Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 39 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:

I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.

II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.

III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.

Está correto o que se afirma em

O reflexo de retirada é um exemplo de reflexo espinhal polissináptico que envolve muitos interneurônios. Ao pisar em um prego, por exemplo, a pessoa imediatamente retira o pé machucado.

Sobre o reflexo de retirada, assinale a afirmativa correta.

O naturalista Charles Darwin fez uma viagem que durou quatro anos e nove meses com o objetivo de mapear a costa da América do Sul. Ele não foi convidado para procurar e coletar os materiais, mas, sim, para fazer companhia ao capitão da embarcação, que buscava uma pessoa com quem pudesse conversar durante a viagem. No entanto, Darwin valeu-se da viagem e observou e coletou materiais que lhe permitiram elaborar o conceito de seleção natural. Assinale, a seguir, a afirmativa que indica a premissa da seleção natural, cerne da teoria evolucionista proposta do Charles Darwin.

Sobre as características gerais dos equinodermos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Todas as espécies são dioicas e apresentam desenvolvimento direto.
(   ) Apresentam endoesqueleto constituído por uma matriz de proteína impregnada de cristais de carbonato de cálcio e varia entre os equinodermos.
(   ) Entre as pedicelárias estão os espinhos, estruturas dotadas de pequenas pinças nas extremidades, cuja função é remover detritos e pequenos animais que aderem ao corpo do equinodermo.
(   ) Os pés ambulacrais são estruturas dotadas de ventosas aderentes na extremidade, que se projetam da superfície do corpo e auxiliam na movimentação e na captura de alimento.

A sequência está correta em

A simetria é uma importante característica para se entender a evolução no reino animal. Quanto a esse caráter, os animais podem ter basicamente dois padrões principais: simetria radial (ou radiada) e bilateral. Existem, no entanto, animais cujo corpo não pode ser dividido em metades especulares. Nesses casos, não existe simetria, falando-se em animais assimétricos.

Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Apesar de ser antigo, ainda é utilizado na classificação das plantas o termo fanerógamas; porém, não possui valor de categoria taxonômica. Esse termo se refere às plantas com estruturas reprodutivas bem visíveis e todas desenvolvem sementes. As fanerógamas são divididas em dois grupos – as angiospermas e as gimnospermas. As gimnospermas têm como um representante o pinheiro-do-Paraná ou araucária, a espécie mais conhecida no Brasil e que está presente no filo com maior número de espécies conhecido por:

Analise as três cadeias alimentares a seguir:

Analise as três cadeias alimentares a seguir:

O gambá é um dos animais que, ao pressentirem o perigo, liberam uma mistura de substâncias de odor desagradável, dentre elas, o H2S. Esse gás, liberado pelo animal, contém enxofre, principal responsável, em grande parte, pelo “cheiro de ovo podre”, sendo denominada ácido:

A educação é contínua construção e reconstrução do real, o movimento intelectual que ela comporta, e do qual importa, não pode ser senão uma dupla mão de desintegração das ordens intuídas e percebidas e de uma recomposição dessas mesmas ordens, tendo, por horizonte, uma aventura mental e, por ambição, a comunicação. Em síntese, a conduta do espírito exige sempre o vaivém do todo à parte e da parte ao todo. Diante do exposto, e considerando que quando o professor se posiciona perante os objetivos de sua ação pedagógica ele apresenta seus limites, determina até onde vão seus conhecimentos sobre o assunto que pretende ensinar, assim como é sabedor do que se está trabalhando em cada situação, são considerados tipos de objetivos que devem estar presentes em seu planejamento:

I. Comportamentais: objetivos que possam ser previstos, observados, medidos e comparados sabendo que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação.

II. Abertos: descrevem um encontro educacional. Um encontro que pode ser uma situação criada para permitir que aflorem as características individuais dos alunos, um problema que os alunos devem enfrentar ou ainda uma tarefa a executar. Essa descrição não estipula o que os alunos devem aprender no encontro planejado. É um objetivo que apenas anuncia uma condição, não sendo o desempenho previsível ou programável.

III. Provocativos: consistem em oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com múltiplas possibilidades de solução. O indivíduo deve por em ação sua imaginação para resolver o problema. É um objetivo que especifica a condição e o critério, mas não o desempenho.

Está correto o que se afirma em

Os ratos-do-deserto são tão efetivos em conservar a água que podem sobreviver apenas com a água liberada do metabolismo de seu alimento.

Assinale, a seguir, a característica do sistema excretor do rato-do-deserto que lhe permite uma melhor habilidade para concentrar a urina.

Considerando a sequência de bases 5’ATGGCCGGATCGGTGGGGCAT3’ de uma suposta fita de DNA responsável pela codificação completa de uma determinada proteína, assinale a ordem dos aminoácidos que, possivelmente, serão codificados por essa fita.

Considerando que a velocidade de propagação das ondas na mola é igual a 1,5 m/s, qual o intervalo de tempo necessário para que o ponto Q execute uma oscilação completa?

Os artrópodes representam a vasta maioria das espécies animais conhecidas, incluindo insetos, crustáceos e aracnídeos.

As características observadas em todos os artrópodes são:

Sobre a estrutura de uma cadeia de DNA, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) As bases nitrogenadas da dupla hélice são pareadas em combinações específicas: as purinas adenina (A) e timina (T); e as pirimidinas: guanina (G) e citosina (C).
(   ) O grupo fosfato de um nucleotídeo está ligado ao açúcar do próximo, formando a “cadeia principal” com alternância de grupos fosfato e açúcar, de onde se projetam as bases.
(   ) A cadeia polinucleotídica tem orientação da extremidade 5’ (com grupo fosfato) para a extremidade 3’ (com grupo – OH do açúcar).
(   ) Cada um dos quatro monômeros de nucleotídeo do DNA é composto por duas bases nitrogenadas, pelo açúcar desoxirribose e por um grupo fosfato.

A sequência está correta em

A disenteria amebiana é causada pelo parasita Entamoeba histolytica. Essa parasitose é adquirida ao ingerir cistos de Entamoeba presentes na água ou em alimentos contaminados com fezes de pessoas doentes. Os sintomas dessa doença são geralmente brandos, como diarreias e dor de estômago; porém, em casos mais graves a pessoa pode apresentar: