Marque a alternativa que indica corretamente qual é a corrente de pensamento expressa no texto:
O meio técnico-cientifico-informacional não se põe igualmente sobre o território brasileiro. Existem diferenças entre as regiões.
Sobre estas diferenças, marque a alternativa incorreta:
Neste período de globalização, se estabelecem nas grandes cidades novas fontes de riqueza mas também de pobreza.
Acerca disto, analise as seguintes afirmativas:
I - Ao mesmo tempo que o salário dos trabalhadores industriais tendem a baixar, verifica-se, ainda que com menor intensidade, uma imigração de pessoas mais pobres provenientes de áreas rurais modernas e tradicionais e, de outras áreas urbanas.
II - As grandes cidades são propícias a receber e acolher pessoas mais pobres, mas também criam pessoas pobres. Mesmo com a variedade de capitais nelas presentes, não assegura a possibilidade de uma variedade do trabalho, e nem oferece alguma espécie de ocupação.
III - A presença de pobres e a depressão do mercado de trabalho e dos salários projetam-se no empobrecimento dos municípios, o que é agravado com crescente desmantelamento do estado de bem-estar, o que contribui para o empobrecimento ainda maior da população.
Marque a alternativa que apresenta a resposta correta.
Alguns princípios teórico-metodológicos devem ser importantes e observados pelo professor de Geografia na sala de aula. Sobre isso, analise as seguintes sentenças:
I - O conhecimento em geografia significa uma “consciência espacial" das coisas, dos fenômenos, das relações sociais que se travam no mundo.
II - O olhar espacial é como devemos estudar a realidade, supõe desencadear o estudo de determinada realidade social, verificando as marcas inscritas neste espaço, o modo como se distribuem os fenômenos e a disposição espacial que assumem.
III - As escalas de análise são muito importantes no estudo da geografia. Não é fundamental, no entanto, que se considere sempre os seus vários níveis, e a necessidade de relacioná-los entre si.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
De acordo com o §3° do art. 26 da LDB, a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:
|- que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;
II - maior de vinte e um anos de idade,
III- que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em| situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.
Esta(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns):
Falhou o sinônimo do vocábulo em:
Sobre o Projeto Politico-Pedagógico, coloque “V” para o que for verdadeiro e “F” para o que for falso.
-
( ) Define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.
( ) Indica a direção a seguir para gestores, professores, funcionários, alunos e famílias.
( ) Serve de parâmetro para discutir experiências e ações de curto, médio e longo prazos.
( ) Deve ser inflexível para não se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.
Assinale a alternativa com as respostas dadas:
Sobre a teoria de Vygotsky, não se pode afirmar que:
Quanto à afetividade e ensino, coloque “V” para o que for verdadeiro e “F” para o que for falso.
( )A afetividade é expressa por meio da emoção, do sentimento e da paixão.
( )As dimensões motora, afetiva e cognitiva coexistem e atuam de forma integrada.
( )Todo ser humano é afetado positiva e negativamente e reage a esses estímulos.
( ) A afetividade não influencia o desenvolvimento intelectual do aluno em sala de aula.
Assinale a alternativa com suas respectivas respostas.
Marque a alternativa que preenche a lacuna corretamente: "Os transgênicos também são denominados de _____________.":
“Populações indígenas, caboclos, seringueiros, castanheiros, açaizeiros, ribeirinhos, pescadores, quilombolas, mulheres quebradeiras de coco de babaçu, atingidos por barragem, assentados,representam movimentos que reivindicam direitos na Amazônia e que forjam identidades coletivas ou a partir de condições sociais étnicas, ou remetendo-se a uma determinada relação com a natureza, ou expressando uma condição derivada da criação dos projetos implantados na região.”
Marque a alternativa que indica corretamente identidades que se remetem a uma relação com a natureza:
Em uma divisão ecológico-territorial do trabalho que vai se conformando no mundo, pode-se observar uma transferência de empresas industriais e agrícolas altamente poluidoras ou -exigentes de matérias-primas, energia, terra e fotossíntese dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento, por exemplo. No caso da indústria de papel e celulose, analise as seguintes afirmativas.
I - E uma indústria altamente poluidora, que se beneficia de terras abundantes e mais baratas, da maior incidência da radiação solar nas regiões tropicais, onde sua matéria-prima tem crescimento mais rápido.
II - Esta indústria não tem relação com a perda da diversidade biológica, e no caso brasileiro, com a perda também de diversidade cultural, posto que este processo não atinge populações que vivem no entorno do complexo industrial.
III - A expansão da monocultura de espécies para indústria celulósica ou de carvão vegetal deu origem a expressão deserto verde pela grande extensão de árvores plantadas.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Na sala de aula, o professor de Geografia precisa ter em mente alguns princípios teóricometodológicos de uma aula de Geografia. Sobre isso, analise as seguintes afirmativas:
I - A dimensão histórica na análise geográfica favorece a; percepção dos significados de cada lugar para além das aparências.
II - A natureza, na análise geográfica, torna-se um recurso de que a sociedade dispõe. Isto, partindo-se da compreensão de que o espaço é construído pela sociedade, pelos homens, a partir do seu trabalho.
III - A paisagem revela a realidade do espaço em um determinado momento do processos.
Assinale a alternativa correta:
Atividade importante e particularmente necessária na aprendizagem de geografia, objetivando a construção de conhecimento, é ada observação.
Sobre isso, marque a alternativa correta:
Parcela da complementação da União, a ser fixada anualmente pela Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade instituída na forma da Seção II do Capitulo III da Lei n.º 11.494/2007, limitada a até 10% (dez por cento) de seu valor anual, poderá ser distribuída para os Fundos por meio de programas direcionados para a melhoria da qualidade da educação básica, na forma do regulamento. Para a distribuição da parcela de recursos da complementação a que se refere o art. 7º desta Lei aos Fundos de âmbito estadual beneficiários da complementação nos termos do art. 4º desta Lei, levar-se-á em consideração, exceto: