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O período histórico da Idade Média vigorou entre os séculos V e XV, sobretudo no espaço europeu. A respeito desse período e de suas características, julgue o item que se segue.

A prática que obrigava os servos a trabalharem alguns dias da semana no manso senhorial denominava-se talha.

As sociedades africanas passaram por profundas transformações entre os séculos XIX e XX, sobretudo em consequência de dois fenômenos: o colonialismo e a descolonização. A respeito das rupturas e das transformações ocorridas nas sociedades africanas nesse período, julgue o seguinte item.

O processo de implementação do colonialismo na África se deu de forma homogênea, tendo sido definido consensualmente na Conferência de Berlim pelas potências europeias.

Acerca das competências e das habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de história, julgue o item seguinte.

Entre as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno de ensino médio na disciplina de história inclui-se a produção de textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos.

Considerando o texto anteriormente apresentado como referência inicial e os aspectos inerentes à história da África na antiguidade, julgue o item seguinte.

A organização da agricultura, o desenvolvimento da escrita, a formação de um Estado unificado, a racionalização dos trabalhos de infraestrutura e a criação de sistemas cosmogônicos complexos são expressões consideradas relevantes na história do Egito Antigo.

Considerando o texto anteriormente apresentado como referência inicial e os aspectos inerentes à história da África na antiguidade, julgue o item seguinte.

As abordagens da história da Núbia continuam ausentes dos livros didáticos de história utilizados nas escolas públicas, o que não representa um claro desacordo com as prescrições curriculares vigentes.

Tendo como base as informações do texto precedente a respeito da história das sociedades e reinos africanos na região sudanesa, julgue o item subsequente.

As pesquisas sobre a história do Mali e do Songhai apoiam-se na tradição oral, pois, diferentemente da investigação histórica sobre o Magreb, as fontes e textos escritos em árabe têm um papel irrelevante no estudo dessas sociedades.

Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e social do período colonial.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente, com base na condição do professor de história da estudante.

A estudante abordou o conteúdo relativo à abolição de forma incompleta, por não ter mencionado a pressão da Inglaterra pelo fim da escravidão e as medidas tomadas pelo Império para atender a esse interesse, como a Lei Feijó, de proibição do tráfico de 1831, que contou com ampla adesão do Estado e da sociedade.

No que se refere à história republicana brasileira, julgue o próximo item, a respeito da Primeira República e da denominada Revolução de 1930.

A denominada Revolução de 1930 teve como resultados o rompimento com o modelo econômico e as práticas de trabalho liberais da Primeira República, a ampliação da participação do Estado na economia e a instituição de políticas sociais.

Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue o item seguinte.

Nas primeiras décadas do século XVI, Caetés e Potiguares foram alvo de violentas expedições militares que tinham o objetivo de dominar as terras dos indígenas e viabilizar a colonização portuguesa na região.

Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue o item a seguir.

Numerosos mocambos espalhados pelas serras da capitania de Pernambuco constituíam o quilombo de Palmares, espaço no qual se forjou uma sociedade singular a partir de diferentes etnias africanas, cujos conhecimentos e práticas foram ressignificados no contexto colonial da América portuguesa.

Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue o item a seguir.

A criação da capitania das Alagoas se deu em 1817 com o objetivo de melhor investigar e punir os apoiadores do movimento separatista que havia assolado Pernambuco naquele ano.

No que se refere à história política, econômica e social de Alagoas no período imperial, julgue o item a seguir.

Entre 1832 e 1835, a região que abrigava Palmares foi palco da Cabanada, movimento rural que contou com a participação de diferentes segmentos sociais, com predominância de populares e que teve como principal líder o mulato Vicente Ferreira de Paula.

Julgue o item a seguir, acerca da história republicana de Alagoas.

O Pacote de Abril, de 1978, visou frear o crescimento do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), mas, em Alagoas, a tendência de fortalecimento da sigla teve continuidade com a eleição de José Moura Rocha, candidato do MDB ao Senado Federal.

O período histórico da Idade Média vigorou entre os séculos V e XV, sobretudo no espaço europeu. A respeito desse período e de suas características, julgue o item que se segue.

Economia rural e sociedade hierarquizada são características marcantes da Idade Média.

A respeito das transformações da sociedade europeia entre os séculos XV e XVIII, julgue o próximo item.

A Paz de Vestfália encerrou a chamada Guerra dos Trinta Anos.

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