Considerando o Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011 que regulamenta a Lei Orgânica da Saúde, é CORRETO afirmar que o Ministério da Saúde consolidará e publicará as atualizações da RENASES a cada:
Observa-se, em todos os excertos abaixo, o emprego de um recurso de linguagem denominado
ironia, MENOS na alternativa:
No 5º parágrafo, a autora afirma que “ser boazinha é péssimo”; pode-se afirmar, então, que os três
períodos que se seguem a essa afirmação apresentam uma relação semântica de:
No total, 3,6 milhões de redações da aplicação regular do Enem 2019 foram corrigidas e só 53
chegaram à pontuação máxima. Os candidatos homens são responsáveis por 21 dessas notas, enquanto 32 mulheres tiraram a nota mil. Dos representantes nordestinos, o maior número de notas 1000 nas redações, 6 no total, vieram de qual estado?
Ao realizar a higiene oral de um paciente acamado, antes de colocar o creme dental na escova de dentes e umedecê-la, o técnico deverá ter realizado qual das etapas abaixo?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do
coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção humana pelo 2019-nCoV é uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), segundo anexo II do Regulamento Sanitário Internacional. Portanto, trata-se de um:
Sobre o calendário vacinal nacional, analise os excertos:
I – Aos 3 meses: Meningocócica C (conjugada) - (previne Doença invasiva causada pela Neisseria meningitidis do sorogrupo C) – 1ª dose.
II – Aos 12 meses: Tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola) – 1ª dose.
III – Aos 15 meses: DTP (Previne a difteria, tétano e coqueluche) – 2º reforço.
IV – Aos 4 anos: Vacina Poliomielite 1 e 3 (atenuada) (VOP) - (previne poliomielite) – 1º reforço.
Está correto o que se afirma em:
Assinale as afirmativas abaixo e assinale (V) ou (F) nos parênteses, conforme a assertiva seja verdadeira ou falsa, respectivamente, de cima para baixo, a respeito da Lei nº 8.142/1990:
(____) A Conferência de Saúde atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
(____) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por
representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
(____) As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo Poder Legislativo.
(____) É o Ministério da Saúde, mediante portaria do Ministro de Estado, autorizado a estabelecer condições para aplicação da Lei nº 8.142/1990.
(____) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
A sequência CORRETA é:
Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa adequada sobre aspectos estruturais do
texto:
Observe a sequência.
4321 5555 6789 791113
O próximo número na sequência é
Erro de medicação é definido como um evento evitável, ocorrido em qualquer fase da terapia medicamentosa, que pode ou não causar danos ao paciente. Sobre os erros de medicação, considere a alternativa que indique um erro relacionado à prescrição incompleta:
Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Sobre a Aids, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
(___) O vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo.
(___) Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus replique-se dentro das células T-CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a aids apareça.
(___) Somente os pacientes soropositivos que têm AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.