Dentre os elementos linguísticos que possibilitam a construção da coesão textual estão os pronomes que são responsáveis pela reativação do referente em um texto. Sobre esses elementos, assinale a afirmativa correta.
Sobre o Windows 10, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao se restaurar um arquivo da Lixeira, este, obrigatoriamente, retorna para o local original (pasta) no qual se encontrava no momento em que foi enviado para a Lixeira.
( ) “Desfragmentar e Otimizar Unidades” é uma ferramenta do Windows 10 utilizada basicamente para reorganizar os dados num disco com o principal objetivo de ajudar o computador a ser executado com mais eficiência.
( ) Ao se copiar e colar dentro de uma mesma pasta um arquivo de nome doc123.txt, o nome padrão atribuído à cópia é Cópia-doc123.txt
( ) Ao contrário das versões anteriores, no Windows 10 é permitido atribuir nomes de arquivos que contenham caracteres especiais como * e ?.
Assinale a sequência correta.
Nos termos da Lei n.º 8.112/1990, o servidor que suspeitar do envolvimento da autoridade, a quem estiver diretamente subordinado, na prática de atos de improbidade administrativa, dos quais tomou conhecimento em decorrência do exercício do cargo público,
A reflexão sobre o Planejamento e a Política Educacional requer um entendimento dessas ações como forma de intervenção localizada no âmbito da estrutura do Estado e, portanto, como ação do governo. Sobre a ideia de tomar o planejamento educacional como objeto de estudo numa perspectiva crítica e reflexiva, é correto afirmar:
As diferentes perspectivas de planejamento comportam possibilidades de transformação social ou de conservação conforme grupos que o manejam, os referenciais dos atores envolvidos e as características da realidade a ser trabalhada. Sobre as abordagens do planejamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O planejamento normativo tradicional é marcado pela concepção tecnocrática e economicista, que deprecia a dinâmica das relações sociais e fundamenta-se na ação instrumental do modelo positivista.
( ) O planejamento estratégico apresenta-se como uma reação às limitações do planejamento normativo tradicional.
( ) O planejamento participativo, numa perspectiva critica, constitui um processo que possibilita o conhecimento da realidade por meio da ação e reflexão dos envolvidos.
( ) O planejamento normativo tradicional é marcado pela concepção tecnocrática, que supervaloriza, essencialmente, a dinâmica das relações sociais e a participação de todos.
Assinale a sequência correta.
O SINAES, na forma da lei, tem o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. Sobre a avaliação dessas instituições, com base no documento citado, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para a avaliação das instituições, serão utilizados procedimentos e instrumentos únicos, determinados, exclusivamente, pelo MEC.
( ) A avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial, as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.
( ) A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do ENADE.
( ) A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais.
Assinale a sequência correta.
Sobre a estrutura e o currículo dos cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, assinale a afirmativa INCORRETA
Assinale o comportamento que NÃO corresponde ao estilo de liderança transformacional.
A respeito das ideias do texto, analise as afirmativas.
I. O uso do termo Feudalismo, já no título do texto, remete à Idade Média em que os senhores detinham o poder jurídico, social, econômico e político.
II. O último período do segundo parágrafo revela que a origem do feudalismo digital está nas instituições e ou partidos políticos que colhem e vendem informações sobre as pessoas.
III. A expressão pouco a pouco, no segundo parágrafo, denota o processo lento de manipulação das pessoas e pode ser substituída por paulatinamente.
IV. Nos parágrafos primeiro e terceiro, o articulista utiliza a primeira pessoa do plural (como nossas, perdemos), inserindo-se no texto de modo a colocar-se na mesma situação das pessoas a quem se destina o texto.
Estão corretas as afirmativas
Em relação a aspectos sintáticos no texto, assinale a afirmativa INCORRETA
Leia atentamente as charges a seguir. As falas dos personagens estão traduzidas logo abaixo de cada uma.

A respeito das charges, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na charge I, infere-se que o aluno se recusa a dizer o que fez nas férias porque já está tudo publicado no Twitter.
( ) Na charge II, a fala do homem deixa implícito que ele olha seu celular a cada dois segundos.
( ) Apesar de as charges contextualizarem situações diferenciadas, a crítica em ambas refere-se ao mesmo fato.
Assinale a sequência correta.
Em conformidade com o teor da Lei n.º 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis federais, no tocante ao provimento e vacância do cargo público, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A vacância do cargo público decorrerá de exoneração, quando o servidor for nomeado, mas não se apresentar para tomar posse.
( ) O servidor, que tomar posse em outro cargo inacumulável, será exonerado a pedido ou de ofício.
( ) A vacância do cargo público decorrerá de demissão, quando não satisfeitas as condições do estágio probatório.
( ) A exoneração de cargo em comissão e a dispensa de função de confiança dar-se-ão a pedido ou a juízo da autoridade competente.
Assinale a sequência correta.
Analise as seguintes situações:
I. Juca, servidor de uma universidade pública federal, retirou livros da biblioteca universitária e, em razão da pressa na hora de sair do trabalho, não efetuou o registro da retirada.
II. Flora, servidora pública federal, utiliza registros manuais em um livro de patrimônio mobiliário, porque considera desnecessário preencher as planilhas eletrônicas de um sistema informatizado de controle patrimonial.
III. Justo, servidor público federal, solicitou a colaboração dos colegas e dos administrados na aquisição de uma rifa para financiar a viagem de um grupo de jovens da cidade para um campeonato esportivo em outro Estado.
IV. Gentil, servidor público federal, ao encontrar Mira na fila da repartição, decidiu ajudar sua amiga e conseguiu fazer o protocolo do seu requerimento sem que ela precisasse aguardar a chamada da senha.
Considerando o disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/94), são vedadas as condutas relatadas em
Segundo a legislação vigente, as instituições de ensino superior, públicas ou privadas, devem constituir a sua Comissão Própria de Avaliação (CPA). A essas comissões, deve ser atribuída a condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP. É facultada, pela legislação, a essas comissões atuação
A legislação vigente consolidou a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior. Os processos avaliativos internos e externos são concebidos como subsídios fundamentais para a formulação de diretrizes para as políticas públicas de educação superior e, também, para a gestão das instituições, visando à melhoria da qualidade da formação, da produção de conhecimento e da extensão, de acordo com as definições normativas de cada tipo de instituição e as opções de cada estabelecimento de ensino. Sobre a avaliação da Educação Superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É compreendida como a grande impulsionadora de mudanças no processo acadêmico de produção e disseminação de conhecimento, que se concretiza na formação de cidadãos e profissionais e no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão.
( ) Contribui para a formulação de caminhos para a transformação da educação superior, evidenciando o compromisso desta com a construção de uma sociedade mais justa e solidária e, portanto, mais democrática e menos excludente.
( ) Deve possibilitar a construção de um projeto acadêmico sustentado por princípios como a gestão democrática e a autonomia, que visam consolidar a responsabilidade social e o compromisso científico-cultural da instituição de ensino superior.
( ) Deve possibilitar a construção de um projeto acadêmico sustentado por princípios da gestão centralizada, essencialmente, na autoridade máxima da instituição de ensino superior.
Assinale a sequência correta.