Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue os
próximos itens.
Nenhum conceito da fonologia é aplicável às línguas de sinais,
uma vez que esse nível de análise linguística trata
especificamente dos sons de uma língua.
Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em
língua portuguesa, julgue os seguintes itens.
Uma possível tradução para LIBRAS da frase, em língua
portuguesa, O peixe está dentro do aquário equivale à
glosa < AQUÁRIO PEIXE-NADAR >.
Quanto à educação bilíngue para surdos, julgue os itens seguintes.
Ao tradutor-intérprete de LIBRAS e língua portuguesa que
atuar na educação bilíngue dos estudantes surdos no ensino
superior, incumbirá garantir o acesso à comunicação, à
informação e à educação, bem como viabilizar o acesso dos
estudantes aos conhecimentos e conteúdos curriculares, em
todas as atividades didático-pedagógicas, serviços e atividades
fim da instituição de ensino.
A afirmação das identidades surdas não decorre imediata
e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes,
funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por
isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e
possíveis, representações, significações e categorias sociais.
Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet:
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os
diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.
É vedado ao ouvinte integrar-se às comunidades surdas e delas
participar de maneira efetiva, uma vez que a surdez é o
principal artefato cultural dessas comunidades.
A respeito da proposta educacional bilíngue, julgue os seguintes
itens.
O bilinguismo, sob a perspectiva de proposta educacional para
os surdos, consiste na defesa da adoção da língua oral como
língua materna e da língua de sinais como segunda língua, com
vistas à eliminação das barreiras comunicacionais entre surdos
e ouvintes.
Estudos realizados no Brasil a partir da década de 90 do
século passado concluíram que o processo de aquisição da língua
de sinais pelas crianças surdas ocorre em período análogo à
aquisição de uma língua oral-auditiva por crianças ouvintes.
Ronice Quadros et al. Ideias para ensinar português para alunos
surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006 (com adaptações).
Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue os
itens subsecutivos.
A partir dos dois anos de idade, a criança surda usuária da
LIBRAS emprega classificadores em seu vocabulário.
No que se refere à surdocegueira, julgue os itens subsequentes.
A criança surdocega apresentará mais dificuldade na aquisição
de língua se tiver sido acometida pela deficiência na fase
pré-linguística.
Considerando o disposto na Lei n.º 12.319/2010 e no código de
ética que regula a atuação profissional do tradutor e intérprete da
LIBRAS, julgue os próximos itens.
A presença de um tradutor e intérprete da LIBRAS em sala de
aula sintetiza o paradigma bilíngue de educação de surdos.
Conforme a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas
as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de
Deficiência, as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos
humanos e liberdades fundamentais que outras pessoas, e esses
direitos, incluído o de não serem submetidas à discriminação devido
à deficiência, emanam da dignidade e da igualdade inerentes a todo
ser humano. Considerando essas informações, julgue os próximos
itens, relativos à referida convenção.
Tal convenção prevê a adoção, pelos Estados-parte, de
medidas de caráter meramente legislativo para a eliminação da
discriminação contra as pessoas com deficiência.
Considerando o disposto na Lei n.º 10.436/2002, julgue os itens
subsequentes.
A LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e
expressão, assim como outros recursos a ela associados.
Julgue os itens seguintes, com base no disposto no
Decreto n.º 5.626/2005
O referido decreto dispõe que o nível de conhecimento dos
candidatos aprovados em exame de proficiência em LIBRAS
seja classificado em básico, intermediário ou avançado,
conforme o desempenho deles no exame.
Julgue os itens seguintes, com base no disposto no
Decreto n.º 5.626/2005
Considera-se deficiência auditiva a perda unilateral, parcial ou
total, da capacidade auditiva para sons de trinta decibéis ou
mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz,
1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.
À luz do Decreto n.º 7.611/2011, que dispõe sobre a educação
especial e o atendimento educacional especializado (AEE), julgue
os seguintes itens.
O AEE deve ser prestado à formação dos estudantes com
deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento, mas
não à dos estudantes com altas habilidades.
Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais
(LIBRAS), julgue os itens que se seguem.
Para que um sinal seja considerado uma unidade lexical em
LIBRAS, é necessário que ele apresente, no mínimo,
configuração de mão, locação e movimento; caso contrário, o
sinal não equivale a uma unidade do léxico.
Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em
língua portuguesa, julgue os seguintes itens.
Os sinais empregados na tradução, para LIBRAS, das frases A
criança joga futebol e A menina brinca de boneca são
articulados na mesma ordem em que os termos dessas frases se
apresentam em língua portuguesa, isto é, seguem a sequência
sujeito – verbo – objeto.