Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:

I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.

II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.

III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.

Está correto o que se afirma em

Ao longo do século XIX, os artistas desenvolveram, em suas obras, aspectos de uma nova sensibilidade e de uma nova visão
de mundo, esses fatores, agregados aos novos acontecimentos do início do século XX, contribuíram para o surgimento das
vanguardas europeias. Sobre as vanguardas, assinale a afirmativa correta.

Considerando a obra apresentada, é correto afirmar que “o quadro representa a cena da Batalha de São Romano, em 1432; onde os florentinos saíram vitoriosos sobre os ______________. Uccello explora a perspectiva _____________ na obra, usando as lanças caídas para ilustrar os pontos de fuga. O artista transforma cavalos e cavaleiros em volumes de todo tipo, cujas múltiplas faces e nítidos perfis são observados com a objetividade de um cientista”. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

No início do século XX, alguns artistas brasileiros com base em uma realidade marcada pelos conflitos sociais de seu tempo passam a conhecer o que se faz fora do país e a discutir qual o papel da arte na realidade brasileira. Um dos artistas mais conhecidos desse período foi Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976). Sobre Di Cavalcanti, assinale a afirmativa correta.

Uma caixa cênica italiana contém diversos elementos que a compõem. De acordo com as definições acerca dos elementos que compõem a caixa cênica italiana, assinale a afirmativa correta.

O uso da máscara no teatro grego tinha as seguintes funções, EXCETO:

No teatro musicado, do qual Arthur Azevedo foi o maior representante brasileiro, o papel da música dentro do espetáculo é:

O tempo é o que caracteriza o ritmo da dança. Podemos pensar em três velocidades no movimento do corpo durante a dança.
Considerando o tempo rápido, analise as afirmativas a seguir.

I. Andar sobre o palco no ritmo do cotidiano.
II. Saltar em deslocamento diagonal sobre o palco.
III. Atravessar o palco de forma diagonal em câmera lenta.
IV. Fazer uma pirueta com os pés em flex.

Está correto o que se afirma apenas em

A educação é contínua construção e reconstrução do real, o movimento intelectual que ela comporta, e do qual importa, não pode ser senão uma dupla mão de desintegração das ordens intuídas e percebidas e de uma recomposição dessas mesmas ordens, tendo, por horizonte, uma aventura mental e, por ambição, a comunicação. Em síntese, a conduta do espírito exige sempre o vaivém do todo à parte e da parte ao todo. Diante do exposto, e considerando que quando o professor se posiciona perante os objetivos de sua ação pedagógica ele apresenta seus limites, determina até onde vão seus conhecimentos sobre o assunto que pretende ensinar, assim como é sabedor do que se está trabalhando em cada situação, são considerados tipos de objetivos que devem estar presentes em seu planejamento:

I. Comportamentais: objetivos que possam ser previstos, observados, medidos e comparados sabendo que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação.

II. Abertos: descrevem um encontro educacional. Um encontro que pode ser uma situação criada para permitir que aflorem as características individuais dos alunos, um problema que os alunos devem enfrentar ou ainda uma tarefa a executar. Essa descrição não estipula o que os alunos devem aprender no encontro planejado. É um objetivo que apenas anuncia uma condição, não sendo o desempenho previsível ou programável.

III. Provocativos: consistem em oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com múltiplas possibilidades de solução. O indivíduo deve por em ação sua imaginação para resolver o problema. É um objetivo que especifica a condição e o critério, mas não o desempenho.

Está correto o que se afirma em

Piero Della Francesca foi um pintor italiano que nasceu na cidade toscana de Borgo San Sepolcro e viveu por volta de 1420-1492. Sobre Piero Della Francesca, assinale a afirmativa INCORRETA.

Sobre a obra apresentada, assinale a afirmativa correta.

Durante o período chamado de “Alta Renascença”, os importantes desenvolvimentos artísticos se deram em Roma. Sobre o desenvolvimento artístico em Roma, analise as afirmativas a seguir.

I. O retorno do papado de Avignon para Roma trouxe consigo uma nova onda de confiança e riqueza, estimulando o mecenato.

II. Em meados do século XVI, depois de perturbadores eventos políticos, o frei dominicano Girolamo Savonarola foi condenado e queimado em praça pública; esses eventos contribuíram para que o centro do mecenato artístico fosse transferido de Florença para Roma.

III. A morte de Lorenzo de Médici e as extravagâncias da classe média florentina contribuíram para o declínio da cidade de Florença como centro do mecenato artístico.

IV. Com a invasão de Carlos VIII da França, a família Médici, que governava a cidade, foi obrigada a fugir de Florença.

Está correto o que se afirma em

A conceituação acerca do espaço cênico foi elaborada por vários estudiosos do teatro. Considerando a conceituação proposta por Marcos Bulhões Martins (2004), relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Espaço simbólico.
2. Espaço físico.
3. Lugar teatral.
4. Espaço teatral.

(  ) É a materialidade do espaço concreto, físico.
(  ) É composto pelo local do público e pelo local de atuação.
(  ) É aquele que a plateia vê com o auxílio da imaginação, seja provocada pela movimentação dos atores, seja por indicação de texto verbal etc.
(  ) É efêmero. Só se configura quando o público está diante do fenômeno teatral.

A sequência está correta em

Na Commedia dell’arte, o roteiro de improviso serve para:

A duração é um dos parâmetros do som e pode ser classificada como:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282