolvimento social e pedagógico. Acerca de uma boa comunicação, dadas as afirmativas,
I. O repasse de informações para o público externo da escola (pais e alunos) deve existir de forma clara e objetiva.
II. A comunicação interna é um princípio essencial para tornar o trabalho mais eficiente e interligar os colaboradores e toda a equipe escolar.
III. A tecnologia deve ser usada a serviço da comunicação.
verifica-se que está/ão correta/s
Assinale a alternativa cujos sinais pontuam corretamente esse trecho:
Em uma caixa, estão postas dez bolas de tênis, sendo cinco azuis e cinco amarelas. Sem olhar para dentro da caixa e sem ver as bolas, qual a probabilidade de uma pessoa retirar da caixa duas bolas amarelas?