Em que aspecto o autor – em nome da liberdade poética – provoca um desvio da norma culta?
Que sentido no texto o autor atribui à palavra “cristandade"?
Qual das opções preenche adequadamente as lacunas do texto?
Dadas as igualdades, no contexto do texto,
I. [[2]] = 2.
II. [[3,1]] = 3.
III. [[-1,5]] = -1.
verifica-se que é(são) verdadeira(s)
verifica-se que são verdadeiras apenas
Dadas as ações,
I. Emitir certificados.
II. Assessorar os professores em estudos dirigidos.
III. Organizar as salas de aula.
verifica-se que é(são) atribuição(ões) de um Secretário escolar
A qualidade de atendimento ao público deve nortear o exercício profissional do servidor público. Dados os itens,
I. Eficiência em solucionar questões.
II. Rapidez nas respostas das demandas.
III. Domínio de todos os assuntos da instituição.
verifica-se que é(são) característica(s) importante(s) para eficiência de um Secretário Escolar
Acerca das atribuições e competências do Diretor Escolar e do Coordenador Pedagógico, atribua (1) para Diretor Escolar e (2) para Coordenador Pedagógico.
Nesse contexto, qual é a sequência correta, de cima para baixo?
Os trechos sublinhados nos versos indicam que a atividade do escritor
Assinale a alternativa cujo fragmento extraído do texto apresenta um desvio da norma culta da língua quanto ao uso dos pronomes demonstrativos.
Quanto aos fragmentos sublinhados, assinale a alternativa cuja sequência representa o uso correto do acento indicador de crase.
Para controlar o consumo de água de sua residência, uma dona de casa estimou as quantidades de água utilizadas nas lavagens dos utensílios utilizados no café da manhã, tendo obtido os dados apresentados na tabela.
Considerando esses dados, numa ocasião em que foram lavados três colheres, duas facas, três garfos, três pires, dois pratos e três xícaras, o consumo de água foi de
Dadas as afirmativas sobre essas dimensões,
I. A razão entre o comprimento da quadra para partidas de simples e a largura para partidas de simples é menor que a razão entre o comprimento da quadra para partidas de duplas e a largura para partidas de duplas.
II. A razão entre as áreas da quadra para partidas de duplas e para partidas de simples é igual à razão entre as larguras da quadra para partidas de duplas e para partidas de simples.
III. A razão entre as diagonais da quadra para partidas de duplas e para partidas de simples é igual à razão entre os comprimentos da quadra para partidas de duplas e para partidas de simples.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Acerca da organização da educação nacional e as atribuições dos entes federados na organização política da educação, assinale a alternativa correta.
Dados os documentos,
I. ficha individual;
II. histórico escolar;
III. livro de termos de visita.
verifica-se que é(são) relativo(s) à vida escolar dos alunos