A fim de expressar ideias de local, movimento e ação de referentes em um dado evento, os sinalizantes podem fazer uso de diferentes tipos de predicados de evento, são eles: predicado classificador ou predicado lexical. [...] Em particular, o predicado classificador é semanticamente mais específico que os predicados lexicais.
No uso de predicado classificador, a Configuração de Mão (CM) expressa informações sobre o tamanho e a forma do referente. A posição e o movimento da mão expressam informações sobre deslocamento e locação do referente no espaço (Schick 1990; Engberg-Pedersen 1993; Emmorey 2002; Schembri 2003). [Dentre os diferentes tipos de predicados classificadores, há um] chamado de classificador manual, em que as mãos assumem a manipulação manual de um determinado referente realizada por outro referente animado. Por exemplo: uma CM em F (indicador e polegar em contato) pode ser usada para representar a ação de segurar uma flor.
Já no predicado lexical, ao invés de representar a manipulação manual de uma entidade ou de assumir, ele mesmo, a entidade, a CM corresponde à forma do sinal propriamente dito (i.e. a forma que seria listado em um dicionário). Considerando os sinais das atividades abaixo, assinale a alternativa que condiz com as características do classificador manual.
Em relação ao texto, chega-se à conclusão de que
Assinale a alternativa cujo fragmento extraído do texto apresenta um desvio da norma culta da língua quanto ao uso dos pronomes demonstrativos.
Dados os fragmentos do texto,
I. “levantou-se resolvido a entrar na rua assim mesmo"
II. “A carne comprimiu-se"
III. “rasgou-se a meia molhada"
IV. “e a gravata foi amarrada"
verifica-se que a voz passiva está presente apenas em
Dadas as igualdades, no contexto do texto,
I. [[2]] = 2.
II. [[3,1]] = 3.
III. [[-1,5]] = -1.
verifica-se que é(são) verdadeira(s)
Dadas as proposições quantificadas,
verifica-se que são verdadeiras apenas
A política de uma empresa de entrega de correspondências estabelece que as cartas são entregues na mesma ordem em que elas foram postadas. Quantos metros, a partir da primeira entrega, andará o carteiro para entregar as cartas das casas de números 10, 70, 30, 50, 40 e 80 (ordenação de postagem) de uma rua cuja numeração das casas é ordenada (10, 20, 30, ...), se a distância entre duas casas vizinhas é de quinze metros?
Acerca da discussão sobre fidelidade em tradução, assinale a alternativa que apresenta um posicionamento coerente com a postura do TILS.
É mais difícil permanecer fiel ao original quando se trata de traduzir, para uma língua provida de determinada categoria gramatical, de uma língua carente de tal categoria. Quando traduzimos a sentença em português ‘ela tem irmãos’ para uma língua que distinga o dual e o plural, somos obrigados, ou a escolher entre duas orações: ‘ela tem dois irmãos’ – ‘ela tem mais de dois irmãos’, ou a deixar a decisão ao ouvinte, e dizer: ‘ela tem dois ou mais de dois irmãos’ (JAKOBSON, 1975). Algo semelhante ao que acontece no trecho acima ocorre entre o par linguístico português (língua fonte) / Libras (língua alvo). É comum encontrarmos transcrições de sinais em Libras com uso do símbolo @, como nos casos: TI@, AMIG@, PRIM@, NAMORAD@. Essa forma de descrição indica a ausência ou a não obrigatoriedade de uma categoria gramatical específica. Qual alternativa aponta corretamente essa categoria gramatical?
De acordo com a Lei nº 12319/2010, a formação do Tradutor/ Intérprete de Libras em nível médio deve ser realizado por meio de: I. cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou; II. cursos de extensão universitária; III. cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação. Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
Segundo os versos, é correto afirmar que o trabalho poético está associado
Assinale a alternativa correta quanto aos aspectos gramaticais do texto.
Qual das opções preenche adequadamente as lacunas do texto?
Para controlar o consumo de água de sua residência, uma dona de casa estimou as quantidades de água utilizadas nas lavagens dos utensílios utilizados no café da manhã, tendo obtido os dados apresentados na tabela.
Considerando esses dados, numa ocasião em que foram lavados três colheres, duas facas, três garfos, três pires, dois pratos e três xícaras, o consumo de água foi de
Dadas as afirmativas sobre essas dimensões,
I. A razão entre o comprimento da quadra para partidas de simples e a largura para partidas de simples é menor que a razão entre o comprimento da quadra para partidas de duplas e a largura para partidas de duplas.
II. A razão entre as áreas da quadra para partidas de duplas e para partidas de simples é igual à razão entre as larguras da quadra para partidas de duplas e para partidas de simples.
III. A razão entre as diagonais da quadra para partidas de duplas e para partidas de simples é igual à razão entre os comprimentos da quadra para partidas de duplas e para partidas de simples.
verifica-se que está(ão) correta(s)