A colonização portuguesa no Brasil adquiriu características diversas ao longo dos séculos XVII e XVIII. Ao se considerar as sociedades coloniais da cana-de-açúcar e da mineração, é possível observar situações muito diferentes e mesmo contraditórias.
Dentre as principais diferenças que podem ser observadas na comparação entre as sociedades açucareira e mineradora tem-se:
Desde o início do século III, uma crise generalizada se abateu sobre as instituições romanas. Embora poderoso, o Estado não conseguiu preservar a unidade política e administrativa do imenso território, habitado por povos de origens e culturas diversas, propiciando a crise e a queda do império romano.
Sobre os fatores que propiciaram a crise e a queda do Império Romano, analise as afirmativas a seguir.
I. As sucessivas lutas pelo poder entre chefes militares e o Senado minaram a coesão político-militar do exército.
II. As invasões bárbaras contribuíram para a crise e a queda do Império Romano.
III. O Império do Oriente recebeu o golpe fatal em 476, ano em que foi deposto Rômulo Augústulo, seu último soberano.
Está correto o que se afirma em
O Iluminismo também é chamado de movimento das luzes, filosofia das luzes, ou ilustração. O século XVIII é denominado século das luzes. Sobre o Iluminismo, analise as afirmativas a seguir.
I. O Iluminismo não pode ser classificado como uma revolução cultural.
II. Os iluministas passaram a procurar no universo da razão as explicações para os fenômenos do mundo físico e social.
III. O pressuposto básico do Iluminismo era o senso comum.
IV. No pensamento iluminista, um determinado pressuposto, para ser considerado verdadeiro, deveria ser analisado racionalmente.
Está correto o que se afirma em
A Antiguidade Oriental foi marcada pelo desenvolvimento de civilizações hidráulicas, dentre as quais podemos mencionar o Egito. Esta civilização se tornou um dos principais centros políticos e econômicos do mundo antigo, despertando cobiça e ambição em outros povos. O historiador grego Heródoto, ao refletir sobre a civilização egípcia, teria dito a frase, que se tornou célebre “O Egito é uma dádiva do Nilo”. Tal expressão constitui uma tentativa de depreciar a civilização egípcia, pois:
Entre os séculos IV e XIV, a Europa viveu a Idade Média, período de forte presença material e espiritual da Igreja Católica. Este período foi chamado por muitos pensadores modernos como “Idade das Trevas” ou “Noite de Mil Anos”. Estes julgamentos sobre a Idade Média carregam consigo algumas veracidades e algumas mentiras, inclusive criadas no sentido de diminuir a importância do período.
Dentre as veracidades e mentiras inseridas nas expressões anteriormente mencionadas, tem-se corretamente a seguinte sequência:
Entre os séculos IV e XIV, a Europa viveu a Idade Média, período de forte presença material e espiritual da Igreja Católica. Este período foi chamado por muitos pensadores modernos como “Idade das Trevas” ou “Noite de Mil Anos”. Estes julgamentos sobre a Idade Média carregam consigo algumas veracidades e algumas mentiras, inclusive criadas no sentido de diminuir a importância do período.
Dentre as veracidades e mentiras inseridas nas expressões anteriormente mencionadas, tem-se corretamente a seguinte sequência:
Considerando que a Idade Média é reconhecida como um período “mágico”, devido à forte presença da espiritualidade católica e do teocentrismo, analise as afirmativas a seguir.
I. O teocentrismo dificultou o aparecimento da ciência, uma vez que tudo era visto como vontade divina e aqueles que questionavam eram perseguidos pela igreja católica, que controlava toda a produção de saberes.
II. A peste negra dizimou cerca de um terço da população europeia, o que reduziu a fome no período da crise medieval.
III. As cruzadas eliminaram os muçulmanos e estabeleceram o domínio católico na terra santa.
Está correto o que se afirma em
A Idade Moderna (séculos XV – XVIII) inaugurou formas políticas e econômicas muito diversas do que se observou no contexto da Idade Média. No que tange à política, o absolutismo monárquico representou a centralização do poder nas mãos dos reis, em detrimento da nobreza.
São teóricos fundadores do pensamento absolutista:
De acordo com os princípios básicos para a educação infantil expressos no Referencial Curricular do Estado do Paraná, por seu caráter educativo atrelado à exigência de formação mínima e específica dos profissionais e ao fato de estarem submetidas a legislações que regulam seu credenciamento e funcionamento, a educação infantil como primeira etapa da educação básica deve seguir os princípios estabelecidos nas suas diretrizes, definidos no Art. 6º, cujas propostas pedagógicas devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos. Assinale, a seguir, a alternativa cujos conceitos se referem aos princípios éticos e políticos, respectivamente.
São vários os povos que ocupavam a América antes da chegada dos colonizadores e, sua organização social, econômica, religiosa e política era variada. Tais povos deixaram heranças históricas, uma vez que muitos deles foram dizimados durante o período de colonização; dentre eles, destacam-se os Maias, os Astecas e os Incas.
Sobre a sociedade, a economia e a religião Maia, assinale a afirmativa correta.
