Um competente técnico de enfermagem trabalha em serviço especializado de traumatologia em escalas diurnas de
12 h x 36 h. Foi convidado a atuar em outro nosocômio, na mesma especialidade, também com escalas de 12 h x 36 h,
no horário noturno. Após dois meses de jornadas de trabalho acumulado, começou a perceber-se com certa labilidade
emocional, redução de seu desempenho físico e mental e irritabilidade, inclusive no trato com seus colegas e seus
pacientes. Estava com dificuldade de conciliar o sono nos seus períodos de descanso, notou ganho de peso no período, ansiedade deglutória por petiscos diversos, eructação frequente, flatulência e ardor epigástrico que cessava com
ingesta alimentar. Assustava-se com facilidade, até que sofreu seu primeiro acidente do trabalho quando manipulava
ferramenta cirúrgica perfurocortante. No atendimento de emergência, dialogou com o médico do atendimento sobre os
sinais e sintomas que vinha apresentando.
A atitude do médico deve ser orientá-lo, com base nesses sinais e sintomas, sobre a necessidade de
Uma operadora de caixa executivo de uma importante instituição financeira nacional se encontra convalescente de infecção bacteriana nas vias urinárias, ainda em uso de antibioticoterapia. Foi aconselhada por seu médico assistente a ingerir 2 litros de água por dia, como medida auxiliar ao tratamento curativo. Em razão dessa ingesta hídrica mais elevada, suas necessidades fisiológicas de micção estão mais acentuadas, exigindo idas mais frequentes ao sanitário feminino do próprio estabelecimento. Por causa disso, foi advertida pela chefia imediata: como se tratava de época de pagamento de pensionistas do INSS, a fila de atendimento estava aumentando em tamanho; portanto, era necessário que ela se abstivesse de deixar o posto de trabalho fora do período das suas pausas habituais e regulamentares. De acordo com o disposto na Norma Regulamentadora no 17, a postura da chefia imediata está
Os poluentes primários, lançados pelos motores a explosão dos veículos automotivos sem que exista o processo de combustão completa, são de grande importância para o comprometimento da qualidade do ar nos grandes centros urbanos.
São exemplos de poluentes primários
Um paciente de 56 anos trabalha há vinte anos na linha de produção de uma fábrica de material elétrico, como fios, lâmpadas, capacitores, entre outros. Procurou o serviço médico da empresa onde trabalha com queixas de sangramento de gengiva, amolecimento dos dentes e tremores acentuados dos lábios e das extremidades.
Diante desse quadro clínico e da história ocupacional, qual é o diagnóstico do caso?
Existe um tipo de desenho de estudo epidemiológico que é adequado para identificar pessoas e características passíveis de intervenção, além de gerar hipóteses de causas de doenças, mas com limitações para determinar se a exposição antecede ou representa a consequência da doença ou condição relacionada à saúde. Ou seja, ele é inadequado para determinar associações do tipo causa efeito.
Esse tipo de desenho de estudo é o
Uma instituição bancária decidiu ampliar sua rede de atendimento ao público. Para isso, abriu um novo estabelecimento no centro financeiro da cidade, tomando todas as providências técnicas e necessárias ao bom funcionamento da agência, inclusive adquirindo mobiliário ergonômico e ajustável, visando proporcionar conforto aos operadores de terminais de vídeo do setor de atendimento a empresas. A análise ergonômica preliminar (AEP), realizada pelo setor de segurança do trabalho, aprovou o projeto das instalações e as especificações do mobiliário. Entretanto, ponderou que a natureza do trabalho desses profissionais, em razão da quantidade de atendimentos empresariais e do montante de numerário envolvinas transações eletrônicas on-line, caracterizava uma exigência cognitiva contínua e repetitiva, capaz de comprometer a segurança e a saúde do trabalhador, assim exigindo a adoção de certas medidas preventivas. Consultada a gerência operacional sobre a possibilidade de alterar a forma de executar ou organizar a tarefa, esta mostrou-se irredutível, pois a programação do sistema não admite qualquer tipo de alteração.
Diante dos fatos, o setor de segurança do trabalho deve propor, no relatório da AEP, as seguintes medidas de prevenção, a serem adotadas concomitantemente:
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) têm-se constituído em grande problema da saúde pública em muitos dos países industrializados. No Brasil foi elaborada uma Instrução Normativa que orienta o sistema previdenciário.
De acordo com essa instrução, que entidade nosológica está relacionada ao tipo de ocupação citado?
Os riscos para a saúde decorrentes da exposição a agentes físicos estão relacionados às diversas formas de energia, como pressões anormais, radiações ionizantes ou não, ruído, umidade ou vibrações.
Que tipo de exposição a agente físico está relacionado à dificuldade de percepção de cores?
Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é um tipo de leucemia que afeta a linhagem mieloide do tecido hematopoiético, ocasionando uma deficiência na produção das célulasnormais com déficit na quantidade de células maduras. Atualmente são oito subtipos, classificados usando-se critérios baseados em aspectos morfológicos e citoquímicos, de M0 a M7. Existe um subtipo de LMA que tem como característica morfológica blastos indiferenciados (> 30%), diferenciação até promielócito (< 20%) e citoplasma com grânulos azurófilos e bastonetes de Auer.
O subtipo descrito é a leucemia
A infecção do trato urinário (ITU) é a segunda infecção mais comum na população em geral, predominando entre os pacientes adultos do sexo feminino, devido às condições anatômicas, que apresentam a uretra mais curta e sua maior proximidade com vagina e com ânus.
Quais são os três agentes bacterianos mais envolvidos nesse processo?
O acompanhamento das doenças crônicas não transmissíveis representa um desafio no campo da saúde do trabalhador, pois elas compõem um conjunto de condições crônicas relacionadas a causas múltiplas, com início gradual e prognóstico usualmente incerto, com longa ou indefinida duração. O curso clínico muda ao longo do tempo, com possíveis períodos de agudização que podem gerar incapacidades. Para o enfrentamento desse problema, trata-se de uma estratégia dos serviços de saúde da empresa a garantia de
Um paciente de 51 anos, mecânico há mais de dez anos, foi atendido no ambulatório de saúde do trabalhador, queixando-se de pontos pretos pruriginosos nos membros superiores há cerca de quatro meses. Negou quadro semelhante anteriormente e relatou nunca ter usado luvas ou qualquer outro equipamento de proteção individual. Ao exame dermatológico, apresentava pápulas foliculares com pontos centrais enegrecidos, localizados no dorso das mãos e na face extensora das falanges, antebraços e braços, poupando a região palmar.
Qual diagnóstico do caso confirmado por biópsia cutânea?
A forma mais utilizada para fazer o estadiamento histológico do adenocarcinoma de próstata é a classificação que Tsegue o sistema TNM de 2002. Que característica representa um estadiamento T2c?
O perfil epidemiológico da tuberculose vem sofrendo transformações, principalmente a partir de 1981, com o aparecimento e a disseminação da aids em todo o mundo. Essas duas doenças de notificação compulsória no Brasil apresentam um sinergismo no qual cada uma delas acentua o agravamento e a progressão da outra. Com relação a essa situação, sabe-se que pacientes coinfectados por HIV
Doença Inflamatória Intestinal (DII) é um termo que engloba condições crônicas caracterizadas pela inflamação persistente do trato gastrointestinal. A doença de Crohn e a colite ulcerativa são as principais entidades nosológicas desse grupo de doenças. O tratamento dessas doenças é um desafio para as equipes de saúde.
Com relação às estratégias terapêuticas preconizadas, sabe-se que