A tendência Pedagógica Tecnicista articula-se diretamente com o sistema produtivo formando mão-de-obra especializada para o mercado de trabalho. Nesse método de ensino, o aluno é visto como:
Julgue os itens abaixo relacionados, referente a função dos docentes.
I- Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II - Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;
IV - Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
Estão CORRETOS:
Segundo Lukesi (1996) a avaliação é um julgamento sobre uma realidade concreta ou sobre uma prática (...) Portanto, numa avaliação sintonizada com o processo de construção do conhecimento, os erros dos alunos devem ser considerados como:
As modernas correntes que consideram o ensino da língua como fundamental, defendem as correntes progressistas como forma de atuar sobre o mundo e o homem. A tendência pedagógica libertadora apresenta uma proposta de relação democrática entre professor x aluno e uma metodologia que trabalha a formação de grupos de discussão para definir temas geradores de estudo. Os colaboradores dessa tendência são:
Estudiosos da alfabetização desenvolveram e sugeriram vários métodos. Um dos métodos mais antigos que tem como princípio de que a leitura parte da decoração oral das letras do alfabeto, depois de todas as suas combinações silábicas e em seguida as palavras, é denominado:
“Um currículo para a formação humana é aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento. (...)" LIMA, Elvira Sousa. Currículo, Cultura e conhecimento. São Paulo, 2005. As alternativas abaixo, contém os principais itens necessários à elaboração de um currículo inclusivo e democrático, EXCETO:
A tendência que apareceu no Brasil nos fins dos anos 70 e acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais e o conhecimento histórico, classifica-se:
O Projeto Político Pedagógico (PPP), é entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. Assim, podemos afirmar que sua estrutura organizacional deve ser composta baseando-se em: