O processo didático caracterizado como mediação escolar, perpassado pelos objetivos-conteúdos-métodos, apoiado no processo de ensino e aprendizagem, deve ter em vista as finalidades da educação em nossa sociedade. Assim sendo os objetivos devem:
A professora Magda planeja e executa situações de ensino que motivam os alunos a estudarem sistematicamente. Assim sendo ela deve sempre retomar as atividades de casa identificando os acertos, ressignificando os erros e os considerando como algo:
De acordo com o Coletivo de Autores (1993), o esporte é uma prática social que na escola pode, EXCETO:
Na Educação Básica a Educação Física pode ser compreendia como:
A concepção construtivista-interacionista na área de Educação Física tem o mérito de considerar:
Nesse estilo, uma pergunta é apresentada, mas múltiplas repostas motoras podem emergir dessa pergunta.
O ser humano não é biologicamente estático. Crescer e desenvolver, são as principais atividades do organismo humano durante as duas primeiras décadas de vida e são fenômenos simultâneos e condicionados à maior ou à menor velocidade do processo maturacional e de sua iteração com indicadores do ambiente. Embora indissociáveis, crescimento e desenvolvimento são diferentes, e sobre isso analise as seguintes afirmativas: I – O crescimento corresponde ao processo resultante da multiplicação e da diferenciação celular que determina alterações progressivas nas dimensões do corpo inteiro ou de partes e segmentos específicos em relação ao fator tempo, do nascimento à idade adulta. II – O desenvolvimento caracteriza-se pela sequência de modificações evolutivas em órgãos e sistemas do organismo humano que induzem ao aperfeiçoamento de suas complexas funções. III – O crescimento engloba simultaneamente tanto as transformações quantitativas quanto as qualitativas e é resultante de aspectos associados ao próprio processo de crescimento físico, à maturação biológica e às experiências vivenciadas no desempenho motor, emocional, social, cognitivo. IV – O desenvolvimento refere-se essencialmente às transformações quantitativas. Das afirmativas:
A função educativa da escola, imersa na tensão dialética entre reprodução e mudança deve oferecer uma contribuição específica de:
O professor Marcos desenvolve práticas pedagógicas que possibilitam situações de ensino e aprendizagem que favorecem a formação das estruturas formais da mente e a apropriação da bagagem cultural, enquanto produto da evolução histórica da humanidade, favorecendo o desenvolvimento que segue à aprendizagem. Assim, o professor Marcos tem como fundamentação básica os princípios psicológicos defendidos por:
A professora Flávia acompanha sistematicamente as atividades realizadas em casa pelos seus alunos, desafiandoos a responderem cada questão, favorecendo o vir a ser, possibilitando situações de aprendizagens formativas que estimulam às novas descobertas pelos mesmos. Nesta direção as situações de ensino devem favorecer aprendizagens significativas, as quais tem como diagnóstico uma avaliação: