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Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue os

próximos itens.

Nenhum conceito da fonologia é aplicável às línguas de sinais,

uma vez que esse nível de análise linguística trata

especificamente dos sons de uma língua.

Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em

língua portuguesa, julgue os seguintes itens.

Uma possível tradução para LIBRAS da frase, em língua

portuguesa, O peixe está dentro do aquário equivale à

glosa < AQUÁRIO PEIXE-NADAR >.

Quanto à educação bilíngue para surdos, julgue os itens seguintes.

Ao tradutor-intérprete de LIBRAS e língua portuguesa que

atuar na educação bilíngue dos estudantes surdos no ensino

superior, incumbirá garantir o acesso à comunicação, à

informação e à educação, bem como viabilizar o acesso dos

estudantes aos conhecimentos e conteúdos curriculares, em

todas as atividades didático-pedagógicas, serviços e atividades

fim da instituição de ensino.

A afirmação das identidades surdas não decorre imediata

e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes,

funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por

isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e

possíveis, representações, significações e categorias sociais.

Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os

diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

É vedado ao ouvinte integrar-se às comunidades surdas e delas

participar de maneira efetiva, uma vez que a surdez é o

principal artefato cultural dessas comunidades.

A respeito da proposta educacional bilíngue, julgue os seguintes

itens.

O bilinguismo, sob a perspectiva de proposta educacional para

os surdos, consiste na defesa da adoção da língua oral como

língua materna e da língua de sinais como segunda língua, com

vistas à eliminação das barreiras comunicacionais entre surdos

e ouvintes.

Estudos realizados no Brasil a partir da década de 90 do

século passado concluíram que o processo de aquisição da língua

de sinais pelas crianças surdas ocorre em período análogo à

aquisição de uma língua oral-auditiva por crianças ouvintes.

Ronice Quadros et al. Ideias para ensinar português para alunos

surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006 (com adaptações).

Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue os

itens subsecutivos.

A partir dos dois anos de idade, a criança surda usuária da

LIBRAS emprega classificadores em seu vocabulário.

No que se refere à surdocegueira, julgue os itens subsequentes.

A criança surdocega apresentará mais dificuldade na aquisição

de língua se tiver sido acometida pela deficiência na fase

pré-linguística.

Considerando o disposto na Lei n.º 12.319/2010 e no código de

ética que regula a atuação profissional do tradutor e intérprete da

LIBRAS, julgue os próximos itens.

A presença de um tradutor e intérprete da LIBRAS em sala de

aula sintetiza o paradigma bilíngue de educação de surdos.

Conforme a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas

as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de

Deficiência, as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos

humanos e liberdades fundamentais que outras pessoas, e esses

direitos, incluído o de não serem submetidas à discriminação devido

à deficiência, emanam da dignidade e da igualdade inerentes a todo

ser humano. Considerando essas informações, julgue os próximos

itens, relativos à referida convenção.

Tal convenção prevê a adoção, pelos Estados-parte, de

medidas de caráter meramente legislativo para a eliminação da

discriminação contra as pessoas com deficiência.

Considerando o disposto na Lei n.º 10.436/2002, julgue os itens

subsequentes.

A LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e

expressão, assim como outros recursos a ela associados.

Julgue os itens seguintes, com base no disposto no

Decreto n.º 5.626/2005

O referido decreto dispõe que o nível de conhecimento dos

candidatos aprovados em exame de proficiência em LIBRAS

seja classificado em básico, intermediário ou avançado,

conforme o desempenho deles no exame.

Julgue os itens seguintes, com base no disposto no

Decreto n.º 5.626/2005

Considera-se deficiência auditiva a perda unilateral, parcial ou

total, da capacidade auditiva para sons de trinta decibéis ou

mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz,

1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.

À luz do Decreto n.º 7.611/2011, que dispõe sobre a educação

especial e o atendimento educacional especializado (AEE), julgue

os seguintes itens.

O AEE deve ser prestado à formação dos estudantes com

deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento, mas

não à dos estudantes com altas habilidades.

Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais

(LIBRAS), julgue os itens que se seguem.

Para que um sinal seja considerado uma unidade lexical em

LIBRAS, é necessário que ele apresente, no mínimo,

configuração de mão, locação e movimento; caso contrário, o

sinal não equivale a uma unidade do léxico.

Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em

língua portuguesa, julgue os seguintes itens.

Os sinais empregados na tradução, para LIBRAS, das frases A

criança joga futebol e A menina brinca de boneca são

articulados na mesma ordem em que os termos dessas frases se

apresentam em língua portuguesa, isto é, seguem a sequência

sujeito – verbo – objeto.

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