Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos
de arquivamento, julgue os itens a seguir.
O método geográfico de organização dos documentos é o do
sistema direto, que deve ser utilizado quando a procedência ou
o local for o principal elemento a ser considerado na busca de
um documento.
Com relação a normas de protocolo bem como a procedimentos
e precedência em cerimoniais, julgue os itens a seguir.
O protocolo, que faz parte do cerimonial de um evento,
regulamenta as regras que servem para determinar, por
exemplo, a importância e as formas de tratamento das pessoas
presentes à cerimônia.
Acerca de comunicação institucional e relações públicas, julgue os
itens subsequentes.
Utilizando estratégias de relações públicas, a comunicação
institucional visa conquistar simpatia e credibilidade dos
públicos de uma instituição, de forma a possibilitar a influência
política e social dessa organização na sociedade em que está
inserida.
Acerca de comunicação institucional e relações públicas, julgue os
itens subsequentes.
Identidade institucional é a percepção do público a respeito de
uma empresa; a imagem institucional, por sua vez, é o que a
instituição é, faz e expressa.
Julgue os seguintes itens, a respeito da estrutura conceitual da
contabilidade.
As informações contidas nos relatórios contábil-financeiros
de propósito geral auxiliam os investidores, credores por
empréstimo e outros credores, existentes e em potencial,
a estimar o valor da entidade a que se referem as informações.
Em relação à organização administrativa e às concessões
e permissões do serviço público, julgue os itens a seguir.
Depois de ter celebrado contrato de concessão de serviço
público, o poder público concedente pode retomar
o serviço antes do término do prazo da concessão, alegando
razões de interesse público, ainda que não haja qualquer
irregularidade na prestação do serviço pela concessionária.
Helena, profissional de secretariado executivo, em razão
da amizade de infância que mantinha com Laura, filha do dono de
uma pequena empresa de engenharia, passou a auxiliar a amiga na
organização de documentos do estabelecimento comercial sem a
formalização de um acordo trabalhista escrito. Com o tempo, foi
assumindo informalmente as funções próprias de uma secretária e
passou a ser remunerada pelo seu trabalho, embora com valor
abaixo do mercado. Por diversas vezes, em períodos de grande
volume de tarefas a executar, Helena, que coordenava as tarefas
de dois técnicos de secretariado, teve de estender sua jornada de
trabalho até as 23 horas, retornando no dia seguinte ao trabalho
às 8 horas da manhã. Entre as várias atribuições de Helena
encontravam-se a orientação e avaliação da correspondência para
fins de encaminhamento à chefia, além da classificação, do registro
e da distribuição de correspondências.
Considerando essa situação hipotética e as disposições contidas na
legislação pertinente acerca de contrato de trabalho, direitos
trabalhistas, sigilo profissional e atribuições do secretário
executivo, julgue os seguintes itens.
Caso, em nome da velha amizade de infância, Laura
futuramente queira ter acesso a documentos sigilosos da
empresa confiados a Helena em consequência do exercício
da sua profissão de secretária executiva, a profissional estará
impedida de atender à solicitação de Laura por determinação
do Código de Ética do Profissional de Secretariado.
Helena, profissional de secretariado executivo, em razão
da amizade de infância que mantinha com Laura, filha do dono de
uma pequena empresa de engenharia, passou a auxiliar a amiga na
organização de documentos do estabelecimento comercial sem a
formalização de um acordo trabalhista escrito. Com o tempo, foi
assumindo informalmente as funções próprias de uma secretária e
passou a ser remunerada pelo seu trabalho, embora com valor
abaixo do mercado. Por diversas vezes, em períodos de grande
volume de tarefas a executar, Helena, que coordenava as tarefas
de dois técnicos de secretariado, teve de estender sua jornada de
trabalho até as 23 horas, retornando no dia seguinte ao trabalho
às 8 horas da manhã. Entre as várias atribuições de Helena
encontravam-se a orientação e avaliação da correspondência para
fins de encaminhamento à chefia, além da classificação, do registro
e da distribuição de correspondências.
Considerando essa situação hipotética e as disposições contidas na
legislação pertinente acerca de contrato de trabalho, direitos
trabalhistas, sigilo profissional e atribuições do secretário
executivo, julgue os seguintes itens.
As atribuições de Helena mencionadas na situação hipotética
estão de acordo com a previsão legal.