Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
Habilidade diz respeito à capacidade do indivíduo de reter na memória o máximo do conhecimento adquirido.
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.
A premissa do sistema just in time iniciar a produção a partir do pedido do cliente implica preocupação com o desenvolvimento de pessoas, uma vez que o foco maior desse sistema está na inversão dos processos internos de trabalho.
A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da
sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens
subsequentes.
A combinação caracteriza-se pela conversão de algum tipo de conhecimento explícito gerado por um indivíduo com o objetivo agregá-lo ao conhecimento explícito da organização.
A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da
sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens
subsequentes.
Ocorre internalização quando parte do conhecimento tácito de uma pessoa converte-se no conhecimento tácito de outrem, tal como ocorre na realização de atividades práticas sob a supervisão de tutores.
Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.
Para o desenvolvimento da educação corporativa, cujo foco é preventivo e o objetivo, estratégico, é necessário que a empresa seja coesa e centralizada.
Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de
organização e gestão do trabalho.
A qualificação exigida dos profissionais abrange o domínio de conhecimentos e de habilidades cognitivas e comportamentais que propiciem ao trabalhador utilizar os seus conhecimentos científicos e tecnológicos de maneira articulada para a resolução problemas e para a apresentação de sugestões à empresa onde ele atua.
Considerando o modelo de produção toyotista e a sua influência nos
processos educativos, julgue os itens que se seguem.
Os trabalhadores devem ser educados, treinados e qualificados para conhecerem todos os processos de produção, e, assim, atuarem em diversas áreas do sistema produtivo da empresa.
Considerando o modelo de produção toyotista e a sua influência nos
processos educativos, julgue os itens que se seguem.
O modelo de produção toyotista, ao mesmo tempo em que contribuiu para a intensificação do trabalho, reduziu a exploração da força de trabalho própria do sistema de produção capitalista por meio da sistematização de técnicas de apropriação da subjetividade do trabalhador.
Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.
Do conceito de politecnia deriva o princípio pedagógico que demonstra a ineficácia de ações meramente conteudistas, centradas na quantidade de informações, não necessariamente articuladas, transmitida ao aluno.
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista
e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
Medidas de incentivo à produtividade, como a instituição de décimo quarto salário para os professores cujos alunos apresentem bom desempenho escolar, originam-se de práticas produtivas tipicamente fordistas e tayloristas.
Julgue os próximos itens, relativos à gestão de projetos.
Denomina-se referencial lógico a ferramenta conceitual e analítica que reúne as partes, o planejamento e a administração do projeto.
Julgue os próximos itens, relativos à gestão de projetos.
Uma habilidade importante requerida do gestor para a solução de dificuldades na execução de um projeto é a delegação de autoridade, também denominada empowerment.
Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.
A técnica que consiste em colocar pessoas em situações hipotéticas a fim de fazê-las demonstrar a sua reação em face dessas situações denomina-se dinâmica de grupo.
Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.
Teorias instrucionais e teorias de aprendizagem são conceitos sinônimos: ambos fundamentam a elaboração do planejamento organizacional.
Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
As competências, relacionadas principalmente à vivência dos profissionais, agregam valor econômico e social a indivíduos e organizações.