Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A mão de obra mais utilizada na América hispânica foi a indígena, empregada nas minas, na agricultura e na construção de obras públicas. A encomienda, o repartimiento e o corregimiento são práticas comumente citadas e pesquisadas na historiografia sobre o tema. Julgue os conceitos a seguir acerca desses três tipos de práticas, as quais os nativos foram submetidos, durante a colonização espanhola:

I - Era o local de concentração de populações indígenas, deslocadas da sua área original, e submetidas a trabalhos forçados sob a supervisão dos colonos, normalmente próximos às minas e cidades para ampliar a oferta de mão de obra na mineração e na produção de alimentos.

II - Nesse regime, o colono recebia a autorização da Coroa para explorar uma ou mais comunidades indígenas, centradas nos locais em que estas populações já viviam acomodadas, e tinham o direito de empregar o trabalho nativo em suas terras e de exigir deles o pagamento regular de tributos em espécie.

III - Foi uma prática que se tornou comum com o deslocamento da população indígena. Era um sistema, no qual a comunidade nativa deveria pagar um tributo em forma de trabalho forçado, equivalente à mita, presente no Império Inca.

Os conceitos descritos anteriormente podem ser associados a, respectivamente:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282