O Projeto Político Pedagógico (PPP), interdependentemente da autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira da instituição educacional, representa mais do que um documento, sendo um dos meios de:
A questão refere-se ao texto seguinte:
Sob a direção de José de Padilha, o filme “Tropa de Elite 2" trata da situação de violência e crise social no Rio de Janeiro. Em que trecho o texto lido transmite a ideia de que uma das soluções para a violência na cidade é atuação do Bope (Batalhão de Operações Especiais)?
Nos versos:
Alma minha gentil que te partiste Tão cedo desta vida [...]"
Identificamos a seguinte figura de linguagem:
O pedagogo que tem a clareza de elaborar o diagnóstico socioterritorial, com profissionalismo, deverá considerar:
A Proteção Social Especial de Alta Complexidade tem como o objetivo ofertar serviços especializados com vistas a:
Para assegurar ao CREAS a delimitação e o exercício de suas competências, é fundamental diferenciá-las das competências do Órgão Gestor da Assistência Social, em especial da área responsável pela Proteção Social Especial. De modo geral, cabe ao órgão gestor:
A pedagoga Flávia destaca, no planejamento, a importância de atender as demandas identificadas no que se refere a linguagem oral e escrita, assim como por se constituir como um dos eixos básicos do Projeto de Trabalho nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os procedimentos pedagógicos nesta perspectiva, devem favorecer:
Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes:
É pressuposto da organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola conceber a organização e a gestão das pessoas, do espaço, dos processos e procedimentos que viabilizam o trabalho expresso no PPP e em planos da escola, em que se conformam as condições de trabalho definidas pelas instâncias colegiadas. As instituições, respeitadas as normas legais e as do seu sistema de ensino, têm incumbências complexas e abrangentes, que exigem outra concepção de organização do trabalho pedagógico, tais como: