Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 47 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Segundo entendimento de Moreira e Candau (2007), o currículo não está limitado ao conjunto de disciplinas desenvolvidas pela instituição escolar. Nesse contexto, dadas as respeito do currículo escolar, 

I. O currículo deve ser entendido como a síntese do programa de formação estudantil, concebido e projetado pelas secretarias e colegiados municipais, a fim de construir padrões de qualidade em torno de comportamentos e desenvolvimento intelectual desejados para cada nível de formação. 

II. O currículo representa um conjunto de práticas que propiciam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidade sociais e culturais. 

III. O currículo pode indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. 

verifica-se que está/ão correta/s

Vivemos em uma sociedade diversificada, a escola, por sua vez, abriga grupos de pessoas que derivam de diferentes estruturasfamiliares e culturais. Dadas as afirmativas a respeito das atitudes da escola inclusiva, 

I. Assegurar a todos os alunos o pleno desenvolvimento, garantindo em todas as etapas de sua existência, as condições para uma vida digna de qualidade física, psicológica, social e econômica.

II. Valorizar todas as pessoas, oferecendo oportunidades para que cada indivíduo se desenvolva em suas diversidades. 

III. A escola acolhe os indivíduos em sua heterogeneidade, o que é positivo para o ambiente escolar, favorecendo, assim, um aprendizado de desigualdade de oportunidades.

verifica-se que está/ão correta/s

A equipe multiprofissional é uma necessidade da escola. É essa equipe que elabora e realiza projetos em parceria, devendo responder às demandas de cada situação e à normativa dos sistemas de ensino. A respeito da equipe multiprofissional, assinale a alternativa correta.

No espaço escolar, é comum a ocorrência de acidentes com alunos. Portanto, é importante que o profissional da educação tenha conhecimento sobre os procedimentos de primeiros socorros. A/s medida/s que deve/m ser adotada/s no caso de uma convulsão é/são: 

I. retirar os objetos de perto da vítima
II. colocar a vítima de bruços;
III. segurar a vítima movimentando o seu rosto, buscando reanimá-la. 

verifica-se que está/ão correta/s

Dadas as afirmativas sobre a charge,

I. Há, na imagem, um processo intertextual que obriga o interlocutor a fazer inferências e a construir analogias, elementos sem os quais a compreensão textual ficaria comprometida. 

II. Na charge, há uma crítica social apresentada na fala do menino: o discurso, não concretizado, de que a escola é o futuro para as crianças. 

III. Por meio de elementos visuais e verbais, o gênero textual em questão tem o objetivo de estabelecer uma opinião crítica e de persuadir o leitor, influenciando-o criticamente.

IV. Nas entrelinhas da charge, não se pode afirmar que exista qualquer tipo de comentário crítico, pois essa tem apenas a função de entreter o leitor.

V. O quadrinho constitui um gênero textual que apresenta, em primeiro plano, uma imagem do que seria a escola e uma faixa escrito “GREVE! ”. 

verifica-se que estão corretas apenas

Um professor de práticas esportivas decidiu anotar a altura e o peso de seus alunos, montando a seguinte tabela.

Com base nesses dados, e considerando corretamente os conceitos estatísticos de média, moda e mediana, assinale a alternativa correta. 

Segundo a Lei nº 9.784/1999 e suas alterações, no processo administrativo, são deveres do administrado perante a administração, sem prejuízo de outros:

I. proceder com lealdade, com urbanidade e com boa-fé;
II. agir de modo temerário; 
III. prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s

Acerca da administração pública, é correto afirmar:

O prazo máximo de restrição de acesso à informação ultrassecreta, conforme a classificação prevista na Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011, é de 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Este, por sua vez, oferece condições para que a escola se organize e coloque em prática as estratégias, a fim de alcançar os seus objetivos. O princípio que norteia o Projeto Político-Pedagógico é denominado de princípio

A Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece que a educação tem por finalidade: 

Na vida profissional, o indivíduo desenvolve um relacionamento com os colegas de trabalho em diferentes níveis hierárquicos. Independentemente da afinidade, deve-se priorizar a realização de um bom trabalho. Nesse contexto, dadas as afirmativas,

I. A ética é oposta à justiça, que é indispensável.
II. A cordialidade atua como barreira para uma boa relação no trabalho.                                                                                                        III. Para uma relação saudável, é necessário se fazer ouvir, sem troca.                                                                                                          IV. A empatia amplia nossa percepção da realidade. Para praticá-la, saber ouvir é fundamental.

verifica-se que está/ão correta/s

A comunicação na escola é essencial para a troca de conhecimentos, para a promoção de melhorias e de mudanças e para o desenvolvimento social e pedagógico. Acerca de uma boa comunicação, dadas as afirmativas, 

I. O repasse de informações para o público externo da escola (pais e alunos) deve existir de forma clara e objetiva.
II. A comunicação interna é um princípio essencial para tornar o trabalho mais eficiente e interligar os colaboradores e toda a equipe escolar. 
III. A tecnologia deve ser usada a serviço da comunicação.

verifica-se que está/ão correta/s

Assinale a alternativa cujos sinais pontuam corretamente esse trecho: 

Em uma caixa, estão postas dez bolas de tênis, sendo cinco azuis e cinco amarelas. Sem olhar para dentro da caixa e sem ver as bolas, qual a probabilidade de uma pessoa retirar da caixa duas bolas amarelas?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282