Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 70 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue o item seguinte.

As aulas de educação física devem possibilitar aos alunos a vivência de espaços formativos que valorizem o agir solidário, a adoção de atitudes cooperativas e o repúdio à violência e às injustiças.

Com relação ao texto apresentado, julgue o item seguinte, de acordo com as estreitas relações da educação física, do esporte e da sociedade no trabalho docente.

Na sociedade atual, é inerente ao esporte como fenômeno social a reprodução de processos que se desdobrem em mecanismos de alienação de seus praticantes, fato que deve ser combatido nas aulas de educação física.

A respeito dos fatores de risco à saúde — sobrepeso e obesidade — e da atividade física regular como uma variável importante em prevenção, controle e tratamento dessas condições clínicas, julgue o item a seguir.

Considerando o Índice de Massa Corporal (IMC), são classificados com sobrepeso aqueles indivíduos com IMC ≥ 30 kg/m2

Julgue o item que se segue, referente ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras.

Na escolha do método — se global ou parcial —, o professor deve priorizar a opinião dos alunos, a fim de respeitar os interesses deles.

Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.

A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.
B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.
C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.

Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.

A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.

Os padrões A e C relacionam-se ao domínio motor, e o padrão B, ao domínio afetivo.

Um professor disse aos alunos: "Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?". E, em seguida, complementou: "Pratiquem!".

Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino

de comando, pois determinou que a atividade fosse executada sem, no entanto, ter indicado o número de vezes que os alunos deveriam repeti-la.

Dois grupos de alunos, um em cada lado de uma quadra de voleibol, utilizam dois lençóis abertos para arremessar a bola de um lado para o outro, a fim de mantê-la em jogo o maior tempo possível, bem como para realizar o maior número possível de arremessos nesse tempo.

O jogo descrito nessa situação caracteriza-se como

lúdico e esportivo, porque, embora vise bastante ao divertimento, também é muito competitivo.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item a respeito de cultura e educação física.

A cultura corporal, por designar um vasto e rico campo da cultura, com abrangência da produção de práticas expressivo-comunicativas fundadas na subjetividade e externalizadas pela expressão do corpo, afasta-se das configurações próprias de uma linguagem.

Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.

A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, estabeleceu a educação física como obrigatória desde a pré-escola até o nível superior, mas com predominância esportiva nos cursos primário e médio.

A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue o item a seguir.

Como conteúdo de ensino, as lutas devem enfatizar apenas as ações de ataque para que o oponente seja subjugado com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão e imobilização.

Julgue o item seguinte, referentes a competição e cooperação no esporte.

Ao adotar regras esportivas institucionalizadas durante as aulas de educação física, o professor estará impondo uma vivência competitiva e desatrelada de valores éticos e morais.

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue o item a seguir.

A década de 1980 ficou conhecida como o período do movimento renovador do pensamento pedagógico da educação física, momento histórico em que se identificam severas críticas à ação pedagógica do professor centrada exclusivamente no esporte de rendimento e na aptidão física.

No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue o item a seguir.

Ao utilizar jogos e brincadeiras, o professor deve adotar estratégias didáticas que favoreçam a participação dos alunos quanto às possibilidades de alteração, adaptação e elaboração de novas experiências coletivas.

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue o próximo item.

No momento de mensurar e registrar o desempenho dos alunos, o professor deverá priorizar o uso dos protocolos de avaliação da aptidão física, uma vez que esses protocolos apresentam comprovada validade científica.

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue o próximo item.

A nota ou menção obtida na avaliação do desempenho motor representa o aspecto fundante das estratégias avaliativas nas aulas de educação física.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282