Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade. Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 24. Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Na prática educativa bancária, a possibilidade de questionamento, de crítica e de reflexão pelos educandos é incentivada, o que motiva a curiosidade epistemológica.
Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.
Deve-se evitar estabelecer juízos de valor ou abordar questões políticas e ideológicas no projeto político-pedagógico, uma vez que tal documento deve se restringir à identificação dos meios necessários para que a instituição educacional atinja os objetivos planejados.
A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes
Além de tornar os colaboradores mais aptos a encarar desafios, a prática da educação corporativa contribui com maior agilidade na solução de problemas da organização.
A respeito de trilhas de aprendizagem, julgue os itens a seguir
O conceito de trilhas de aprendizagem está relacionado à gestão por competências institucionais e individuais, havendo uma inter-relação entre os objetivos da instituição e os interesses dos profissionais.
No que se refere ao desenvolvimento de competências no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes.
Uma das competências individuais é o saber fazer, ou seja, a habilidade de transformar o conhecimento em ações concretas.
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.
Em um plano de ensino, os métodos e as técnicas devem ser condizentes com os conteúdos a serem aprendidos.
Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
As práticas educativas vinculadas a comunidades e grupos sociais e realizadas mediante a execução de projetos sociais estão direcionadas à educação não formal, cuja intenção é educar para a cidadania.
A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.
A gestão do conhecimento por meio da plataforma e-learning de código aberto Moodle aperfeiçoa a política de gestão do conhecimento a partir do uso de diversos recursos que permitem às organizações estender treinamentos, diminuir as limitações geográficas e aumentar o alcance de seu conteúdo, além de integrar e distribuir com mais dinamismo o conhecimento.
A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.
Gestão do conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos e favoráveis para uma organização.
Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica.
Na avaliação de treinamento embasada nos critérios, ou níveis, reação, aprendizado, comportamento e resultados, cada um desses critérios/níveis é indicador do sucesso no treinamento, não se podendo afirmar que haja correlação entre eles.