Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 39 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d

A teoria da seleção natural proposta por Darwin foi sintetizada a partir de observações que, por si só, não eram novas e nem profundas. Outros pesquisadores tinham peças do “quebra-cabeça”; porém, foi Darwin quem descobriu como elas se encaixavam com observações obtidas da natureza.

São consideradas observações feitas por Darwin, EXCETO:

A intencionalidade educativa demanda consciência do trabalho escolar, incluindo a compreensão de seus problemas, de suas potencialidades e dos desafios que precisarão ser enfrentados, a fim de que sejam pensados e organizados os meios para o alcance dos propósitos que serão fixados. Trata-se da adequação, do real e do ideal, sem perder de vista que seu caráter utópico – o que ainda não existe – se estabelece em torno do que pode existir e de como deve ser encaminhado para que exista o que pode existir. Nesse cenário, a avaliação:

I. Assume o relevante papel de viabilizar a construção de projetos exequíveis e iminentemente exitosos, porque são pautados em uma visão crítica da realidade concreta existente. Para isso, faz-se necessário superar a visão linear, pontual e inconclusiva que, em geral, incide sobre a avaliação na perspectiva formativa.

II. Permite o olhar atento sobre o percurso já trilhado, que serve de norte para a manutenção do que foi produtivo, eliminação do que não foi e projeção de novas investidas que, por sua vez, deverão ser reincidentemente analisadas.

III. Deverá interpretar o passado, visando traçar intervenções que traduzam o anseio de tornar presente o futuro projetado, sendo realizada em circunstâncias específicas, comumente ao final de percursos, em acordo com a dinamicidade que deve caracterizar o processo ensino e aprendizagem para possibilitar melhorá-lo sempre que necessário.

IV. E o planejamento se fundem em um movimento dialético que os une em propósitos e em compromisso com a construção de uma escola democrática, tanto em respeito ao ensino que ministra quanto à aprendizagem dos saberes que veicula.

Está correto o que se afirma em

Considerando a propagação da onda, a partir da posição representada na figura, é correto afirmar que o ponto Q:

Com base nas teorias da evolução, é correto afirmar que a situação:

“A parede celular é uma estrutura encontrada em bactérias, fungos e plantas. Nas bactérias, a maioria das paredes celulares contêm um peptidoglicano, um polímero composto de açúcares modificados com ligações cruzadas a pequenos polipeptídeos. As bactérias ________________ têm paredes celulares mais _______________, com uma quantidade relativamente grande de peptidoglicano; já as bactérias ________________ têm menos peptidoglicano e são estruturalmente mais ______________, com uma membrana mais externa que contém lipopolissacarídeos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Considere uma flor completa com pedúnculo que se prende ao cálice por uma extremidade e apresenta, na outra, o receptáculo, onde se inserem os verticilos florais, conjuntos de folhas modificadas que formam algumas estruturas, como o cálice, que se caracteriza por ser:

“A reprodução assexuada é uma característica comum em angiospermas, bem como em outras plantas e, para algumas espécies, é o modo principal de reprodução. Existem plantas que podem, às vezes, produzir sementes sem polinização ou fecundação. Essa produção assexuada de sementes é denominada ____________________.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Para explicar o padrão 3:1, Mendel desenvolveu um modelo de hereditariedade observando, consistentemente, a descendência F2 dos experimentos com ervilhas. Foram descritos quatro conceitos relacionados a esse modelo, e o segundo conceito foi feito de maneira incrível, pois Mendel fez, sem saber, uma dedução sobre o papel, ou mesmo sobre a existência dos cromossomos.

Assinale, a seguir, a afirmativa que descreve tal conceito.

A chuva ácida, no leste Europeu, provocada pela queima de carvão mineral e óleo diesel para produção de energia, causa muitos danos na vegetação, além de corroer monumentos e construções. Essa chuva ocorre, pois os óxidos liberados por esses processos entram em contato com o vapor de água presente na atmosfera e formam os seguintes ácidos:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282