Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 39 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Com base em sua Lei Orgânica, compete ao município de Ilhéus

Carregando...

O setor de Gestão de Pessoas tem dentre suas prerrogativas e responsabilidades a formação do profissional que a instituição deseja.

Seu objetivo principal é

Carregando...

Analise o fragmento a seguir para completar corretamente a lacuna.

Para delegar responsabilidades aos seus colaboradores no desenvolvimento de um determinado trabalho, o Gerente de Recursos Humanos deve assegurar que ele _____________

I. sabe o que deve ser feito.

II. tem autoridade suficiente para fazer isso.

III. sabe como fazer isso.

IV. deve centralizar as decisões.

V. tem conhecimento suficiente para respostas rápidas e precisas em caso de problemas.

A alternativa que preenche corretamente lacuna referida é a

Carregando...

O gestor educacional precisa ser, acima de tudo, um gestor de pessoas, e isso exige algumas competências. Dentre as competências exigidas, excetua-se

Carregando...

A associação de conceitos científicos com questões sociais e políticas ocorreu, em diversos contextos, ao longo da história das sociedades. Em alguns deles, pressupostos sem sustentação racional foram aceitos como verdades científicas, como a crença na determinação genética como base de diferenciação e de classificação entre seres humanos. A alternativa que exemplifica a utilização desse tipo de contexto é a

Carregando...

O princípio da economicidade defendido por Ford pregava

Carregando...

A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro das organizações. A melhor tradução para essa assertiva é

Carregando...

No seguimento de gestão de pessoas, provisão é o processo

Carregando...

A segunda face da GRH, em que os seus fundamentos são ajustados para garantir sua coerência interna, a fim de que a estratégia da empresa seja apoiada por uma correta política e prática de GRH, refere-se a

Carregando...

Em relação aos servidores, segundo a Lei n° 3760/15, identifique com V as afirmartivas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O vencimento, a remuneração e o provento do servidor público serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto em casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

( ) Os servidores que trabalham com habitualidade em locais insalubres e/ou em contato permanente com substâncias tóxicas ou com risco de vida fazem jus a um adicional em razão da periculosidade e da insalubridade, que será analisado pela autoridade competente, não sendo obrigatório para sua concessão laudo médico e/ou de segurança do trabalho, através de órgão oficial do município.

( ) A gratificação de função é a vantagem calculada sobre o vencimento do cargo de provimento efetivo a que faz jus o servidor por anuênio de efetivo exercício no município.

( ) Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da Administração, na forma definida em regulamento, respeitando-se o limite mínimo de preservação de sobrevivência do servidor.

( ) O serviço noturno prestado em horário compreendido entre 20 (vinte) horas de um dia a 5 (cinco) horas do dia seguinte terá o valor/hora acrescido de mais 20% (vinte por cento), computando-se cada hora como 51 (cinquenta e um) minutos e 30 (trinta) segundos.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Carregando...


A passagem do texto que retrata, com mais propriedade, a peça publicitária “Reprogramação Mental" é a

Carregando...

“Nesse contexto, Freud se refere aos “mal-estares" da nossa civilização" (l. 63-64)

A alternativa que apresenta o termo em negrito com a mesma função morfossintática do termo assinalado em negrito da oração em destaque é

Carregando...

É um entendimento de Fayol, em relação à divisão do trabalho,

Carregando...

Cidadãos brasileiros são percebidos pelos poderosos de plantão não como cidadãos, mas como simples massa de manobra, gente para ser enganada a cada eleição. Talvez, por isso, nossos governantes, uma vez no poder, dedicam-se a criar as bases de sua permanência na função obtida, preparando-se para a próxima eleição. Não querem perder as vantagens conquistadas ou voltar a ser apenas parte da Nação. O povo nas ruas pode ser bom, mas substituir a democracia representativa pela direta é inviável numa sociedade complexa. Afinal, não estamos mais na Grécia Antiga, não cabemos todos numa praça. Precisamos, pois, de representantes. Porém, chegou a hora de estes mudarem sua forma de fazer política, criar leis e fazer justiça. Temos que melhorar nossa democracia. (PINSKY, 2014).

Marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

A participação do povo, “nas ruas", ao longo da história da sociedade brasileira, manifestando seus interesses por um país mais justo, mais ético e mais igualitário, pode ser identificada

( ) nas manifestações dos Caras Pintadas, que desempenharam um papel importante no processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.

( ) na Passeata dos Cem Mil, que protestou contra as Reformas de Base implementadas pelo governo João Goulart.

( ) nas manifestações rurais organizadas pelas Ligas Camponesas, que determinaram o fim do regime ditatorial militar.

( ) nas ondas de protestos pelo Brasil, reclamando contra os gastos com a Copa do Mundo de 2014 e pedindo, também, mais controle sobre a corrupção no país.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) E
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) B
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282