A professora Magda planeja e executa situações de ensino que motivam os alunos a estudarem sistematicamente. Assim sendo ela deve sempre retomar as atividades de casa identificando os acertos, ressignificando os erros e os considerando como algo:
O zoroastrismo, ou masdeísmo, tornou-se a religião oficial do Império Persa no período aquemênida, entre os séculos VI e IV a.C. Não foi característico dessa religião:
Entre os séculos XIV e XV, na Europa, ocorreu um dos mais longos conflitos da história medieval, a Guerra dos Cem Anos, como ficou conhecida. Fez parte do seu contexto histórico:
O rei espanhol Filipe II, que defendia a unificação das coroas de Espanha e Portugal, invadiu o território luso na Europa, em 1580, e, encontrando pouca resistência, deu início a União Ibérica, governado pela dinastia dos Habsburgo. Sobre esse momento histórico, analise as assertivas a seguir: I – Com a união das duas coroas, todos os domínios portugueses foram incorporados ao Império Espanhol, o que resultou em vários efeitos na América Portuguesa. No aspecto religioso, houve a ampliação de visitas feitas pelo tribunal da Inquisição, com o objetivo central de combater práticas judaicas. II – Os holandeses foram um dos concorrentes perigosos para a monarquia de Habsburgo, pois investiram na conquista das possessões ultramarinas de Portugal e Espanha. Em contrapartida, o rei Filipe II fundou as Companhias de Comércio, com funções econômicas, militares e políticas, como meio de barrar o avanço holandês. Depois da tentativa holandesa no Brasil, o alvo seguinte foram os territórios ibéricos do Oriente. III – A Espanha enfrentou a guerra de independência das Províncias Unidas dos Países Baixos, mais conhecidas pelo nome de Holanda, a mais importante das sete províncias. Protestantes em sua maioria, os holandeses levantaram-se contra a Espanha por razões religiosas e econômicas. De acordo com as assertivas anteriores, assinale:
A mão de obra mais utilizada na América hispânica foi a indígena, empregada nas minas, na agricultura e na construção de obras públicas. A encomienda, o repartimiento e o corregimiento são práticas comumente citadas e pesquisadas na historiografia sobre o tema. Julgue os conceitos a seguir acerca desses três tipos de práticas, as quais os nativos foram submetidos, durante a colonização espanhola:
I - Era o local de concentração de populações indígenas, deslocadas da sua área original, e submetidas a trabalhos forçados sob a supervisão dos colonos, normalmente próximos às minas e cidades para ampliar a oferta de mão de obra na mineração e na produção de alimentos.
II - Nesse regime, o colono recebia a autorização da Coroa para explorar uma ou mais comunidades indígenas, centradas nos locais em que estas populações já viviam acomodadas, e tinham o direito de empregar o trabalho nativo em suas terras e de exigir deles o pagamento regular de tributos em espécie.
III - Foi uma prática que se tornou comum com o deslocamento da população indígena. Era um sistema, no qual a comunidade nativa deveria pagar um tributo em forma de trabalho forçado, equivalente à mita, presente no Império Inca.
Os conceitos descritos anteriormente podem ser associados a, respectivamente:
O período compreendido entre 1831 e 1840 é considerado por alguns historiadores como um dos mais agitados da história brasileira. Após a abdicação de dom Pedro I em favor do seu filho de apenas 5 anos de idade, determinou-se a escolha de uma regência para governar o país. Sobre esse momento da história política brasileira, é correto afirmar:
No início da década de 1920, antes da grande crise que estourou em 1929, a prosperidade norte-americana conheceu um recuo. Tratou-se de uma crise econômica, de pequenas proporções, em decorrência, dentre outrosfatores:
A função educativa da escola, imersa na tensão dialética entre reprodução e mudança deve oferecer uma contribuição específica de:
O professor Marcos desenvolve práticas pedagógicas que possibilitam situações de ensino e aprendizagem que favorecem a formação das estruturas formais da mente e a apropriação da bagagem cultural, enquanto produto da evolução histórica da humanidade, favorecendo o desenvolvimento que segue à aprendizagem. Assim, o professor Marcos tem como fundamentação básica os princípios psicológicos defendidos por:
A professora Flávia acompanha sistematicamente as atividades realizadas em casa pelos seus alunos, desafiandoos a responderem cada questão, favorecendo o vir a ser, possibilitando situações de aprendizagens formativas que estimulam às novas descobertas pelos mesmos. Nesta direção as situações de ensino devem favorecer aprendizagens significativas, as quais tem como diagnóstico uma avaliação: