Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 23 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Segundo o livro intitulado A criança e o número, Piaget afirma que o “número é uma relação criada mentalmente por cada indivíduo.” (p. 15). Para esse mesmo educador, existem dois tipos de abstração. Assinale a alternativa que indica, de forma correta, quais são as duas abstrações:

Carregando...

“Em 1990 o Brasil participou da ___________________________________, em Jomtien, na Tailândia, convocada pela Unesco, Unicef, PNUD e Banco Mundial. Dessa conferência, assim como da Declaração de Nova Delhi — assinada pelos nove países em desenvolvimento de maior contingente populacional do mundo —, resultaram posições consensuais na luta pela satisfação das necessidades básicas de aprendizagem para todos, capazes de tornar universal a educação fundamental e de ampliar as oportunidades de aprendizagem para crianças, jovens e adultos”. (Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais). Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...

Art. 30 - A educação infantil será oferecida em: I. Pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 6 (seis) anos de idade. II. Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade. III. Instituições privadas, para crianças de até 4 (quatro) anos de idade. Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, está correto o que se afirma em:

Carregando...

Art. 31 - A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: I. Carga horária mínima anual de 830 (oitocentas e trinta) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional. II. Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 70% (setenta por cento) do total de horas. III. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. IV. Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral. V. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Em conformidade com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, está correto o que se afirma em:

Carregando...

Observe: ( ) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas, porém processos de aprendizagem acadêmicos. ( ) Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino. ( ) Os sistemas de ensino devem desdobrar o ensino fundamental em ciclos. ( ) O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, indique se as alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:

Carregando...

Observe a tabela e assinale a alternativa correta:

Carregando...

“Tendo em vista o quadro atual da educação no Brasil e os compromissos assumidos internacionalmente, o Ministério da Educação e do Desporto coordenou a elaboração do ____________________________ (1993-2003), concebido como um conjunto de diretrizes políticas em contínuo processo de negociação, voltado para a recuperação da escola fundamental, a partir do compromisso com a equidade e com o incremento da qualidade, como também com a constante avaliação dos sistemas escolares, visando ao seu contínuo aprimoramento”. (Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais). Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...

De acordo com Constance Kamii, no livro A criança e o número, a punição acarreta alguns tipos de consequências: I. Conformidade cega. II. Avaria instantânea. III. Cálculo de riscos. IV. Incapacidade mental. V. Revolta. Está correto o que se afirma em:

Carregando...

“A teoria de __________ oferece um modelo epistemológico, do qual é possível extrair consequências de natureza psicológica. A psicogênese da língua escrita é um modelo psicológico de aprendizagem especificamente da escrita [...]”. (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 30). Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...

Com base na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...

Art. 63 - A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios: I. Horário especial para o exercício das atividades. II. Garantia de acesso e frequência optativa ao ensino regular. III. Atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente. De acordo com a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, está correto o que se afirma em:

Carregando...

Luckesi, em seu livro intitulado Avaliação da aprendizagem - componente do ato pedagógico, afirma que as características dos atos de examinar e de avaliar serão configurados lado a lado, tendo por base comparativa variáveis específicas. Dentre as variáveis listadas pelo autor e indicadas nas alternativas abaixo, marque aquela que está incorreta:

Carregando...

Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I. Constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, a favor da ordem constitucional e o Estado Democrático. II. Haverá privação de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, principalmente se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. III. O Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor. IV. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. V. É garantido o direito de propriedade. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, está incorreto o que se afirma em:

Carregando...

A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos tais como: I. Compatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade. II. Consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à singularidade, resgatando e respeitando os direitos humanos individuais. III. Valorização dos profissionais da educação, com programa de formação continuada, critérios de acesso, permanência, remuneração compatível com a jornada de trabalho definida no Conselho de Classe. IV. Foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem, e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes. V. Preparação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, está incorreto o que se afirma em:

Carregando...

Art. 27 - Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: ( ) Orientação para o trabalho. ( ) A difusão de valores fundamentais ao interesse pessoal, aos direitos e deveres individuais, de respeito ao bem próprio. ( ) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais. ( ) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. Em consonância com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, indique se as alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) E
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282