A partir da década de 1960, surge o movimento musical conhecido como “Jovem Guarda”, tendo como integrantes artistas como Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos. Sobre as composições da Jovem Guarda, assinale a afirmativa INCORRETA.
Segundo Leal (2006), “a qualidade do fator de movimento ‘tempo’ determina o quão súbito ou sustentado é um movimento, quando se trata de decisão e urgência do movimento”. Sobre a função do fator “tempo”, é correto afirmar que:
A intencionalidade educativa demanda consciência do trabalho escolar, incluindo a compreensão de seus problemas, de suas potencialidades e dos desafios que precisarão ser enfrentados, a fim de que sejam pensados e organizados os meios para o alcance dos propósitos que serão fixados. Trata-se da adequação, do real e do ideal, sem perder de vista que seu caráter utópico – o que ainda não existe – se estabelece em torno do que pode existir e de como deve ser encaminhado para que exista o que pode existir. Nesse cenário, a avaliação:
I. Assume o relevante papel de viabilizar a construção de projetos exequíveis e iminentemente exitosos, porque são pautados em uma visão crítica da realidade concreta existente. Para isso, faz-se necessário superar a visão linear, pontual e inconclusiva que, em geral, incide sobre a avaliação na perspectiva formativa.
II. Permite o olhar atento sobre o percurso já trilhado, que serve de norte para a manutenção do que foi produtivo, eliminação do que não foi e projeção de novas investidas que, por sua vez, deverão ser reincidentemente analisadas.
III. Deverá interpretar o passado, visando traçar intervenções que traduzam o anseio de tornar presente o futuro projetado, sendo realizada em circunstâncias específicas, comumente ao final de percursos, em acordo com a dinamicidade que deve caracterizar o processo ensino e aprendizagem para possibilitar melhorá-lo sempre que necessário.
IV. E o planejamento se fundem em um movimento dialético que os une em propósitos e em compromisso com a construção de uma escola democrática, tanto em respeito ao ensino que ministra quanto à aprendizagem dos saberes que veicula.
Está correto o que se afirma em
No começo do século XV, Florença vivenciou um desenvolvimento sem precedentes, vindo a se tornar o berço do Renascimento, com várias contribuições fundamentais, incluindo as escavações e os estudos das ruínas da cidade de Roma. Em alguns momentos entre 1404 e 1407, dois artistas florentinos viajaram juntos para Roma e com seus estudos fizeram importantes contribuições para o desenvolvimento da arte italiana, sobretudo para a arquitetura e a escultura. Tratam-se dos seguintes artistas:
As “Portas do Paraíso” (Portas do Leste), 1425-1452, compreendendo 10 painéis de relevo representando cenas do Antigo Testamento, produzidas em bronze dourado, foram encomendadas pela rica Guilda Calimala (dos mercadores de tecido) para o Batistério de San Giovanni, em Florença. Tal obra foi criada pelo seguinte escultor e fundidor de metal italiano, nascido na cidade de Pelago:
Surgido na Alemanha, o expressionismo foi uma das primeiras correntes vanguardistas europeias. O termo expressionismo foi usado pela primeira vez, da maneira como entendemos hoje, em 1912, por Herwath Walden (Proprietário da revista alemã Der Sturm – A tempestade). Sobre o expressionismo, assinale a afirmativa correta.
O texto dramático possui características que o constituem. São consideradas características do texto dramático, EXCETO:
Reunida no theatron, a multidão grega participava ativamente do ritual teatral e, também, religioso para assistir às tragédias e comédias. Dentre os nomes citados a seguir, qual deles é mais conhecido pela escrita de comédias?
Segundo Rudolf Laban (1978), o espaço contém as direções e as extensões. Assinale a seguir a nomenclatura das extensões.