Qualidade na educação é um conceito complexo que pode se modificar conforme o contexto, os valores, a cultura e a identidade de cada local. O assunto está sempre presente nas discussões sobre as políticas públicas da educação no país. Isso ocorre porque uma educação de qualidade é fundamental para promover mudanças significativas. Sabemos que sem ela não haverá condições de alcançar avanços fundamentais em nosso país. A educação de qualidade perpassa todos os âmbitos da escola, mas certamente é o professor o profissional de papel fundamental nesse ambiente, em razão de sua responsabilidade na disseminação, na mediação e na transmissão dos conteúdos historicamente construídos pela humanidade. Considerando os fatores relacionados à gestão da sala de aula com impacto no sucesso ou no fracasso escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A interação do professor com seus alunos é fundamental para a aprendizagem, uma vez que ela torna possível estabelecer novas ações que influenciem no desenvolvimento, agindo na zona de desenvolvimento potencial. Essa interação possibilita ao aluno a apropriação dos instrumentos cognitivos/culturais para desenvolver os processos psicológicos cognitivos superiores.
( ) Para que as estratégias de aprendizagem modifiquem as estruturas cognitivas, é preciso cuidar tanto do planejamento quanto da execução das situações de ensino-aprendizagem.
( ) A organização didática docente confere clareza aos conteúdos, mas torna a sala de aula rígida, em alguns momentos impedindo o estabelecimento de objetivos e a organização de procedimentos que garantam a aprendizagem, inclusive para os alunos com maior risco de fracasso escolar, que devem ter experiência de êxito escolar.
( ) O estabelecimento de rotinas dificulta a aprendizagem, pois impede que o aluno ouse e se lance em direção ao desconhecido, além disso, a configuração de uma rotina dificulta que o professor escute seus alunos sobre as eventuais dificuldades individuais observadas no cotidiano.
( ) A tensão entre a prática pedagógica e as necessidades dos alunos é um dos fatores para a ocorrência das dificuldades de aprendizagem.
( ) Na prática pedagógica e no atendimento das necessidades dos alunos, destaca-se a importância do professor como mediador que privilegia mais a forma e menos o conteúdo, estabelecendo vínculos de amizade com seus alunos.
A sequência está correta em
De início, o Egito estava dividido em pequenas aldeias independentes, lideradas pelos nomarcas. A prática da agricultura, favorecida pelo quadro natural do território, propiciou o desenvolvimento da região com a formação das primeiras cidades. A união das populações do Vale do Nilo na construção de canais de irrigação e diques, para melhor controlar os efeitos das inundações, originou a formação de dois reinos: o Alto Egito ou Terra do Sul e o Baixo Egito ou Terra do Norte. Por volta de 3200 a.C ocorreu a unificação do Egito, que passou a estar submetido à autoridade de um único soberano, o Faraó. A história do Egito unificado é normalmente dividida em três períodos: o antigo, o médio e o novo império. Considerando os períodos da história do Egito unificado, bem como suas respectivas características, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Antigo Império.
2. Médio Império.
3. Novo Império.
( ) Resultou de um processo de união dos egípcios contra os hicsos. Sobre a liderança do faraó Amós I, a sociedade conseguiu expulsar os invasores.
( ) Caracterizou-se por grandes obras de irrigação e pelo desenvolvimento da agricultura, além da construção de grandes pirâmides como a de Quéops, de Quéfren e de Miquerinos, no planalto de Gizé.
( ) Foi um período próspero, marcado pela expansão territorial e pelo início das relações comerciais entre os egípcios e outros povos como os fenícios, os sírios e os cretenses.
A sequência está correta em
No final do século VI a.C, a tirania predominante no último século do período arcaico foi derrubada por grupos comandados por aristocratas, dando início ao período clássico da civilização grega.
Sobre o período clássico da civilização grega, assinale a afirmativa correta.
Dando seguimento à intenção de modificar a Igreja, o papa Paulo III convocou, em 1545, o 19º Concílio Ecumênico da Igreja
Cristã, que ficou conhecido como o Concílio de Trento.
O Concílio foi encerrado em 1563. Foi uma medida adotada em Trento:
O dia 22 de setembro de 1792, data da abolição da monarquia, foi considerado, no novo calendário, o ano I da liberdade. Com a Convenção Nacional definiram-se mais claramente as tendências políticas. Considerando as tendências políticas, bem como suas respectivas características, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Girondinos.
2. Jacobinos.
3. Pântano.
( ) Pertencentes à pequena burguesia e às camadas populares, eram apoiados pelos san-culottes e liderados por Robespierre e Saint-Just; sentavam-se à esquerda e nos lugares mais altos, por isso foram chamados de montanhas.
( ) Segmento politicamente indefinido, ocupava os lugares mais baixos do plenário.
( ) Pertenciam à alta e média burguesias e representavam os conservadores, queriam garantir a manutenção da liberdade; sentavam-se à direita do plenário.
A sequência está correta em
A questão das origens é sempre muito importante para qualquer civilização. Vários povos criaram explicações e justificativas, muitas vezes fantásticas, sobre o seu surgimento. Os romanos foram amplamente reconhecidos como uma civilização que criou um dos mitos de fundação mais conhecidos na História.
Considerando as explicações lendárias sobre a origem de Roma, assinale a afirmativa correta.