Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades
contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas
da área da educação como fundamentais para o sucesso
dos processos educacionais porque
A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,
conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,
do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino
fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre
outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em
especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,
que nem sempre poderiam cursar as chamadas
“classes de alfabetização".
Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro
ano do Ensino Fundamental deve
Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto
Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade
de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando
institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,
níveis e modalidades.
Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico
O conhecimento do mundo pela criança, no período
da primeira infância, depende das relações que ela vai
estabelecer com as outras crianças e o meio onde vive.
O que conhece de si e das coisas é insuficiente para
estabelecer relações de grupo e, por isso, centra-se
em seu brinquedo, em sua própria atividade e em seus
interesses.
Portanto, uma característica da criança no período da primeira
infância é a
Numa aula com a presença de alunos deficientes visuais ou com baixa acuidade visual, o professor deve
Um aluno de 11 anos, recém-chegado na escola é obeso.
É tímido, tem dificuldades de se enturmar com os colegas
e recebeu apelidos constrangedores. Ele se sente incomodado,
passando por diversos momentos de constrangimento
na escola, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
Não quer mais ir às aulas e chora diariamente antes de ir
para a escola.
A violência nas escolas pode manifestar-se de forma física
ou verbal. A situação descrita acima caracteriza uma
situação de
Numa abordagem crítico-superadora, a Educação Física é uma disciplina que NÃO valoriza
De acordo com as regras oficiais de voleibol, ao jogador que desempenha a função de líbero é permitido
Os saltos no atletismo são compostos de movimentos que
se confrontam com as leis da física e da biomecânica.
Os saltos podem ser subdivididos em horizontais e
verticais.
Dentre os saltos verticais, tem-se:
O momento do jogo é a oportunidade que os alunos têm
de utilizar a criatividade para praticar ações e relações.
Pode-se jogar com o outro, na cooperação, ou se pode
jogar contra o outro, na competição.
Em relação aos jogos cooperativos,
Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas
para a análise da qualidade do ensino oferecido em
redes públicas.
No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,
constitui-se dos alunos
Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão
social.
Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à
escola
Jean Piaget divide em estágios as fases de desenvolvimento
das crianças.
Esses estágios são:
A teoria pedagógica que tem como intenção a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo e entende o conhecer como uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação, num processo de constante reorganização, é a
O futebol é uma manifestação cultural dos nossos tempos.
Faz-se necessário conhecer suas origens no mundo e no
Brasil, além de sua importância na construção da cultura
brasileira, dos diferentes objetivos em jogar bola, de saber
como se relacionar com companheiros e adversários nas
partidas e observar a presença do futebol nas artes.
Nesse contexto, o conteúdo futebol está sendo tratado na
perspectiva