A cronobiologia estuda os processos orgânicos rítmicos. No contexto específico da Saúde do Trabalhador, são investigados vários temas que se relacionam com o desempenho, o risco de acidentes, as caraterísticas dos trabalhos por turnos e as alterações que a idade do trabalhador pode acarretar.
Com relação ao trabalho noturno, sabe-se que
O trabalho infantil, segundo a Organização Internacional do Trabalho, ente responsável pela elaboração, adoção, aplicação e promoção das Normas Internacionais do Trabalho, é ilegal além de ser causa e efeito da pobreza e da ausência de oportunidades para desenvolver capacidades.
As estimativas globais relativas a essa forma ilegal de trabalho mostram que
A reabilitação profissional, de acordo com a legislação previdenciária brasileira, é definida como a assistência educativa ou reeducativa e de adaptação ou readaptação profissional, instituída sob a denominação genérica de habilitação e reabilitação profissional. O seguinte perfil de trabalhador em benefício previdenciário, de acordo com os critérios estabelecidos (favorável, intermediário ou desfavorável), apresenta um critério desfavorável para o encaminhamento a um programa de reabilitação profissional:
A asbestose é uma doença pulmonar, relacionada à exposição de poeiras minerais dos trabalhadores que atuam
em mineração e transformação de asbesto (fabricação de produtos de cimento-amianto, materiais de fricção, tecidos incombustíveis com amianto, juntas e gaxetas, papéis e papelões especiais) e ao consumo de produtos contendo asbesto.
Qual é a característica histopatológica dessa doença?
Um paciente de 45 anos do sexo masculino procurou serviço de saúde do trabalhador com queixa de dor abdominal de forte intensidade e caráter intermitente, acompanhada de distensão abdominal, náuseas, vômitos e constipação com 10 dias de evolução. Exames laboratoriais demonstraram anemia (hemoglobina de 9g/dL), hiperbilirrubinemia (bilirrubina total de 2,5mg/dL), por conta da bilirrubina indireta e elevação discreta de aminotransferases (2-3 vezes acima do limite superior da normalidade). A anamnese mais detalhada com informação da história ocupacional permitiu a elucidação diagnóstica.
Qual foi o diagnóstico e o local de trabalho do paciente?
Uveíte é a inflamação em qualquer lugar do revestimentointerior pigmentado do olho, conhecido como úvea ou trato uveal (íris, corpo ciliar e coroide).
No Brasil, com relação à epidemiologia da uveíte posterior (inflamação da parte traseira do trato uveal), sabe-se que a
A perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é a mais difundida e conhecida perda auditiva ocupacional, sendo reconhecida como agravo à saúde dos trabalhadores de notificação compulsória.
Que característica constitui o padrão desse tipo de agravo?
A Resolução do Conselho Federal de Medicina no 2.297/2021 (atualizada em 6 de outubro de 2022) dispõe sobre normas específicas para médicos que atendem o trabalhador. De acordo com a Resolução, é prerrogativa dos médicos do trabalho e demais médicos que atendem o trabalhador, independentemente do local em que atuem
A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST) tem por objetivos a promoção da saúde, a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, a prevenção de acidentes e de danos à saúde relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou da redução dos riscos nos ambientes de trabalho. São responsáveis pela implementação e pela execução da PNSST as seguintes instituições
A obesidade é uma doença crônica, multifatorial e geneticamente relacionada a um acúmulo excessivo de gordura corporal e está intimamente ligada a comorbidades médicas, psicológicas, sociais, físicas e econômicas. O tratamento cirúrgico de pacientes portadores de obesidade pode ser uma alternativa. Para alguns pacientes, está recomendada a cobertura pelos planos de saúde desse tipo de cirurgia, de acordo com os critérios da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Tal cobertura é recomendada para pacientes com
Na realização de estudos científicos para a área de saúde, a definição da metodologia de pesquisa é fundamental
para o seu desenvolvimento. O estudo pode ser realizado por meio de métodos qualitativos e quantitativos.
A metodologia qualitativa caracteriza-se pelo seguinte:
A exposição, no trabalho, a agentes físicos como as radiações não ionizantes representa um problema na maioria das vezes insidioso e silencioso. É de difícil caracterização a configuração do nexo causal dessa exposição, durante anos, aos campos magnéticos, que promovem efeitos térmicos e não térmicos intensos.
A seguinte relação entre dano gerado por ocupação e profissão pode indicar esse tipo de exposição:
Em aproximadamente metade dos casos de portadores de doença aterosclerótica, o evento coronariano agudo é a primeira e grave manifestação. Assim sendo, identificaros indivíduos assintomáticos é fundamental para a prevenção de danos importantes. O escore de risco global (ERG) de Framingham foi o adotado pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-DA). De acordo com a nova estratificação de risco cardiovascular, proposta pelo SBC-DA, são considerados indivíduos com alto risco cardiovascular os que apresentam
As Normas Regulamentadoras (NR) são disposições complementares ao Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio,prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes do trabalho. Integra a NR 7, que trata do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), a seguinte diretriz:
De acordo com a legislação brasileira, acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade laboral a serviço do empregador, gerando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
A seguinte situação é equiparada ao acidente do trabalho: