Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

De início, o Egito estava dividido em pequenas aldeias independentes, lideradas pelos nomarcas. A prática da agricultura, favorecida pelo quadro natural do território, propiciou o desenvolvimento da região com a formação das primeiras cidades. A união das populações do Vale do Nilo na construção de canais de irrigação e diques, para melhor controlar os efeitos das inundações, originou a formação de dois reinos: o Alto Egito ou Terra do Sul e o Baixo Egito ou Terra do Norte. Por volta de 3200 a.C ocorreu a unificação do Egito, que passou a estar submetido à autoridade de um único soberano, o Faraó. A história do Egito unificado é normalmente dividida em três períodos: o antigo, o médio e o novo império. Considerando os períodos da história do Egito unificado, bem como suas respectivas características, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Antigo Império.
2. Médio Império.
3. Novo Império.

(   ) Resultou de um processo de união dos egípcios contra os hicsos. Sobre a liderança do faraó Amós I, a sociedade conseguiu expulsar os invasores.
(   ) Caracterizou-se por grandes obras de irrigação e pelo desenvolvimento da agricultura, além da construção de grandes pirâmides como a de Quéops, de Quéfren e de Miquerinos, no planalto de Gizé.
(   ) Foi um período próspero, marcado pela expansão territorial e pelo início das relações comerciais entre os egípcios e outros povos como os fenícios, os sírios e os cretenses.

A sequência está correta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282