Durante o período chamado de “Alta Renascença”, os importantes desenvolvimentos artísticos se deram em Roma. Sobre o desenvolvimento artístico em Roma, analise as afirmativas a seguir.
I. O retorno do papado de Avignon para Roma trouxe consigo uma nova onda de confiança e riqueza, estimulando o mecenato.
II. Em meados do século XVI, depois de perturbadores eventos políticos, o frei dominicano Girolamo Savonarola foi condenado e queimado em praça pública; esses eventos contribuíram para que o centro do mecenato artístico fosse transferido de Florença para Roma.
III. A morte de Lorenzo de Médici e as extravagâncias da classe média florentina contribuíram para o declínio da cidade de Florença como centro do mecenato artístico.
IV. Com a invasão de Carlos VIII da França, a família Médici, que governava a cidade, foi obrigada a fugir de Florença.
Está correto o que se afirma em
De acordo com os princípios básicos para a educação infantil expressos no Referencial Curricular do Estado do Paraná, por seu caráter educativo atrelado à exigência de formação mínima e específica dos profissionais e ao fato de estarem submetidas a legislações que regulam seu credenciamento e funcionamento, a educação infantil como primeira etapa da educação básica deve seguir os princípios estabelecidos nas suas diretrizes, definidos no Art. 6º, cujas propostas pedagógicas devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos. Assinale, a seguir, a alternativa cujos conceitos se referem aos princípios éticos e políticos, respectivamente.
Considerando o quadro apresentado, bem como as características da obra de Giotto, assinale a afirmativa correta.
São consideradas obras atribuídas a Jan van Eyck:
No pós-guerra, após 1945, o crescimento econômico do Brasil ajuda a mudar o panorama das artes plásticas. Novos museus são fundados graças às doações de empresários que possibilitam a compra de importantes coleções. Dentre os museus fundados nesse período estão:
Entre 1907 e 1912, os pintores Pablo Picasso (1881-1973) e Georges Braque (1882-1963) criaram aqueles que hoje são considerados os primeiros quadros cubistas “analíticos”. Tratavam-se de experiências que tentavam entender não apenas como a câmera ou o olho humano podiam capturar uma imagem, mas também a maneira como, segundo eles, a mente a processava. Os artistas “decompuseram” intelectualmente as estruturas a fim de analisá-las e recriá-las.
O resultado das experiências de Picasso e Braque são obras com as seguintes características:
Nos anos 1980, o rock nacional ficou caracterizado por representar e divulgar formas de protesto e descontentamento social
e político da sociedade. São consideradas bandas musicais de rock surgidas nessa época, EXCETO:
Dependendo da intensidade sonora, podemos classificar o som como forte ou fraco. Considere as seguintes situações:
1. Soar de um sino grande de uma igreja no centro de uma cidade.
2. Queda de uma folha de uma árvore de pequeno porte.
3. Criança cochichando com um colega.
4. Ato da comemoração de um gol no estádio de futebol.
Assinale, a seguir, a alternativa que representa a intensidade do som nos quatro exemplos.
Qualidade na educação é um conceito complexo que pode se modificar conforme o contexto, os valores, a cultura e a identidade de cada local. O assunto está sempre presente nas discussões sobre as políticas públicas da educação no país. Isso ocorre porque uma educação de qualidade é fundamental para promover mudanças significativas. Sabemos que sem ela não haverá condições de alcançar avanços fundamentais em nosso país. A educação de qualidade perpassa todos os âmbitos da escola, mas certamente é o professor o profissional de papel fundamental nesse ambiente, em razão de sua responsabilidade na disseminação, na mediação e na transmissão dos conteúdos historicamente construídos pela humanidade. Considerando os fatores relacionados à gestão da sala de aula com impacto no sucesso ou no fracasso escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A interação do professor com seus alunos é fundamental para a aprendizagem, uma vez que ela torna possível estabelecer novas ações que influenciem no desenvolvimento, agindo na zona de desenvolvimento potencial. Essa interação possibilita ao aluno a apropriação dos instrumentos cognitivos/culturais para desenvolver os processos psicológicos cognitivos superiores.
( ) Para que as estratégias de aprendizagem modifiquem as estruturas cognitivas, é preciso cuidar tanto do planejamento quanto da execução das situações de ensino-aprendizagem.
( ) A organização didática docente confere clareza aos conteúdos, mas torna a sala de aula rígida, em alguns momentos impedindo o estabelecimento de objetivos e a organização de procedimentos que garantam a aprendizagem, inclusive para os alunos com maior risco de fracasso escolar, que devem ter experiência de êxito escolar.
( ) O estabelecimento de rotinas dificulta a aprendizagem, pois impede que o aluno ouse e se lance em direção ao desconhecido, além disso, a configuração de uma rotina dificulta que o professor escute seus alunos sobre as eventuais dificuldades individuais observadas no cotidiano.
( ) A tensão entre a prática pedagógica e as necessidades dos alunos é um dos fatores para a ocorrência das dificuldades de aprendizagem.
( ) Na prática pedagógica e no atendimento das necessidades dos alunos, destaca-se a importância do professor como mediador que privilegia mais a forma e menos o conteúdo, estabelecendo vínculos de amizade com seus alunos.
A sequência está correta em
Tommaso di Ser Giovanni di Simone, conhecido por Masaccio, foi o primeiro grande pintor italiano depois de Giotto e o primeiro mestre da Renascença Italiana. Sobre Masaccio, assinale a afirmativa correta.
O pintor flamengo Jan Van Eyck (c. 1390-1441) nasceu em Maaseik, província de Limburg, na Bélgica. É reconhecido na história como fundador da escola realista flamenga e precursor do Renascimento no norte da Europa. Sobre o pintor Jan Van Eyck, é correto afirmar que sua originalidade consiste:
A Renascença italiana, revolução cultural e intelectual que transformou o mundo das artes no século XV e no início do século XVI, espalhou-se rapidamente pelos países do norte da Europa. Alguns aspectos do renascimento eram mais interessantes do que outros para os artistas nórdicos.
Sobre o Renascimento nórdico, assinale a afirmativa INCORRETA.
Em suas obras, o artista expressionista alemão, Erich Heckel (1883-1970), opunha-se à rigidez e à repressão da sociedade industrial moderna, questionando as noções estabelecidas do papel mais amplo da arte. A obra “Dois homens à mesa”, de Heckel, combina cores lúgubres e desenhos angulares para criar uma cena apavorante. Tal obra foi inspirada no romance:
Florence Dupont, importante estudiosa francesa, faz uma revisão da Poética de Aristóteles. Para ela, se quisermos reencontrar a
realidade histórica de uma comédia romana é preciso olhá-la sob o seguinte viés: